Após contar como o call tracking pode ser imprescindível para rastrear e analisar ligações telefônicas em empresas financeiras, alguns profissionais me procuraram para saber como inovar com a PhoneTrack em bancos.
Portanto, vou explicar sobre as vantagens e funcionalidades robustas que a PhoneTrack oferece para evoluir o relacionamento do seu banco com o cliente e melhorar a performance de vendas de serviços financeiros por telefone. Me acompanhe!
1. Inovação no rastreamento de leads telefônicos
As ligações telefônicas têm um papel determinante no relacionamento com o cliente que não abre mão desse canal para tratar de temas específicos com bancos. Seja para pedir empréstimo pessoal, condições especiais como negativado, para realizar negociação de dívida ou até obter dinheiro imediatamente.
Essas são apenas algumas das razões que levam os clientes a utilizarem o telefone para falar com o banco. Mas, você deve conhecer vários outros. Inclusive existem praças que têm volumes superiores de ligações telefônicas, o que corrobora que não podemos generalizar o uso do telefone em todas as regiões.
Imagine a Crefisa, que possui inúmeras lojas espalhadas em todo o Brasil e faz forte investimento em mídia! Certamente, há bastante variação no recebimento de ligações telefônicas por campanhas de mídia.
Essa variante não pode passar despercebida. Logo, é necessário utilizar as ligações para explorar dados à procura de oportunidades de vendas. O call tracking é a tecnologia certa para fazer isso, pois ela causa uma ruptura em velhas formas de tratar leads telefônicos.
Ao utilizar o call tracking da PhoneTrack em bancos, departamentos de marketing e vendas podem levar inovação no monitoramento de contatos por voz, rastreando dados desde a origem até a fala. Garantindo, assim, insights para os departamentos de marketing, atendimento ao cliente e vendas.
O seu banco já recebe muitas ligações telefônicas diariamente, agora é a vez de transformar essas chamadas em dados.
Faça o quiz abaixo e teste os seus conhecimentos sobre leads telefônicos na jornada omnichannel do seu banco.
2. Aumento na mensuração de resultados do marketing
Ser data-driven é uma necessidade compulsória para as inúmeras instituições financeiras. Talvez seja um efeito colateral da transformação digital, que vem exigindo uma evolução do tratamento de dados e informações. Pelo menos, é o que tem acontecido no Banco Cooperativo Sicredi, cujo desafio de gerar e tratar dados para stakeholders tomarem decisões estratégicas leva os times da instituição a fugirem do “achismo” – ou famoso “feeling”.
Então, se todos estão olhando para os dados, não é o seu marketing quem vai se omitir disso também, não é mesmo? Com o call tracking da PhoneTrack, o seu banco inaugura também uma metodologia na mineração de dados por meio da identificação de causas-raiz, tendências de comportamento, padrões de consumo e até insights para que as campanhas de mídia sejam mais assertivas e competitivas.
Ou seja, é uma oportunidade do departamento de marketing e vendas do seu banco ser ainda mais data-driven com mineração de dados dos leads telefônicos.
Por meio dessa tecnologia, finalmente você insere mais um canal para ser mensurado. Aliás, é um exagero dizer que você adiciona. Na verdade, o departamento tem a chance de mensurar um canal que já existe no relacionamento com o cliente, mas cujos impactos na captura ou aquisição são ignorados.
Principalmente se lembrarmos que estamos na era dos dados de voz e, portanto, o telefone também gera dados.
3. Aplicação de inteligência de voz
Um dos principais objetivos do investimento do mercado financeiro em transformação digital é entender melhor os seus clientes. Com a inteligência artificial, isso só não é possível de acontecer, como também de potencializar.
Aponto isso fora de uma experiência profissional particular. Se você quiser, fique à vontade para pesquisar agora mesmo no Google o quanto bancos têm lançado mão do aprendizado de máquina da IA para oferecer as melhores ofertas de crédito a partir do perfil ou comportamento dos seus clientes.
Lembra que falei mais acima que estamos na era da voz? A Inteligência Artificial é a nossa north star para isso. Além de permitir que bancos estabeleçam serviços baseados em voz, ela garante análise descritiva e análise preditiva por meio de features como Speech Analytics.
Na PhoneTrack, você pode usar a feature do Speech Analytics para monitorar ligações telefônicas para diagnosticar melhorias no atendimento, criar relatórios sobre satisfação do cliente, assim como para mapear objeções na contratação de crédito, empréstimo ou outros serviços bancários.
Baixe o Guia Completo do Speech Analytics e saiba como aproveitar a tecnologia para gerar mais valor em marketing e vendas do seu banco.
4. Melhoria no atendimento em contato por voz
Pivotar o atendimento ao cliente é um dos principais objetivos de quem se atrai por nossas soluções. Na minha concepção, isso acontece porque inovar em bancos não é sobre inserir tecnologias, mas sim sobre experiência do cliente.
Já conversei um pouco sobre isso quando listei trends para o marketing financeiro em 2021…
Com os nossos recursos, o marketing de banco ou de cooperativa de crédito pode acessar as dores dos leads telefônicos que, possivelmente, o time de atendimento está deixando passar.
Pense comigo: o seu departamento de marketing realiza um grande esforço para atrair clientes e, exatamente no momento de convertê-los, eles são perdidos porque o atendimento não soube ajudá-los a encontrar a melhor oferta.
Infelizmente, esse não é um problema tão incomum ou tão pontual no mercado financeiro. A propósito, ele me chama atenção porque atendimento é processo. Como tal, ele precisa ser constantemente avaliado e melhorado.
E não bastam indicadores crus, como número de ligações, número de pedidos de crédito, número de dúvidas. É necessário qualificar tanto o atendimento pelo script que ele segue quanto pela satisfação do cliente ao telefone. O Speech Analytics te ajuda nisso!
Resumindo…
Tentei ser objetivo e compilar apenas quatro formas de aproveitar a PhoneTrack para inovar em instituições do mercado financeiro.
Mas acredito que quem pode falar melhor do nosso negócio são os nossos clientes. Por isso, retomo aqui uma fala do Andre Curi Ferrado, Marketing do Banco Daycoval. Segundo ele, “a nossa experiência com a PhoneTrack ajudou a alinhar os canais digitais que pensamos em oferecer com o canal que o cliente deseja ter”.
Isso significa que a maior vantagem da PhoneTrack para o mercado financeiro é se aproximar do cliente, seja estando disponível onde ele está presente, seja mapeando quais necessidades ele nos traz, ou seja entregando o que faz sentido pra ele.
Aproveite que chegou até aqui e faça o nosso quiz.
O seu banco sabe dar voz aos resultados das ligações telefônicas? Faça o quiz e descubra!