Otimizar campanhas no marketing digital pode ser um desafio se você não sabe por onde começar e se você não tem as tecnologias certas em mãos.
O investimento em marketing tem sido uma das maiores prioridades das empresas nos ´últimos anos (ou, até nos arriscamos a dizer, nas últimas décadas). Afinal, atrair novos clientes com estratégias inteligentes é essencial para a lucratividade dos negócios.
No entanto, com as campanhas, vêm as dificuldades. Nem sempre uma estratégia é efetiva de primeira. Portanto, investir em maneiras de otimizar campanhas no marketing digital é tão importante.
No post de hoje, você vai conhecer dicas práticas de como otimizar as suas estratégias e conquistar mais resultados. Vamos lá?
Quais as dificuldades na hora de otimizar campanhas no marketing digital?
Engana-se quem pensa que investir em marketing digital é criar uma arte bonita com uma copy potente e simplesmente disparar aleatoriamente pela internet. Quando se espera grandes resultados, é preciso investir em grandes estratégias.
E isso, é claro, boa parte das empresas já faz isso. No entanto, a real dificuldade está em otimizar campanhas no marketing digital. Os motivos para isso são vários, e vão desde pequenos erros na segmentação do público até a aposta nas métricas erradas.
Mas tem um problema que, sem dúvidas, é a maior dor de cabeça na maioria das empresas: a falta de centralização de dados.
E por que isto é um problema?
Veja só: se você trabalha com campanhas de marketing digital, provavelmente utiliza diversos canais para aquisição de leads. Landing Pages, sites, anúncios no Facebook e no Google Ads, E-mail marketing, conteúdo SEO, Social Media e daí por diante.
São dezenas de anúncios e estratégias rodando ao mesmo tempo. E para medir o resultado de cada uma delas, é preciso migrar entre diferentes plataformas, planilhas, dashboards e outras formas de metrificar seus resultados.
Você fica tanto tempo colhendo dados de lugares diferentes, que otimizar campanhas no marketing digital acaba ficando no final da sua lista de prioridades.
A maioria das empresas não sabe que tem esse problema. Normalmente, as pessoas apostam no escuro que o problema está na segmentação, na plataforma de anúncios ou até mesmo no algoritmo. Mas olhar a fundo para os dados para identificar o problema real, ninguém olha.
Como centralizar dados para otimizar campanhas no marketing digital
Para superar essa dificuldade, um caminho possível é se aliar à tecnologia para centralizar os dados das suas campanhas. O Lead Tracking é uma plataforma que possibilita isso.
A plataforma unifica os dados de todas as suas campanhas (pagas e orgânicas) em uma única tela, com todos os dados dos seus clientes e campanhas de origem.
Isso deixa no passado a dor de cabeça de migrar entre diversas plataformas, planilhas e dashboards para colher os dados. Afinal, estarão todos centralizados num lugar só.
As informações que você pode obter com o Lead Tracking são:
- Origem do Lead (por qual canal ele entrou em contato);
- Campanha de origem (qual campanha gerou a conversão);
- Nome e contato do lead;
- Status da conversão (em negociação, fechado, descartado…);
- Palavras-chave que estão gerando mais conversões;
- Canais de aquisição que estão convertendo mais;
- Campanhas que estão trazendo mais leads.
Como otimizar as campanhas com esses dados?
Com esses dados centralizados e de fácil acesso, o time não precisa perder mais tempo caçando as informações, e sim investindo em melhorias nas campanhas.
Por exemplo: se a campanha X está desempenhando muito bem, mas a Y nem tanto, você tem duas oportunidades. Ou você migra maior parte do investimento para a primeira, ou busca, na segunda, os motivos para que seu desempenho esteja inferior.
No final do dia, isso poupou muito tempo da equipe. Já que ela não precisou ir caçar aquela que estava com menor efetividade.
Outros indicadores que podem ser úteis, é o número de leads que entram por canais pagos e orgânicos. Se tem rolado muito dinheiro investido nas campanhas pagas, mas quem tem pagado as contas no final do mês são as orgânicas, como o SEO, por exemplo, por que continuar queimando dinheiro no que não tem trazido resultado?
Essas são algumas formas de você otimizar campanhas no marketing digital com o apoio da tecnologia e dos dados.
Pare de considerar somente o número de cliques e pageviews
Ter milhares de cliques com baixo investimento não significa que sua campanha é um sucesso. O que indica a efetividade de um anúncio é o número de leads em potencial que ele gera.
Portanto, apostar na métrica de sucesso adequada é fundamental para a otimização dos seus resultados. O Lead Tracking, que mencionamos acima, só considera no seu painel os leads que realmente converteram. Ou seja, que deixaram os dados de contato com a empresa.
Essa informação é muito importante, especialmente se você for uma agência de marketing digital. Pois, para o seu cliente final, o número de cliques é um dado alegórico. O que ele quer, no final do dia, é fechar vendas. E para fechar vendas, é preciso de leads, e não de cliques.
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