Receber mais ligações na sua clínica médica é a porta de entrada para receber mais pacientes. Descubra como aumentar o seu fluxo de atendimento.
O mercado de clínicas médicas é muito competitivo. E, nesse cenário, quem fica um passo à frente é aquela clínica que oferece o melhor atendimento e tem as estratégias certas para reter seus pacientes.
No entanto, para além de fornecer um bom atendimento aos pacientes, como receber mais ligações na minha clínica?
Hoje, a gente trouxe para você algumas dicas que, sem dúvidas, vão te ajudar a superar esse desafio.
Para receber mais ligações, é preciso focar no básico primeiro
Não adianta você tentar preencher a agenda se você ainda falha no atendimento desde a marcação de uma consulta. Receber mais ligações não significa, necessariamente, atrair novos pacientes. Muitas vezes, quem vai garantir a estabilidade da sua agenda é o público que já foi atendido e que volta a ligar novamente para novas consultas.
44% das ligações recebidas por clínicas médicas não foram atendidas em 2022.
Este número foi retirado do nosso Report de Ligações Telefônicas de 2022, que teve como base a análise de mais de 9 milhões de chamadas de voz recebidas durante o último ano.
Este número é muito preocupante, mas pode piorar.
Após a análise feita pela inteligência artificial da PhoneTrack, constatamos também que mais da metade das ligações recebidas no setor (56,6%) foram consideradas improdutivas, de acordo com o Call Score. Ou seja, não foram bem aproveitadas pelos agentes de atendimento.
Então do que adianta você buscar por mais ligações se as que você recebe ou não são atendidas, ou são pouco produtivas?
O primeiro passo para aumentar seu fluxo de atendimento é focar no básico. Você pode contar com tecnologias como o Call Tracking ou o Speech Analytics para analisar as suas chamadas. Assim, você tem os insights certos para tomar decisões mais assertivas e melhorar o atendimento e a experiência do paciente.
Veja abaixo como cada uma das tecnologias pode te ajudar.
Call Tracking
O Call Tracking é uma tecnologia muito importante para clínicas médicas que queiram receber mais ligações. Além de ajudar as equipes de marketing a identificarem com precisão a origem das ligações, ainda traz insights preciosos sobre o atendimento.
A tecnologia também conta com funcionalidades como o retorno de oportunidades perdidas. Assim, é possível retomar o contato via telefone ou por WhatsApp com usuários que ficaram sem atendimento.
Speech Analytics
O Speech Analytics trabalha de forma complementar ao Call Tracking. Essa inteligência artificial acompanha as suas ligações e extrai dados em tempo real sobre o atendimento. Isso é fundamental para que você saiba o quão positiva tem sido a experiência dos seus pacientes.
Entre os dados trazidos pela tecnologia, estão: análise do sentimento do paciente durante a ligação; palavras-chave mais importantes mencionadas; menção à concorrência; palavras de risco; identificação do atendente; entre outras.
Estratégias para receber mais ligações na minha clínica médica
Agora que você entende a importância de aperfeiçoar o básico que a sua clínicas pode oferecer quando o assunto é atendimento, está na hora de anotar algumas estratégias para receber mais ligações. Então, olha só:
Incentive as avaliações positivas
Você sabia que, em média, 17% das chamadas recebidas pelas clínicas vêm do Google Meu Negócio?
O Perfil da Empresa no Google é um dos canais que mais gerou chamadas de voz para as clínicas médicas em 2022, perdendo apenas para os anúncios de Google Ads. Ou seja, esse canal deve estar no seu radar se você quiser receber mais ligações.
Entre os critérios que os clientes em geral mais levam em consideração, ter um bom número de avaliações positivas é um dos principais deles. Portanto, procure incentivar o seu paciente a deixar uma boa avaliação após o atendimento. Assim, cada vez mais pessoas terão acesso a bons relatos sobre a experiência com a sua clínica e vão ligar procurando por atendimento.
Invista em anúncios no Google Ads
Essa é para você que está disposto a investir dinheiro em campanhas online. O Google Ads foi responsável por mais da metade das ligações telefônicas recebidas pelas clínicas no último ano, chegando a 67% do número total de chamadas.
Na plataforma, você pode comprar palavras-chave. Assim, quando o paciente pesquisar algo como “Clínica médica no centro de Curitiba”, a sua vai aparecer nos primeiros resultados.
Vale lembrar que, ao clicar no seu anúncio, o paciente será redirecionado a uma página ou landing page. Portanto, se certifique de que o seu site está amigável e tem o suficiente para incentivar o usuário a tomar a decisão de ligar para você.
Foque na retenção de pacientes
Não existe propaganda melhor do que um cliente satisfeito. E na realidade da sua clínica, isso não é diferente. Receber mais ligações de novos pacientes interessados no seu serviço, é excelente. No entanto, fidelizar os que já estão dentro de casa pode ser ainda mais lucrativo.
Diante disso, foque na retenção de pacientes. Para isso, faça pesquisas de satisfação, incentive o seu paciente a voltar mais vezes, ligue para ele após um tempo do atendimento e se certifique de que está tudo bem…
Essas são atitudes simples, mas que, sem dúvidas, vão fazer o seu público se sentir mais próximo de você. Dessa forma, as chances dele te ligar novamente para marcar novas consultas vão aumentar — e muito!
Conheça o nosso Report e receba mais ligações na sua clínica médica
O Report de Ligações Telefônicas de 2022 foi desenvolvido pela PhoneTrack após a análise minuciosa de quase 10 milhões de chamadas de voz. No material, você terá acesso a dados exclusivos sobre o mercado de clínicas médicas, com todos os insights que você precisa para receber mais ligações telefônicas.
Trouxemos dezenas de especialistas, empresas do setor, artigos e dashboards que vão esclarecer os problemas que a sua clínica está sofrendo hoje. Assim, você poderá tomar as decisões certas para continuar crescendo como você nunca viu.