Pular para o conteúdo
logo_-02

   |  Blog

  • Categorias
    • Call Tracking
    • Notícias e eventos
    • Business
    • Speech Analytics
  • Conheça a PhoneTrack
Menu
  • Categorias
    • Call Tracking
    • Notícias e eventos
    • Business
    • Speech Analytics
  • Conheça a PhoneTrack

phonetrack.com.br

Solicite um orçamento
  • Categorias
    • Call Tracking
    • Notícias e eventos
    • Business
    • Speech Analytics
  • Conheça a PhoneTrack
Menu
  • Categorias
    • Call Tracking
    • Notícias e eventos
    • Business
    • Speech Analytics
  • Conheça a PhoneTrack
  • 11.08.2022
  • Mercado Financeiro, Sem categoria

Como empresas do mercado financeiro podem se destacar da concorrência?

  • Postado por: Matheus Neves
capa_blog_concorrencia

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
VOLTAR AO BLOG

Com a competitividade mais alta do que nunca no mercado financeiro, as empresas desse setor devem investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente e em transformação digital.

Mais do que nunca, o usuário atual possui as mais variadas opções na hora de abrir contas em bancos e instituições financeiras. Entre os bancos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito, existem diversas possibilidades de encontrar o produto certo e com as melhores condições.

Por isso, empresas desse setor precisam estar atentas às necessidades dos clientes. Dessa forma, é possível investir em ações que vão te levar à frente da concorrência.

Hoje, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se destacar dentro do mercado financeiro. Vamos lá?

Concorrência no mercado financeiro: desafios e oportunidades

O mercado financeiro sofreu rápidas transformações nos últimos anos. A digitalização e simplificação na abertura de contas foi um dos principais elementos para a criação do cenário que vemos hoje em dia. Com isso, a competitividade no setor nunca foi tão acirrada.

Para chegarmos até aqui, é preciso creditar as fintechs e startups, que foram as responsáveis por observar primeiro as necessidades do consumidor contemporâneo. Assim, novos produtos e soluções foram desenvolvidas, a fim de facilitar o acesso do consumidor a essas instituições.

No entanto, com esse novo tempo, até mesmo os bancos mais consolidados do mercado financeiro precisam se adaptar para manter a competitividade e relevância. Portanto, é mais do que necessário estar atento às tendências que os consumidores esperam de empresas desse segmento.

Foco na experiência do cliente

Atualmente, o cliente está —  ou deveria estar —  no centro das atenções de instituições financeiras. As empresas que querem cativar e fidelizar o público, precisam investir fortemente nas estratégias de experiência do consumidor.

Como exemplo disso, podemos utilizar o Nubank. Há alguns anos, a fintech ocupa o topo na preferência dos consumidores. Isso ocorre, nas palavras dos próprios fundadores, porque a empresa tem uma cultura com foco total nos clientes. Atendimento humanizado, produtos atrativos aos olhos do consumidor e resolução de problemas são alguns dos pontos que destacam a empresa.

Vale destacar, por exemplo, que o custo por aquisição de clientes do Nubank é de cerca de 5 dólares. Enquanto isso, a maior parte das empresas do mercado financeiro investem cerca de 300 reais em marketing para conseguir uma nova abertura de conta, segundo o portal Seu Crédito Digital.

Cultura focada em dados (Data Driven)

A famosa cultura Data Driven também está no centro das vantagens competitivas para o mercado financeiro. O uso de dados para traçar novas estratégias, desenvolver ofertas personalizadas e auxiliar na tomada de decisões é cada vez mais comum nas empresas que estão à frente no setor.

E isso não é à toa, afinal, instituições orientadas por dados têm 3 vezes mais chances de obter melhorias significativas nas tomadas de decisão, de acordo com o Google.

Sendo assim, é preciso observar o potencial da Data Driven nas estratégias que seu banco está traçando. Recentemente, desenvolvemos um material exclusivo para o mercado financeiro em que mostramos como começar uma cultura focada em dados. Você pode fazer o Download agora mesmo clicando no botão abaixo!


