Começo adiantando uma resposta para a pergunta do título: não é um ppt bonito com milhares de slides.
Todo final de mês é sempre igual: gestores e times de marketing correm para mensurar seus resultados, tira print aqui, analisa a tabela lá e terminam cobrando da sua agência os números prometidos.
Do lado da agência é o desespero de pegar todos os números, todos os resultados qualitativos e (quando dá tempo) checar pra ver se estão todos corretos, montar um ppt e (ufa!) marcar a reunião de apresentação para o cliente, que por sua vez está nervoso, afinal já é dia 30 e a reunião geral da empresa é dia 1.
A história tem vários desfechos, algumas vezes alegres com o suspiro de “ufa, esse mês passamos”, outros não tão bons assim. E, independente de como ocorra o andamento da reta final do mês, é pouco provável que seja muito diferente do relatado acima. Tanto para agências quanto para times de marketing.
Maiores desafios das agências na hora de mostrar resultados
Dentro desse cenário, o que costuma ocorrer nas agências em geral:
- Muitas incertezas se os dados estão corretos, afinal, entre um excel e outro, ou entre uma plataforma e outra há algumas divergências e a dúvida se instaura;
- Por ficarem muito tempo “catando” dados, acabam não focando em uma das partes mais importantes do relatório, a apresentação dos próximos passos. O que a agência se compromete com o cliente para melhorar ou adaptar no seu planejamento;
- Se preocupam demais em ter um PPT bonito, cheio de layouts intimistas. Algumas vezes até colocam alguns dados bem diferentes, “bonitos”. E esquecem de explicar para a pessoa que vai apresentar ao cliente. E quando o cliente questiona aquela informação, bom, o silêncio é a resposta;
- Desgaste do time, afinal todo final de mês é sempre a mesma coisa, o time trabalha para vários clientes ao mesmo tempo e fazer essa corrida é sempre estressante e improdutivo a longo prazo
O que os clientes esperam de resultados da sua agência?
Então, sob a ótica de um cliente de agência, qual seria o cenário ideal dessa história? Posso pontuar aqui pra você algumas ideias disso:
- Ter acesso aos dados de como está a performance das campanhas sem depender do retorno da agência. Acontece de eventualmente o marketing ser questionado nas empresas do tipo “a campanha x está indo bem mesmo?”;
- Ter a certeza de que os dados que a agência trouxe estão corretos, e não cometer alguma gafe de, em reunião geral, mencionar um valor e outra área contestar e a dúvida surgir;
- Ter a certeza de que está tomando decisões baseado em dados. Um time de marketing acaba por conhecer sobre o público e o contexto dele melhor do que a agência. Conseguir ver os dados em tempo real permite que o time consiga dar insumos e insights mais rápidos para a agência;
- Qualidade também é muito importante de se mencionar na avaliação de ações do mês. Então, sim, espera-se que a agência também valorize e reforce os ganhos de marca intangível;
- Mas, quando se trata em grandes investimentos financeiros em estratégia digital, são os dados que importam e as estrelas da vez.
Decidir os próximos passos e o futuro de uma marca não é uma tarefa fácil. Executar ações e projetos também não. Então, o que importa de fato é que a relação entre agências e clientes seja de extrema confiança e cumplicidade.
Analisar os resultados do mês faz parte desse processo de relacionamento e ambos os times precisam conseguir ler os dados de forma fácil, acessível e clara. E aceitar que nem todos os meses vão ser perfeitos, e ter uma troca de confiança será essencial para momentos de números baixos. Afinal, agir sem ser orientado por dados é apenas mais um chute ou palpite e não uma decisão estratégica organizada.