Conceitos relacionados à transformação digital com certeza fazem parte da sua rotina, ou de discussões sobre alternativas e quais tecnologias fazem sentido para a sua empresa.
De fato, as alterações culturais e externas que a tecnologia acarreta para nossas operações é simplesmente irreversível, assim como a mudança na forma de consumo dos meios de comunicação também passam por benéficas transformações.
Segundo a International Data Corporation (IDC), 35% das empresas na América Latina investirão mais em telecomunicação mesmo em uma realidade atípica a qual fazemos parte em 2020. O mesmo estudo revela que o tráfego de dados cresceu 30% em redes fixas, enquanto o aumento em redes móveis foi de 10% na pandemia.
Essa crescente do investimento em telecom gera um aumento de demanda na área de aquisição e marketing das empresas do setor de telecom que, por um descuido de planejamento, pode resultar na perda do lead para o concorrente.
Um bom exemplo de como mitigar esse risco é o case da Algar Telecom, que desenhou e acompanha de perto toda a jornada dos potenciais clientes por meio de inúmeras ferramentas e automações.
Aí fica a questão, o quão importante é uma jornada omnichannel no processo de transformação digital?
Bom, na busca de estar presente onde o possível cliente está, o marketing das empresas de telecom tem se visto cada vez mais atrelados a inúmeros canais de comunicação. Por esse motivo, podem acabar escorregando na mensuração de uns canais em detrimento de outros.
Um dos mais prejudicados normalmente são as mídias offline, que costumam representar boa parte do orçamento e que, por conta das altas cifras, obviamente precisam ter seu retorno crystal clear.
Aí é que entra o Call Tracking. Mensurar o ROI exato de mídia off por meio dessa tecnologia é o que as principais empresas do mercado estão começando a fazer e o que irei detalhar a seguir.
Mensure o ROI do marketing com análise e rastreamento de chamadas
Nas campanhas de marketing, o call tracking atribui um número de telefone em cada anúncio para rastrear e analisar todas as ligações que forem originadas a partir dele. Por aqui, temos padrões como: data, hora, localidade e, principalmente, qual mídia que originou a ligação.
Isso significa que o departamento de marketing terá a real noção de quais veículos estão trazendo melhor resultado. E mais: quais leads telefônicos se tornaram clientes.
Nesse artigo destaco a mídia off, mas já presenciei inúmeros casos em que o marketing é viciado na mensuração do clique e do tráfego originado na campanha de mídia digital, esquecendo que a ligação telefônica também é um resultado da mesma campanha, se não o mais importante deles.
Ou seja, o marketing faz um grande esforço que acaba por gerar leads telefônicos, e simplesmente não os mensura.
São oportunidades de elevar o ROI com precisão e eficiência que, provavelmente, o departamento de marketing está deixando passar.
Me conta: é o caso de vocês?