Como investir em call tracking pode ajudar sua empresa a mensurar os leads telefônicos com foco na nutrição desses usuários?
Com o passar dos anos e, principalmente, com a evolução digital, notamos a transformação dos meios de comunicação. Do boca a boca, migramos para as ligações telefônicas e mensagens de texto. Hoje em dia, utilizamos tais meios como nossa principal ferramenta de diálogo e interação.
Além disso, a comunicação digital se tornou a principal ponte entre marcas e clientes. Seja em redes sociais, páginas de pesquisa ou em ligações, o digital marca presença. Contudo, muitas empresas não mensuram os leads telefônicos. É nesse momento que entra o call tracking, mas calma que já iremos chegar nele…
Antes, precisamos citar que esse é um problema silencioso e que afeta os resultados em sua organização. Isso porque, por mais que muitas pessoas prefiram preencher formulários, as ligações ainda são muito utilizadas. Dessa forma, dar a essa ferramenta a devida atenção é crucial para conversões mais eficientes.
Mas como fazer isso de maneira mais planejada e que de fato traga os resultados esperados?
Para isso, é necessário o auxílio não somente de boas campanhas de marketing digital, mas também de um bom software. Continue com a leitura e descubra o que exatamente é call tracking e quais soluções ele pode te oferecer:
Mas, afinal: O que é Call Tracking?
Basicamente, essa ferramenta é utilizada para mensurar leads que chegam em sua empresa através do telefone. Até porque, por mais que os formulários e botões do WhatsApp estejam espalhados por aí, a ligação ainda é mais eficiente. Assim, ao invés de perder esses dados no ar, você consegue saber de onde eles estão vindo.
Uma excelente característica do call tracking, é que os leads telefônicos não serão mensurados após cliques no número. Muito pelo contrário, você somente terá as informações que precisa quando houver, de fato, uma ligação. Essa funcionalidade é uma boa maneira de manter seus leads ainda mais qualificados.
Atribuindo um número de telefone específico para cada campanha, essa ferramenta funciona através da “filtragem” dos leads. Com isso, a empresa consegue saber quais são os melhores canais e ações que estão dando resultados.
Mas, como exatamente o call tracking funciona? Confira abaixo, algumas das etapas:
1. Definição de números no Call Tracking
O primeiro passo, é definir um número de telefone para cada ação e campanha de marketing digital ou offline que está sendo feita. Com isso, a ferramenta visa separar os leads telefônicos em grupos de interesse. Ou seja, é como se colocássemos esses usuários em “caixinhas”, o que ajuda a empresa a agir de forma mais assertiva.
2. Captação de leads
Após seus anúncios estarem no ar com os números de destino já definidos, chegou o momento de captar os leads. Para isso, tudo que você precisa fazer é esperar! Isso mesmo, agora que tudo já está rodando, basta ficar de olho nas campanhas. Assim, ao ver seu anúncio os usuários irão ligar para sua empresa.
3. Identificação do lead telefônico pelo Call Tracking
Assim que a ligação acontece, o call tracking identifica a origem da chamada, qual foi o anúncio que converteu o usuário. Em outras palavras, podemos dizer que é aqui que acontece a maior ação dentro da ferramenta. Até porque, é nesse instante que as ligações serão separadas umas das outras.
4. Geração de dados
Após a ligação ter acontecido, a gravação feita durante a chamada será transformada em dados. Uma excelente funcionalidade do call tracking, é que os relatórios ficam armazenados no software. Além disso, com relatórios completos, é possível identificar a entrega do ROI de cada anúncio.
Por que investir em Call Tracking?
Investindo nessa solução, além de conseguir aplicar essa ferramenta em inúmeras plataformas, você ainda conquista outros benefícios. Isso porque, ao conectá-la à serviços como Google Meu Negócio e Google Ads, você tem acesso a:
Relatórios bem detalhados
Ao acessar relatórios completos e bem detalhados, é possível monitorar a performance das campanhas de marketing digital. Ainda mais quando paramos para pensar que a mensuração dos leads vai além dos que chegam pelo site. Assim, tem-se maior propriedade sobre o ROI exato gerado em cada ação realizada.
Menor custo por lead
A diminuição da receita é mais um dos muitos benefícios do call tracking. Isso acontece, pois investindo nessa solução, sua empresa consegue aprimorar sua performance de campanha. Dessa forma, o redirecionamento de investimento e melhoria de atendimento só tem a propiciar ainda mais essa economia em leads.
Melhoria no atendimento
Saber como nutrir e converter os leads telefônicos que chegam em sua empresa é uma das prioridades de cada ação. Até porque, não basta apenas ter um bom número de leads, é necessário saber como aproveitar esses dados. Assim, com os dados gerados pela ferramenta é possível aprimorar e muito esse atendimento.
Aumento na assertividade
Com o call tracking, você pode redirecionar investimentos com foco na melhoria da performance dos anúncios. Isso acontece, principalmente, pelos dados fornecidos pela ferramenta. Com esse olhar mais detalhado do andamento dos anúncios, sua empresa consegue aumentar ou redirecionar valores de acordo com a performance.
Melhor taxa de conversão
Você já parou para pensar que, muitas vezes, os leads telefônicos são os mais “decididos” a fecharem negócio? Através de formulários no site, o que acontece é mais um fator curioso do que decisivo. Agora, pelo telefone, esse cliente tende a já estar certo do que quer. Assim, basta sua empresa saber como finalizar o funil.
Conheça o Call Tracking da PhoneTrack
Já ficou claro que o investimento em call tracking pode ajudar e muito a melhorar os índices de conversão de leads em sua empresa. Mas, como fazer para contar com um meio eficiente de mensuração desses dados? Calma, aqui na PhoneTrack nós temos o software que irá tornar seu cotidiano ainda mais fácil.
Com a nossa solução, é possível mensurar, analisar e qualificar dados de voz com foco no aumento de suas vendas. Para isso, desenvolvemos uma plataforma perfeita para auxiliar os times de vendas em suas metas. Por meio da análise de ligações, nossa Inteligência Artificial te ajuda a ter mais propriedade nas vendas.
Isso acontece, por meio da classificação detalhada da origem das ligações recebidas, o que acelera o processo de vendas. Mas, claro que isso ocorre de uma forma que você não perde a assertividade. Até porque, nossa IA é capaz de priorizar as chamadas mais “produtivas”. Ou seja, aquelas com mais potencial de conversão.
Esse conteúdo foi planejado e desenvolvido pela FreshLab, uma agência de Marketing Digital de Performance e Publicidade. Atuamos com foco no crescimento contínuo dos nossos clientes rumo a resultados cada vez mais reais e bem estruturados! Acesse nosso site e conheça nossos serviços!