Quem disse que atendimento humanizado e inteligência artificial não podem andar lado a lado?
Que estamos em uma era de constante evolução tecnológica, isso é fato. Hoje em dia, as máquinas possuem cada vez mais autonomia e são capazes de reproduzir com perfeição vários tipos de tarefas que, antes, eram feitas por nós, humanos.
No entanto, nem tudo pode ser reproduzido da melhor forma pelos robôs que dominam o nosso dia a dia. E o atendimento é um dos principais pontos de conflito entre máquinas e seres humanos. Afinal, quem nunca perdeu um tempão respondendo um chatbot que simplesmente não conseguiu tirar uma dúvida simples sua?
Pois é, existem lugares onde a presença humana é indispensável para assegurar bons resultados. Mas isso não significa que a tecnologia não possa ser nossa aliada nesse processo.
O Atendimento Humanizado pode contar com tecnologias como o Speech Analytics para aperfeiçoar suas abordagens, aumentando exponencialmente a qualidade dos seus serviços e a satisfação do seu público.
Quer conhecer essa tecnologia? Então continue lendo este artigo!
Por que o atendimento humano ainda é importante?
Ali em cima, demos um exemplo prático de como o atendimento humano é simples, prático e facilita a comunicação. O que você levaria muito tempo para entrar em consenso com um chatbot, por exemplo, pode ser facilmente resolvido por uma ligação de menos de cinco minutos.
Porém, não podemos nos enganar. Ser atendido por um humano não é sinônimo de atendimento humanizado!
Elaine Mazzon, Head de Customer Success aqui da PhoneTrack, pontua que:
“O atendimento humanizado aproxima clientes e empresas, viabilizando relações duradouras que são positivas para ambos. O cliente sente-se valorizado e respeitado, e a empresa por sua vez efetiva novos negócios.“
No nosso artigo sobre O que é Atendimento Humanizado?, além de explicar essa estratégia, ainda trouxemos à tona uma dúvida muito importante para o seu processo de relacionamento com o público:
Você responde ao seu cliente ou cria vínculos com ele?
Muito mais do que produtos e serviços, o consumidor busca por experiências. E nesse processo, um atendimento assertivo, rápido e empático é fundamental.
E não importa se o seu negócio é B2B ou B2C, ele é feito por e para pessoas. Portanto, para garantir o seu sucesso no mercado, é preciso assegurar um atendimento humanizado. Afinal, ele tem o poder de encantar e fidelizar clientes.
Elaine também diz:
“Tecnologia e inovação são bem-vindas, poupam tempo e facilitam a vida, mas quando precisamos resolver assuntos sensíveis, complexos ou urgentes como clientes, preferimos encontrar um atendimento humanizado e acolhedor.”
Como a Inteligência Artificial auxilia no atendimento humanizado?
A Inteligência Artificial pode desempenhar um importante papel na sua estratégia de atendimento humanizado. Tecnologias como o Speech Analytics atuam na geração de dados para você aperfeiçoar as suas abordagens.
O Speech Analytics é uma Inteligência Artificial capaz de transformar a voz dos seus clientes e atendentes em dados e em tempo real. Através dessa tecnologia, é possível obter insights preciosos sobre a assertividade dos atendimentos e o nível de satisfação do público.
Diferentemente dos chatbots ou robôs que dialogam com o público, o Speech Analytics não atende o seu cliente, e sim analisa a sua interação com ele. Dentre as inúmeras possibilidades, está a análise de humor do usuário, o destaque de palavras-chave mais mencionadas, a efetividade do discurso de vendas e muito mais.
Abaixo, vamos listar as principais funcionalidades dessa Inteligência Artificial!
- Identificação das melhores oportunidades de venda: coloque o speech analytics para mapear expressões como: “estou interessado em…” ou “quero mais informações sobre…” e muito mais;
- Fique de olho no que a sua concorrência tem feito: acompanhe as citações sobre a concorrência feitas durante as suas chamadas. Com isso, você sempre pode ter uma carta na manga para cobrir ofertas ou oferecer descontos especiais;
- Melhore o atendimento ao seu cliente: identifique se a comunicação utilizada com seus clientes está sendo realmente efetiva. Saiba também quais formas de abordagem mais agradam sua clientela, entre outros.
- Otimize o SEO do seu negócio: Com a identificação de palavras-chave, que é feita durante as chamadas, saiba quais termos os seus usuários estão pesquisando no google e invista esforços nessa estratégia;
- Categorize de forma automática as suas chamadas telefônicas: a inteligência artificial do speech analytics organiza as ligações de forma automatizada. Isso garante a sua empresa mais organização do seu banco de dados;
- Tenha a transcrição dos diálogos sempre na palma da mão: o speech to text mostra todo o diálogo em forma de texto, proporcionando uma análise ainda mais efetiva sobre as suas chamadas;
- Obtenha todas essas informações em tempo real para que suas decisões sejam mais rápidas e assertivas;
Com tudo isso, você consegue não só garantir maior assertividade no seu discurso, como também entende melhor as intenções do seu consumidor e consegue prestar um atendimento mais personalizado — o que é indispensável quando se fala em humanizar suas relações com o público.
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