A LGPD transformou a forma como as empresas lidam com os dados dos clientes.
No post de hoje, a Jéssica Alvares, responsável pelas obrigações jurídicas da PhoneTrack, vai mostrar para você como n´´ós lidamos com os dados dos nossos clientes.
O que é LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)?
Muito se ouve falar na Lei Geral de Proteção de Dados, mas afinal, o que a define?
A LGPD (Lei 13.709/18) como é comumente chamada, assegura exclusivamente o Titular (pessoa física) e seus dados pessoais, dando mais segurança quando esses dados são compartilhados em diversas situações, principalmente naquelas em que não há o consentimento do Titular para o uso desses dados.
Todos já passamos por alguma situação em que nossos dados pessoais ficaram expostos e talvez, muitas vezes não nos damos conta do quanto isso pode ser prejudicial.
Quem nunca forneceu o CPF em uma farmácia ou supermercado, ali mesmo no caixa para todos ouvirem?
É uma situação muito comum e ainda que possamos pensar que jamais algo possa acontecer, acreditem, pode sim!
No início, quando pouco se falava em Direito do Titular de Dados e muito menos na Lei que garantia essa segurança, a LGPD foi muito subestimada e até os dias atuais ela vem sofrendo com essa resistência, principalmente por parte das Pessoas Jurídicas que são o alvo dessa urgente adequação.
E foi pensando no Direito do Titular de Dados e na preocupação com o Mercado em que está inserida, que a PhoneTrack logo procurou se adequar à LGPD para melhor atendimento de seus clientes e desempenho de seu produto.
PhoneTrack e LGPD
E como a PhoneTrack fez isso?
Sabemos dos inúmeros desafios que fazem parte de uma adequação à LGPD, afinal, é um trabalho extenso que envolve a todos, dos Colaboradores à Alta Gestão, isto significa que o conhecimento e a cultura de privacidade, devem estar no mesmo patamar.
Começamos pelo mapeamento das áreas incluindo todos os processos, ativos e terceiros onde dados pessoais são tratados, com isso, conseguimos visualizar os riscos e entender os pontos de atenção a serem inseridos no mapeamento dos riscos.
Passamos a inserir novas cláusulas relativas à proteção de dados em nossos contratos, assegurando o Cliente PhoneTrack garantindo a eficácia da LGPD à todas as partes do contrato.
Além disso, analisamos e avaliamos as políticas internas para que pudessem abranger e assegurar todos os dados que transitam na PhoneTrack, desde dos nossos colaboradores até o cliente final.
Nosso objetivo é ter que a Privacidade e Proteção de Dados esteja enraizada no desempenho das nossas atividades e cultura, dando mais transparência e segurança aos nossos clientes, fornecedores, colaboradores e visibilidade de mercado no assunto.
Ao longo de todo o ano, desempenhamos nossos melhores esforços para que a PhoneTrack seja uma referência no assunto de privacidade e assim estamos seguindo com a certeza de que continuaremos nos desenvolvendo e nos adequando no assunto.