E se a gente te contar que é possível aumentar o ROI das suas campanhas utilizando um poderoso software de Call Tracking?
*Post feito em parceria com a FreshLab
Como sabemos, o ROI (Return On Investiment) é uma métrica indispensável na hora de analisar o desempenho das vendas do seu negócio. Isso porque, através desta métrica é possível saber quanto do investimento foi ou não eficaz. A partir disso, a empresa consegue definir melhores resultados para a conversão de leads.
Contudo, por mais importante que o ROI seja, nem todas as empresas fazem o cálculo necessário nesse processo. Além de preocupante, deixar de lado essa métrica pode ser uma das muitas formas de prejudicar suas ações. Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer esse cálculo, então pode ficar tranquilo.
No conteúdo de hoje, nós da PhoneTrack iremos te ensinar não somente a fazer esse cálculo, mas a sair na frente da concorrência. Para isso, tudo que você precisa fazer, é prosseguir com a leitura deste artigo. Nele, iremos te apresentar um software de Call Tracking que irá mudar o futuro da sua empresa. Bora lá?
Por que é importante calcular o ROI?
Calculando o ROI, você consegue descobrir se o investimento está trazendo lucro, ou prejuízo para sua marca. Isso porque, fazendo esse cálculo, é possível saber o retorno do investimento de diferentes ações. Assim, pode-se mensurar o ROI de campanhas, estratégias de aquisição de clientes, mídias pagas e muito mais!
A importância em saber como calcular o ROI, está em todas as possibilidades que sua empresa alcança a partir dessa estratégia. Até porque, com ele é possível descobrir quais investimentos valem mais a pena. Com isso e utilizando o Call Tracking, você otimiza somente as ações que irão trazer resultados reais!
Sem contar que pensar em estratégias mais assertivas se torna algo comum através dos cálculos e análises do ROI. Outro benefício de saber como calcular e planejar ações a partir desses resultados, é a criação de estratégias futuras. Em outras palavras, sua empresa consegue moldar ações visando maiores lucros.
Call Tracking: Como calcular o ROI?
Ainda não sabe como calcular o ROI? Calma, o cálculo pode até parecer complicado, mas basta saber a fórmula correta que tudo se encaixa. Para começar a mexer com esses números, você precisa ter em mente dois valores principais. Primeiro, é necessário saber qual foi o valor investido e por segundo o custo do investimento.
Antes de falarmos sobre o Call Tracking, confira na fórmula o cálculo ROI:
ROI: Lucro do investimento – Custo do investimento
Custo do investimento
Analisando a fórmula, podemos ver o valor do lucro do investimento e dos custos do mesmo investimento. Para realizar a soma, basta colocar os reais valores na fórmula e seguir o seguinte cálculo: o lucro do investimento será o valor do qual você irá subtrair o valor do custo do investimento.
O resultado dessa subtração, será novamente calculado, porém, dessa vez você irá dividir esse valor pelo valor do custo do investimento. Para te ajudar a entender melhor, confira um exemplo prático! Digamos que, durante uma campanha, sua empresa investiu um total de 60.000 em mídias pagas, lucrando apenas 150.000.
Com isso, temos:
ROI: 150.000 – 60.000
_______________________________ = 1,5
60.000
Como podemos ver, o valor do lucro investido na campanha, foi somente 1,5 vezes o lucro que retornou para a empresa. Em outras palavras, por mais que não tenha ocorrido uma grande perda, a campanha não teve bons resultados. Vejamos abaixo mais alguns pontos sobre o ROI antes de falarmos sobre o Call Tracking:
O que levar em conta ao calcular o ROI de suas ações:
Ao fazer o cálculo ROI apresentado acima, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração. Até porque, o que queremos aqui é que suas ações apresentem um lucro maior do que o custo de funcionamento. Ou seja, estar atento aos pontos que cercam essa estratégia é essencial. Para isso, saiba que:
Resultados negativos são oportunidades
A gente sabe que os resultados negativos nunca irão ser vistos com bons olhos. Até porque, eles demonstram que algo não está sendo bem executado. Mas, e se a gente olhar para isso como uma oportunidade? Com o ROI, é possível identificar e resolver a raiz do problema.
O ROI deve ser calculado durante a campanha
Calculando seu ROI durante a campanha, é possível fazer ajustes e mudar o jogo. Por isso, esteja sempre atento ao andamento de suas ações, calculando e mensurando os números. Assim, calcular o ROI durante a ação, faz com que o resultado final seja mais satisfatório.
Busque soluções para o aumento do seu ROI
O que difere grandes empresas de instituições que não saem do lugar é o movimento. Isso porque, não basta ficar esperando seu ROI aumentar milagrosamente, é preciso agir. Uma das principais maneiras de possibilitar essa mudança, é investindo em Call Tracking.
Como o Call Tracking pode aumentar o ROI das minhas campanhas?
Aumentar o ROI da empresa é uma ação contínua e que envolve mudanças com foco em maior assertividade antes e durante as campanhas. Para conseguir agir de forma mais assertiva, é preciso estar sempre em busca de novas soluções. Uma das soluções que vem transformando o cotidiano de inúmeras marcas, é o Call Tracking.
Basicamente, esse software age como um filtro que, além de identificar, faz a separação dos dados em formato de relatório. Através dessas informações, você consegue identificar de onde se originou uma ligação. Além disso, os dados fornecidos pelo software possibilitam um cálculo ROI mais preciso.
Isso ocorre, pois a plataforma identifica qual campanha captou o lead telefônico e isso acontece somente após a ligação ser feita. Com isso, sua marca pode aumentar o ROI, pois consegue monitorar de perto a receita de leads gerados em cada canal.
Outro ponto positivo do Call Tracking, está ligado ao planejamento mais personalizado de novas campanhas. Até porque, com dados que nos mostram locais com maior número de interessados, basta direcionar melhor sua campanha. Assim, sua empresa consegue atingir um público ainda maior e mais qualificado.
Quer saber mais sobre como transformar as ações de sua marca com base em dados reais? Basta continuar aqui no Blog da PhoneTrack e fazer a leitura dos artigos que produzimos sobre nossa ferramenta. Agora, caso você queira solicitar um orçamento rápido e sem compromisso, basta acessar nossa página de contato!
Este artigo foi planejado, produzido e revisado pela FreshLab, uma agência de Marketing Digital Publicitário com foco em Performance. Para conhecer mais sobre nossa empresa e os serviços que oferecemos, acesse nosso site! Venha fazer parte de uma parceria que possibilita crescimento contínuo e transformador!