Como monitorar seu desempenho em mídia offline

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Uma coisa que precisamos admitir: falta conhecimento sobre como monitorar mídia offline. Afinal, as campanhas de publicidade e de marketing estão cada vez mais imersas em ações para os diversos canais online, como redes sociais digitais; isso sem falar na facilidade de utilizar ferramentas que acompanham automaticamente diversos indicadores online. Por isso, monitorar mídia offline acabou ficando pra trás.

Corrigindo: ficava pra trás. Porque, com este artigo aqui, você vai descobrir como monitorar direitinho suas ações em mídias offline, para comprovar a performance das suas campanhas, conseguir aquele ROI de causar inveja e deixar seus clientes com um baita sorriso no rosto porque sua agência vai entregar melhores resultados, e resultados com métricas confiáveis.

Então, vamos entender e/ou relembrar por que e como monitorar mídia offline?

Mídias offline

A gente bem sabe que as mídias offline ainda são essenciais quando o objetivo da campanha é atingir uma grande quantidade de pessoas, diferentemente dos canais online em que conseguimos segmentar direitinho o nosso público de interesse, designando ações de marketing específicas para eles.  

O investimento em mídia offline é bastante alto se comparado ao custo de investimento para as ações mais comuns em canais online, mas ainda assim ações offline são importantíssimas para empresas em processo de expansão, em busca de novos mercados e, desse modo, visando ganhar reconhecimento mais rápido.

Empresas locais  também investem bastante em mídia offline, porque sabem onde encontrar seus públicos e consegue atingi-los mais efetivamente com suas ações de marketing.

Então, podemos dizer que, sim, ainda existem muitas organizações pagando por anúncios e ações para mídias offline. Concorda? E alguns desses esforços custam pra lá de muito caro, como anúncios em jornais de grande circulação ou propaganda em canais de TV.  

Por si só, o alto custo de algumas dessas ações de marketing já é uma razão fortíssima para monitorar mídias offline, não é mesmo? Afinal, quem paga por elas quer ter certeza de que aquele investimento traz resultados para a empresa. Certo?

Mensurando os indicadores corretos você pode fazer com que o investimento feito em marketing seja valorizado, ao comprovar a performance das ações da sua campanha, e de quebra ainda otimiza seu ROI.

Não existem muitas métricas para monitorar mídias offline, por mais importantes que elas sejam. O que você precisa é estar atento a indicadores-chave que podem comprovar o desempenho da sua campanha até mesmo em tempo real.

E quais indicadores utilizar para monitorar mídia offline e comprovar o desempenho da sua campanha? Segue nossa listinha logo abaixo…

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Desempenho de mídias offline

Antes de mais nada, para medir o desempenho de suas ações você precisa entender o objetivo da campanha, pois você só vai conseguir monitorar os Indicadores-Chave de Performance — em inglês, os KPIs — depois de definir quais dados são realmente importantes para comprovar que a campanha está trazendo resultados positivos para a empresa.

Tenha sempre em mente que para definir as métricas de acordo com os objetivos de campanha você precisa decidir:

quais dados podem trazer informações relevantes sobre o resultado de suas ações;

quais métricas são capazes de guiar o desenvolvimento de suas estratégias;

quais indicadores você consegue avaliar frequentemente para acompanhar o desempenho da campanha enquanto ela está acontecendo.

As três métricas mais do que básicas, e praticamente essenciais, para monitorar mídia offline e online também são:

CAC: o famoso “Custo de Aquisição por Cliente” é um indicador importante para saber quanto está custando pro seu cliente fazer um prospect se tornar uma venda. Essa métrica também é essencial para analisar o ROI — Retorno Sobre Investimento.

Taxa de conversão: aquele indicador que faz os olhinhos das organizações brilharem, porque mede a real eficiência dos esforços de marketing. Essa taxa é medida pela quantidade de vendas realizadas a partir das ações das suas campanhas de marketing.

ROI: o cálculo correto dessa métrica permite comprovar que o investimento em marketing está trazendo ou não resultados para a empresa. Por isso, ter todos os indicadores são imprescindíveis para ter o percentual correto do ROI e, assim, adequar as estratégias da campanha.

Como você pode conseguir os dados dessas métricas? Bom, monitorando as mídias offline desse jeitinho aqui:

Como monitorar o desempenho de mídias offline

Você vai encontrar os dados das métricas que citamos acima, e até outros dados tão importantes quanto, fazendo o monitoramento online. Pois, sim, você monitora mídia offline com ferramentas online! Fácil, né? 

As ferramentas que você pode utilizar para monitorar mídias offline são:

|Google Analytics

As pessoas chegam até um site corporativo das maneiras mais variadas possíveis, incluindo as mídias offline, claro. Afinal, você pode receber um panfleto com o endereço do site e digitá-lo diretamente no navegador do seu smartphone, por exemplo.

É possível saber quantos acessos suas ações offline estão levando para o site ao mensurar os indicadores da fonte de tráfego disponível no Google Analytics.

Basta excluir os dados sobre outros canais que encaminham pessoas para o site, como a fanpage do Facebook, para saber a quantidade de pessoas que está acessando o site de modo direto, ou seja, por meio do seu anúncio em mídia offline.

Um parâmetro legal para comprovar o tráfego que sua campanha de mídia offline leva para o site é comparar o tráfego direto com o período específico das suas ações de marketing.

|Monitoramento de redes sociais

O modo como você projeta o material utilizado nas suas ações para as mídias offline, com hashtags, por exemplo, é comum que essa campanha reverbere de alguma maneira nas redes sociais online.

As interações originadas pelas suas ações em mídia offline podem ser mensuradas facilmente com alguma plataforma de monitoramento de redes sociais. Essas ferramentas mapeiam as menções espontâneas de usuários ao buscar as palavras-chave relacionadas à sua campanha e também à sua empresa, por exemplo.

A vantagem dessas ferramentas é que elas também acompanham o resultado e alcance de suas ações indicando a quantidade de interações e desempenho das publicações da empresa ou relativas à campanha especificamente.

|Monitoramento de ligações telefônicas

Quem diria que para monitorar mídia offline o telefone seria um canal útil, não é mesmo? Pois, existem plataformas online que conseguem medir diversos dados originados pelo telefone.

Um software de call tracking (rastreamento de ligações) monitora o volume de ligações recebidas por cada ação de marketing da sua campanha, porque o sistema define um número de telefone diferente para cada mídia que você escolher para anunciar.

Plataformas mais avançadas de call tracking emitem relatórios completos sobre os leads telefônicos que chegam a partir das ações de mídia, sejam elas offline ou online. Desse modo, além de mensurar o potencial de cada mídia, esses softwares exibem horário e local das chamadas; volume de ligações; dados das chamadas não atendidas; identifica ligações que são oportunidades de negócio; e marca as ligações que converteram.

Viu como monitorar mídia offline pode ser tão prático quanto mensurar suas ações online? A grande vantagem de incluir esses indicadores nas suas campanhas é calcular corretamente o ROI para otimizar sempre suas ações de marketing e agregar valor às suas campanhas.

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