Você já pensou em todas as tarefas que são, ou poderiam ser, desempenhadas pelo telefone na sua instituição de ensino? Marcar visitação, agendar ligações, passar informações sobre horário de funcionamento, entre diversas outras. E para atender todas as ligações, nada melhor que o bom e velho telefone executando um atendimento rápido e de alta performance.
Além de todas as facilidades que trouxemos à cima, o telefone serve também para captar alunos. Não é uma tarefa fácil conseguir ter acesso e controle de todos os atendimentos realizados pelas unidades da sua instituição de ensino, e muitas vezes nem nos damos conta do quanto um mau atendimento pode gerar perdas para sua escola como um todo. É por esse motivo que separamos algumas dicas para te ajudar a ver o telefone como uma ferramenta a ser valorizada no processo de atendimento e captação de alunos.
Como usar o telefone para captar alunos
São diversas as funções desempenhadas pelo telefone que colaboram de forma direta ou indireta para o ganho de novos alunos. Vamos pontuar algumas delas:
❯ Melhoria no atendimento telefônico através da gravação de ligações: com muitas unidades em sua rede de instituições de ensino consequentemente você possuirá muitas ligações recebidas diariamente e, por isso, o atendimento não é frequentemente monitorado. Os gestores das instituições não dão conta de saber se todas as chamadas estão recebendo a devida abordagem, e é em vista disso que recomenda-se a gravação de ligações.
Com isso, o gestor consegue ouvir as ligações que não representaram ganho para a instituições, avaliar a abordagem, reconhecer erros e, assim, criar estratégias a partir disso que proporcione melhorias no atendimento e, portanto, ajudar a captar alunos.
❯ Possuir número telefônico nas mídias de divulgação: apenas o Google Ads gera, mensalmente, em torno de 40 milhões de ligações, e em contrapartida, os dados do próprio Google mostram que 47% dos visitantes que procuram pelo serviço vão em busca do serviço de concorrentes pela facilidade da função “click to call”. Por isso, para aumentar a busca pelo seu serviço e assim captar mais alunos é necessário possuir o número da instituição acessível em pesquisas online, como no Google meu negócio, por exemplo
❯ Rastrear ligações para saber qual campanha de marketing está gerando maior interesse pelo serviço da instituição: um grande canal de comunicação utilizado pelas instituições de ensino é o outdoor e representa um ótimo desempenho para o time de marketing, mas nem sempre é possível acompanhar o resultado completo dos esforços das campanhas. E como acompanhar? Bem, um software de rastreamento pode ser a solução para isso. Com o sistema de call tracking a instituição consegue mensurar suas ligações e rastrear qual foi o canal fonte que gerou a ligação, e, assim, otimizar a execução das estratégias do time de marketing.
❯ Dar o devido valor aos leads telefônicos: segundo dados da Bia/Kelsey as ligações feitas por smartphones para empresas vão chegar a 162 bilhões em 2019, e isso só mostra o grande papel que o telefone assume quando o assunto é conversão de leads em clientes, no caso das instituições de ensino, em captar novos alunos. Os leads telefônicos ainda apresentam uma conversão 15 vezes maior que em comparação com leads de formulários, mostrando eficácia do telefone para uma grande rede de negócios.
❯ Possuir um sistema de gestão dos leads telefônicos: 65% das 500 maiores corporações dos EUA afirmam que seus leads de maior qualidade foram obtidos a partir de ligações telefônicas, segundo Bia/Kelsey. Diante dessa afirmação, podemos entender a necessidade de possuir uma lista de contatos telefônicos nutridos, que se faz disponível para o retorno das ligações para oferecer planos, promoções, novos serviços, proporcionar aulas experimentais ou outras funções desempenhadas pelo telefone para captar novos alunos, por exemplo.
Gerencie o atendimento por telefone das unidades
Se empresas pequenas, que recebem poucas ligações no dia-a-dia, já encontram grandes dificuldades para manter um padrão de atendimento, imagine o cenário para grandes redes de ensino, com várias unidades e telefones trabalhando a todo momento no atendimento, sua dificuldade deve ser maior ainda, ainda mais quando o assunto é captar novos alunos.
Quando tratamos de instituições de ensino, as ligações que recebem já são pessoas que estão interessadas no serviço, e só buscam qual melhor instituição se encaixaria nos seus anseios, e é aí que o papel de estratégia de atendimento entra.
Um grande divisor de águas para captar alunos é proporcionar um excelente atendimento via telefone, com todas as informações que desejam. Por isso a matriz das unidades da empresa devem ter contato com todas as ligações, e a melhor forma de isso acontecer é por intermédio da gravação das ligações, com relatórios completos e dados das chamadas .
Com isso, não é necessário a análise de cada chamadas, mas só de algumas escolhidas e avaliar quais abordagens estão sendo positivas e gerando melhores resultados e quais não. E assim, o gestor da sua instituição consegue identificar quais falhas ainda são recorrentes e mudar isso com os atendentes e qual padrão está sendo seguido.
O telefone não deve ser um indicador de problemas para sua instituição mas sim uma importante ferramenta a colaborar para captar novos alunos. Agora é só você reconhecer qual a melhor forma utilizar o telefone nas estratégia da sua instituição de ensino.