BAIXE AGORA

COMO COMEÇAR UMA CULTURA DATA DRIVEN NO MERCADO FINANCEIRO

Inteligência Artificial

Não podemos falar sobre dados, transformação digital e experiência do cliente sem falar de Inteligência Artificial. Todos os dias, novas tecnologias são desenvolvidas para auxiliar o mercado financeiro a automatizar tarefas cotidianas e facilitar o trabalho do dia a dia.

Portanto, o uso da inteligência artificial pode ser um dos principais pilares para que sua instituição financeira se destaque da concorrência. Afinal, através dela, é possível ter maior previsibilidade sobre cenários futuros através da extração automatizada de dados, investir na automatização de processos, como o atendimento ao consumidor, entre outros fatores.

Além disso, a IA é capaz de aumentar as suas taxas de conversão. Sabemos o quanto é difícil convencer o consumidor a adquirir uma oferta. Mas com as estratégias certas na palma da mão, é possível personalizar o atendimento e impulsionar as taxas de aquisição.

mercado financeiro saiba como se destacar da concorrência

Mercado financeiro: se destaque da concorrência com a transformação digital

A resposta para que a sua instituição financeira se destaque da concorrência está na transformação digital. Utilizar tecnologias a favor das suas estratégias é o caminho mais inteligente para você estar sempre um passo à frente.

Afinal, a tecnologia é capaz de prever cenários futuros, processar dados em larga escala, auxiliar na jornada do cliente, além de ser o seu braço direito na retenção dos seus clientes.

A inteligência artificial do Speech Analytics, por exemplo, traz uma grande quantidade de informações que podem ser utilizadas de forma estratégica na sua instituição financeira. A tecnologia é capaz de transformar a voz dos seus clientes em dados. Ou seja, ela analisa a sua interação com o consumidor pelo telefone e te dá insights de como melhorar suas abordagens.

Alguns dos dados trazidos pela IA são:

  • Se o script de atendimento está sendo seguido adequadamente;
  • Humor dos clientes;
  • Menção a concorrentes e produtos específicos;
  • Desempenho dos agentes de atendimento;
  • Comparativo de desempenho entre os atendentes;
  • Palavras-chave mais mencionadas;
  • Palavras de risco, como Procon ou Justiça;
  • Entre outros.

Assim, você terá insumo o suficiente para aperfeiçoar as suas abordagens, ver quais argumentos vendem mais e quais têm impacto negativo no consumidor, entre outras vantagens que vão te auxiliar a se destacar da concorrência.

Afinal, como vimos, o segredo —  que nem é segredo —  do sucesso no mercado financeiro está no investimento na experiência do cliente. E a melhor forma para você fazer isso, é ouvindo a voz dele, atendendo às suas expectativas e prestando o melhor atendimento possível. Tudo isso, é claro, aliando-se a bons produtos e condições.

speech analytics ajuda empresas do mercado financeiro a se destacar da concorrência
Conheça nossas soluções
VOLTAR AO BLOG

Assine nossa newsletter

new RDStationForms('newsletter-blog-novo-rodape-35e641046943ebf26477', 'UA-63686861-3').createForm();
logos_produtos_intelia-05
ic_instagram.svg
ic_facebook-1.svg
ic_linkedin.svg
Aumente a performance do marketing, vendas e gestão com análise de dados de voz. Mensure campanhas e melhore as vendas com informações em tempo real sobre todas as ligações.

Categorias

  • Call Tracking
  • Speech Analytics
  • Notícias e eventos
  • Business
  • Marketing
  • Vendas
  • Tecnologia

Materiais

  • e-Books
  • Relatórios
  • Webinars

Outros

  • Sobre
  • Cases
  • Trabalhe na PhoneTrack
  • Faça um diagnóstico

Vinder S/A – 0800 942 4060 R. da Glória, 251 – 501 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80030-060