Este artigo foi feito em parceria com a Future Marketing
O marketing digital médico pode ser desenvolvido com foco em profissionais autônomos, clínicas e consultórios, pois entrega grande versatilidade em sua aplicação.
Um equívoco comum é achar que o marketing para clínicas e consultórios se restringe a atrair pacientes. Apesar de essa ser uma das possibilidades, a estratégia é mais ampla e importante do que isso.
A seguir entenda como o marketing do médico, consultório ou clínica na internet pode transformar não apenas seus resultados, mas sua operação.
Marketing digital médico: qual a importância?
Alguns argumentos para convencer quem não está na internet a adotar o marketing digital é afirmar que, atualmente, todo mundo está online.
De fato esse é um argumento que não deve ser desconsiderado, especialmente por negócios que lidam com o público, como as instituições e profissionais de saúde.
Apesar disso, existem mais motivos que tornam o marketing digital médico importante. Conheça a seguir:
Relacionamento com paciente
Gestores de clínicas e consultórios ou médicos autônomos devem ter uma visão mais empreendedora quanto à internet. Afinal, por que as pessoas estão conectadas? Para se relacionar com indivíduos e marcas que façam sentido para elas!
Assim, a internet se tornou um ponto de encontro e relacionamento entre consumidores e marcas, inclusive no segmento da saúde.
As estratégias digitais permitem que o paciente tenha uma experiência de atendimento mais satisfatória com a clínica, pois garantem o acesso às informações buscadas, contato e trocas importantes na construção da confiança com a instituição ou profissional.
Por exemplo, atualmente, mesmo ao receber uma recomendação de profissional da saúde uma das primeiras ações é pesquisar nos mecanismos de busca se ele tem site, redes sociais, o que as pessoas comentam e como avaliam o atendimento, recepção e tratamento.
Portanto, para se relacionar com seus pacientes, as clínicas e consultórios devem posicionarem-se online e se fazerem presentes conforme a demanda do público.
Resultados
Como visto anteriormente, apesar de a atração de novos pacientes ser uma possibilidade do marketing para clínicas e consultórios, ela está longe de ser a única.
O ideal é que as estratégias de marketing sejam definidas de acordo com os objetivos gerenciais e administrativos da instituição.
Por exemplo, para um consultório, o objetivo de estar na internet pode ser aumentar o número de pacientes e atendimentos, mas para outro pode ser melhorar a experiência dos pacientes para fidelizar o público e ter uma taxa de recorrência maior.
Para um terceiro, com mais tempo de mercado e público consolidado, o objetivo principal pode ser a construção de autoridade para tornar-se uma referência na sua comunidade.
Assim, quando falamos da importância do marketing médico para os resultados, nos referimos a um espectro mais amplo e que pode variar de acordo com a realidade particular do profissional, consultório ou clínica.
O fundamental é que a estratégia digital traçada esteja alinhada com os objetivos específicos da instituição e que o plano de marketing contribua ativamente para alcançá-los, podendo ser traduzido em números que indiquem a melhora quantitativa ou qualitativa da operação.
Processos
Uma parte por vezes ignorada do marketing digital é que ele deve contribuir na definição dos processos da instituição no que se refere ao atendimento e relacionamento com o paciente.
Dessa forma, o marketing não é sobre uma área descolada das demais operações, mas que está totalmente envolvida para entregar os resultados estipulados.
Por exemplo, se a agência de marketing médico faz um bom trabalho na divulgação da clínica por meio de anúncios e potenciais pacientes começam a ligar para agendar a consulta, mas não são bem atendidos pelas atendentes, a tendência é que eles desistam sem concluir o agendamento.
Com isso, processos equivocados ou ineficientes de atendimento telefônico podem ser responsáveis por minar os possíveis resultados que seriam alcançados com a estratégia digital.
Especialmente no marketing digital médico é importante que haja um acompanhamento não apenas dos resultados na internet, mas como as campanhas estão impactando efetivamente os resultados da clínica. Uma das maneiras é com o uso de Call Tracking.
O ajuste ou reformulação de processos é um dos aspectos que tornam o marketing médico tão importante, entretanto, muitos gestores e profissionais autônomos não têm clareza desse aspecto da estratégia.
Como estruturar o marketing do médico, consultório ou clínica?
Dado o elevado potencial do marketing do médico, é fundamental que profissionais, consultórios e clínicas comecem a considerar como colocar essas práticas em vigor.
O primeiro passo recomendado é contratar uma agência de marketing médico, pois o grupo de especialistas tem mais clareza sobre esses aspectos e melhores condições de desenvolver um plano eficiente.
É fundamental que as estratégias adotadas para a clínica estejam alinhadas com os objetivos gerenciais e administrativos, garantindo que o marketing ajude efetivamente o negócio no posicionamento de mercado que se almeja.
Além disso, pode ser necessário mapear processos off-line, como de recepção e atendimento, para definir como as práticas usadas podem ser otimizadas e transmitir com mais clareza os valores do negócio.
Assim, o marketing digital médico mostra seu elevado potencial não apenas para atrair pacientes, mas também para agregar na consolidação e resultados da instituição ou profissional.