A inteligência artificial já faz parte de nossas vidas. Mas quais são as tendências da IA para 2023? Vamos descobrir juntos!
As inovações tecnológicas estão transformando a nossa relação com o trabalho, com a comunicação, e por fim, com a forma que vivemos e encaramos os problemas do dia a dia. E ficar atento a quais tecnologias estão nos rondando é muito importante para não ficarmos para trás.
Quando se fala nas inovações, uma das principais e mais indispensáveis é a inteligência artificial. Capaz de tomar decisões, fazer análises e automatizar o trabalho humano de diversas formas, a IA já faz parte da rotina de quase todas as empresas.
E no post de hoje, você fica a par das principais tendências ligadas à inteligência artificial para o ano de 2023.
As principais tendências para inteligência artificial em 2023
ChatGPT
Com mais de 100 milhões de usuários mensais, mesmo com pouquíssimo tempo de lançamento, o ChatGPT já é uma das principais tendências ligadas à inteligência artificial para 2023. A tecnologia é capaz de criar diálogos complexos e responder à milhões de perguntas em poucos segundos. Tudo isso se baseando em um grande banco de dados que é transformado em respostas ao usuário.
A ideia inicial, era que o ChatGPT ajudasse a aprimorar o trabalho de assistentes virtuais, como a Alexa e o Google Assistente. Porém, a usabilidade da inteligência artificial tem ido além disso. Há pessoas utilizando a plataforma para criação de artigos para blog, por exemplo, e, até mesmo, escrever livros inteiros.
Por fim, é preciso entender que a inteligência artificial do ChatGPT ainda precisa ser aperfeiçoada com o tempo, mas já é um grande quebra galho para equipes que precisam se desafogar de tarefas que exijam pesquisa e escrita de textos.
Além disso, a gigante Google também está de olho nessa tendência e promete lançar em breve a sua própria versão do Chat, chamada Bard. No final das contas, quem sai ganhando é o usuário final, pois essa inovação promete ficar cada vez mais exata e assertiva nas respostas.
Conversation Intelligence
Por sua vez, a Conversation Intelligence é uma inteligência artificial aplicada a diálogos de voz e texto, extraindo insights sobre a qualidade de uma conversa.
Os dados levantados pela Conversation Intelligence podem ser integrados com outras plataformas, criando um fluxo de dados contínuo com CRMs, por exemplo. Isso permite que a análise de dados seja feita em tempo real, deixando para trás o acompanhamento manual do atendimento.
Ou seja, essa inteligência artificial pode ser extremamente útil para times de vendas, marketing, experiência do cliente e suporte. Afinal, através dela, processos como a monitoria de qualidade manual podem ficar no passado do seu negócio.
Um grande exemplo de aplicação da Conversation Intelligence é o Speech Analytics. Essa inteligência artificial acompanha as chamadas de voz das empresas e transforma as vozes da ligação em dados. Dessa forma, é possível mensurar qualitativa e quantitativamente a efetividade e qualidade das ligações das empresas.
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Criação de imagens por inteligência artificial
Você já deve ter sido levado pela onda de imagens e ilustrações feitas a partir de uma inteligência artificial. O alarde todo não é à toa, afinal, existem diversos players no mercado capazes de criar imagens completas, com riqueza de detalhes, a partir de uma descrição simples em forma de texto.
Não vamos nos surpreender se, em breve, a inteligência artificial também não seja capaz de fazer o mesmo para o formato de vídeos. Porém, por enquanto, já podemos usufruir de uma tecnologia que materializa com perfeição as ideias de nossa mente.
Inteligência artificial e equipes de marketing
Análise de dados, automatização de produção de conteúdo, automação de processos… A inteligência artificial já dominou a área de marketing também. E, para 2023, essa deve ser uma tendência em pleno crescimento.
De maneira geral, a inteligência artificial pode ser aplicada de inúmeras formas no marketing. Mas devemos ficar atentos especialmente na sua utilidade para mensuração e análise de dados.
Utilizando de forma inteligente, as tecnologias podem ser as principais aliadas para impulsionar os resultados de uma equipe, como na otimização de publicidades, recomendação de produtos e, até mesmo, na melhoria da experiência do consumidor.
Aplicando a IA na voz do consumidor
Alguns tópicos acima, te demos um spoiler sobre o que será abordado neste bloco. A aplicação da inteligência artificial na voz ainda será uma tendência forte para 2023. “Ainda”, pois já temos visto nos últimos anos uma preocupação grande atrelada aos assistentes virtuais ou ao reconhecimento de voz, por exemplo.
Porém, essa tendência tem se expandido e chegou até o atendimento ao público. E é indispensável analisarmos os impactos da sua aplicação nesse setor.
Capaz de extrair dados em tempo real sobre o que está sendo falado durante uma chamada, o Speech Analytics tem sido uma grande aposta para empresas que buscam a melhoria no atendimento ao cliente. Afinal, é possível extrair diversos insights e ter um processo de tomada de decisão cada vez mais assertivo com a ajuda dessa IA.
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