A automação é a importante tecnologia para startups. Neste texto você vai aprender mais sobre essa técnica que surgiu para facilitar a rotina de pessoas comuns e empresas.
Então, separe alguns minutos do seu dia para aprender como ter mais agilidade no seu dia-a-dia e vamos lá.
O início de tudo: o que é uma startup?
Antes de tudo, vamos começar pelo início e contextualizar para você o que é são startups.
Startups são empresas novas com modelos de negócios capazes de se repetirem e que são escaláveis dentro de um cenário de incertezas. Além disso, geralmente usam a tecnologia para que isso seja possível.
Em meio a esse cenário, as startups precisam resolver problemas e desenvolver soluções. Diante disso, a tecnologia tem papel fundamental para o negócio conseguir ser operacional e fazer o levantamento e validação de hipóteses.
Ainda levando em consideração cenários incertos, não é à toa que as empresas mais conhecidas atualmente são consideradas startups. Entre elas podemos citar a Uber e a AirBnB, por exemplo.
Baixe nosso guia gratuito de como usar o Google Meu Negócio para conquistar mais clientes:
A ideia de negócio das duas empresas surgiu um pouco antes da crise econômica de 2008. Elas ganharam força no meio do furacão, quando os consumidores procuravam por alternativas acessíveis e baratas, para se consolidarem nos anos seguintes.
Ambas têm como base o uso da tecnologia para conectar as pessoas que oferecem o serviço (locomoção e hospedagem) com quem deseja pagar por ele.
Em resumo, esse é o significado de “startup”, agora, vamos um pouco sobre automação.
Uma tecnologia para startups chamada “automação”
Em funções educacionais, a princípio nós podemos definir “automação” como: Funcionamento de uma máquina ou grupo de máquinas que, sob o controle de um programa único, permite efetuar, sem intervenção humana, uma série de operações contábeis, estatísticas ou industriais.
Essa definição você encontra no site Dicio e ela pode causar interpretações errôneas. Isso porque as pessoas tendem a imaginar que a automação são robôs que vão substituir trabalhadores comuns, mas não é bem assim.
Pelo contrário, a automação é uma tecnologia que visa facilitar rotinas e processos. E é por isso que ela se encaixa tão bem na rotina de uma startup.
Automação, a tecnologia para startups
Como dito no tópico sobre as startups, elas são empresas com modelos de negócio repetível que precisam escalar em cenários incertos. Ou seja, elas precisam fazer isso com rapidez e com baixo custo.
E é exatamente isso que a automação proporciona já que ela é uma tecnologia capaz de automatizar processos sem que haja interferência humana constantemente.
Automação é uma tecnologia que dá certo nas startups justamente por causa dessa dinâmica ágil que ela proporcionar. Seja para validar hipóteses, fazer analises ou mudar estratégias quando necessário.
Veja como o Call Tracking traz mais valor para as entregas de marketing, vendas e atendimento:
Também é por isso que existem plataformas de automação para diversas áreas, seja marketing, finanças, agropecuária e, até mesmo, residencial como é o caso da Houseasy, que permite que o simples ato de apagar a luz em uma casa seja automatizado.
Geralmente, uma startup busca plataformas que possam automatizar processos empresariais para que sua equipe seja mais produtiva. E um dos setores que entra nessa lista com certeza é o financeiro.
Onde utilizar a automação em uma startup?
Como dito anteriormente, é possível usar a automação em diversas áreas. Mas, falando em termos empresariais, é muito comum ver o uso dessa tecnologia nos setores de marketing e finanças, por exemplo.
Muitas empresas decidiram criar um departamento de marketing interno ao invés de contratar uma agência. Isso porque ter uma equipe pequena se tornou algo viável já que os integrantes do time podem configurar automações e, posteriormente, analisar os dados que elas trazem.
E, assim, a equipe tem acesso aos resultados de forma mais rápida.
Já no campo das finanças, hoje em dia já é possível controlar um departamento financeiro inteiro de forma online através da automação financeira.
Ao implementar a automação financeira em uma empresa, o responsável pelo o setor ou dono do negócio consegue fazer um planejamento financeiro mais eficiente que proporcionará uma saúde financeira saudável.
Além disso, ele(a) tem acesso a recursos como emissão de notas fiscais e boletos, controle de contas a pagar e a receber, agendamento de pagamento de contas, analise de relatórios confiáveis, total consciência de como anda o fluxo de caixa e muito mais.
A automação financeira, assim como a automação de outros departamentos empresariais, pode ajudar um negócio a sair de situações difíceis já que é uma ótima alternativa para redução de custos.
Uma equipe de poucas pessoas consegue fazer a administração e análise de diversas tarefas sem comprometer a sua produtividade e as estratégias da empresa e, assim, atingir os objetivos desejados.
Então, se você tem uma startup ou trabalha em uma e está em busca de maneiras de aumentar a sua produtividade e/ou da equipe, a automação é a tecnologia que mais tem ajudado o modelo de negócio dessas empresas nos últimos anos.
E agora?
Em resumo, a automação é uma tecnologia que se desenvolveu de forma muito rápida nos últimos anos.
Ela pode ser usada em diversos setores dentro de uma startup para aumentar a produtividade e eficiência na busca por resultados que farão a sua empresa crescer.
Se você pretende automatizar algum setor na sua empresa/startup, em primeiro lugar, nós recomendamos que você converse com o responsável de cada departamento para ver quais atividades oferecem a possibilidade de serem automatizadas.
E, em seguida, comece a procurar no mercado quais soluções (provavelmente serão outras startups) podem atendem a sua demanda.
Conheça a plataforma que mensura, analisa e qualifica dados de voz e não perca mais oportunidades pelo telefone:
O texto foi escrito pela Ana Pereira, da Celero, em uma parceria de conteúdo com a Phonetrack.