Apostar nas campanhas orgânicas sempre é um bom negócio. Mas mensurar seus resultados nem sempre é simples. Hoje, você vai aprender a fazer isso de um jeito simples!
O marketing digital permite que tenhamos uma verdadeira riqueza de detalhes sobre o nosso público, sobre o desempenho das campanhas e dos resultados obtidos a partir delas. No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldades de mensurar e entender o impacto das campanhas orgânicas, como o SEO ou as redes sociais, por exemplo.
Abaixo, reunimos as principais informações sobre como você pode fazer esse trabalho de forma prática. Após essa leitura, você não terá mais dúvidas quanto ao sucesso das suas ações. Vamos lá?
Quais dados das campanhas orgânicas devo analisar?
Para mensurar os resultados das suas campanhas orgânicas, é preciso, primeiro, entender quais métricas você quer analisar e como elas podem te ajudar a otimizar os resultados. Dentro disso, você pode optar pela análise de dados mais genéricos, como o número de cliques ou likes numa publicação, até informações mais robustas, como o número de leads que foram convertidos a partir de uma determinada peça.
Visualizações por postagem
Considerada, também, uma métrica de vaidade por muitas pessoas, o número de visualizações num post, vídeo ou artigo no blog pode ser um bom termômetro para entender o comportamento do seu público. Manter os números em crescimento é muito importante para que o seu alcance orgânico continue crescendo e alcançando novos clientes em potencial.
Origem das visitas no site
O seu site é um ótimo termômetro para analisar o desempenho das suas ações. Quando o número de visitas aumenta, é porque você está fazendo algo certo. Portanto, analisar a origem das visitas é muito importante. Por exemplo: se você identifica que o blog (SEO) está trazendo mais visitas que uma campanha paga no Facebook, é possível remanejar seus esforços para aquilo que realmente está trazendo resultados.
Taxa de abertura, cliques e descadastros (e-mail)
Campanhas orgânicas que utilizam e-mail marketing podem ser analisadas a partir da taxa de abertura, cliques nos links internos e descadastros. Afinal, esses números são muito importantes para entender se o seu conteúdo está engajando o seu público ou se é necessário rever a estratégia, estrutura e até mesmo o conteúdo que compõe os e-mails.
Taxa de rejeição (SEO)
A taxa de rejeição mensura a porcentagem de visitantes que acessa um artigo no seu blog, mas não realiza nenhuma ação dentro dele (clique em algum link, visita no site, preenche algum formulário, e daí por diante). Acompanhar de perto este número te ajuda a identificar quais erros podem estar sendo cometidos nos seus textos e procurar por formas de melhorá-los para aumentar o envolvimento do público com o conteúdo.
Número de conversões
Analisar o número de conversões obtido a partir de campanhas orgânicas também é fundamental. Pois é isso o que você deseja no final das contas, não é mesmo? Olhar para esse dado te ajuda a entender que tipo de conteúdo está levando um visitante a ter interesse em se tornar um cliente. Dessa forma, você pode obter diversos insights de como aprimorar suas estratégias a partir desse número.
Como mensurar os resultados de campanhas orgânicas?
Agora que você entende quais dados podem ser analisados dentro das suas campanhas orgânicas, está na hora de entender como acessar e analisar cada um desses números.
Aqui, vamos te apresentar duas formas de analisar essas informações. Não estamos considerando aqueles dados que podem ser analisados dentro do Painel Profissional do Instagram ou dos números trazidos pelas plataformas de disparo de e-mail marketing, por exemplo. Reunimos duas plataformas que serão fundamentais para você analisar o desempenho do tráfego orgânico do seu site e das taxas de conversão em campanhas orgânicas.
Lead Tracking
O Lead Tracking é uma tecnologia que identifica com exatidão a origem de cada lead gerado por campanhas pagas e orgânicas. A plataforma não quantifica o número de cliques, likes ou pageviews. Para entregar os resultados, ela só considera leads que deixaram seus dados de contato.
Um ponto a ser destacado, é que o Lead Tracking traz para você quais palavras-chave geraram conversões. Esse dado pode ser um excelente guia para a sua estratégia de SEO.
Além disso, com os dados de quais canais de aquisição estão convertendo visitantes em leads, é possível identificar os erros e acertos para aperfeiçoar a sua abordagem nos canais utilizados.
Por fim, o Lead Tracking é extremamente relevante para mensurar os resultados de campanhas orgânicas, mas também te auxilia nos anúncios pagos. Com isso, você consegue apresentar relatórios mais completos, com uma riqueza de dados jamais vista antes.
Google Analytics
O famoso Google Analytics também te ajuda na mensuração de resultados das suas campanhas orgânicas. Com a plataforma, você tem o parâmetro completo do tráfego do seu site e/ou blog.
Além da origem das visitas, você consegue analisar o tempo que os leads permanecem nas páginas, as taxas de retenção e de rejeição, número de sessões por usuário e daí por diante.
Com essas informações, você consegue identificar melhorias, falhas e traçar estratégias mais consolidadas para atrair público para o seu site.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender melhor sobre como fazer a mensuração de resultados de campanhas orgânicas. Não deixe de acompanhar o nosso blog para acessar mais conteúdos como esse.