Com a competitividade mais alta do que nunca no mercado financeiro, as empresas desse setor devem investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente e em transformação digital.
Mais do que nunca, o usuário atual possui as mais variadas opções na hora de abrir contas em bancos e instituições financeiras. Entre os bancos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito, existem diversas possibilidades de encontrar o produto certo e com as melhores condições.
Por isso, empresas desse setor precisam estar atentas às necessidades dos clientes. Dessa forma, é possível investir em ações que vão te levar à frente da concorrência.
Hoje, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se destacar dentro do mercado financeiro. Vamos lá?
Concorrência no mercado financeiro: desafios e oportunidades
O mercado financeiro sofreu rápidas transformações nos últimos anos. A digitalização e simplificação na abertura de contas foi um dos principais elementos para a criação do cenário que vemos hoje em dia. Com isso, a competitividade no setor nunca foi tão acirrada.
Para chegarmos até aqui, é preciso creditar as fintechs e startups, que foram as responsáveis por observar primeiro as necessidades do consumidor contemporâneo. Assim, novos produtos e soluções foram desenvolvidas, a fim de facilitar o acesso do consumidor a essas instituições.
No entanto, com esse novo tempo, até mesmo os bancos mais consolidados do mercado financeiro precisam se adaptar para manter a competitividade e relevância. Portanto, é mais do que necessário estar atento às tendências que os consumidores esperam de empresas desse segmento.
Foco na experiência do cliente
Atualmente, o cliente está — ou deveria estar — no centro das atenções de instituições financeiras. As empresas que querem cativar e fidelizar o público, precisam investir fortemente nas estratégias de experiência do consumidor.
Como exemplo disso, podemos utilizar o Nubank. Há alguns anos, a fintech ocupa o topo na preferência dos consumidores. Isso ocorre, nas palavras dos próprios fundadores, porque a empresa tem uma cultura com foco total nos clientes. Atendimento humanizado, produtos atrativos aos olhos do consumidor e resolução de problemas são alguns dos pontos que destacam a empresa.
Vale destacar, por exemplo, que o custo por aquisição de clientes do Nubank é de cerca de 5 dólares. Enquanto isso, a maior parte das empresas do mercado financeiro investem cerca de 300 reais em marketing para conseguir uma nova abertura de conta, segundo o portal Seu Crédito Digital.
Cultura focada em dados (Data Driven)
A famosa cultura Data Driven também está no centro das vantagens competitivas para o mercado financeiro. O uso de dados para traçar novas estratégias, desenvolver ofertas personalizadas e auxiliar na tomada de decisões é cada vez mais comum nas empresas que estão à frente no setor.
E isso não é à toa, afinal, instituições orientadas por dados têm 3 vezes mais chances de obter melhorias significativas nas tomadas de decisão, de acordo com o Google.
Sendo assim, é preciso observar o potencial da Data Driven nas estratégias que seu banco está traçando. Recentemente, desenvolvemos um material exclusivo para o mercado financeiro em que mostramos como começar uma cultura focada em dados. Você pode fazer o Download agora mesmo clicando no botão abaixo!
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Inteligência Artificial
Não podemos falar sobre dados, transformação digital e experiência do cliente sem falar de Inteligência Artificial. Todos os dias, novas tecnologias são desenvolvidas para auxiliar o mercado financeiro a automatizar tarefas cotidianas e facilitar o trabalho do dia a dia.
Portanto, o uso da inteligência artificial pode ser um dos principais pilares para que sua instituição financeira se destaque da concorrência. Afinal, através dela, é possível ter maior previsibilidade sobre cenários futuros através da extração automatizada de dados, investir na automatização de processos, como o atendimento ao consumidor, entre outros fatores.
Além disso, a IA é capaz de aumentar as suas taxas de conversão. Sabemos o quanto é difícil convencer o consumidor a adquirir uma oferta. Mas com as estratégias certas na palma da mão, é possível personalizar o atendimento e impulsionar as taxas de aquisição.
Mercado financeiro: se destaque da concorrência com a transformação digital
A resposta para que a sua instituição financeira se destaque da concorrência está na transformação digital. Utilizar tecnologias a favor das suas estratégias é o caminho mais inteligente para você estar sempre um passo à frente.
Afinal, a tecnologia é capaz de prever cenários futuros, processar dados em larga escala, auxiliar na jornada do cliente, além de ser o seu braço direito na retenção dos seus clientes.
A inteligência artificial do Speech Analytics, por exemplo, traz uma grande quantidade de informações que podem ser utilizadas de forma estratégica na sua instituição financeira. A tecnologia é capaz de transformar a voz dos seus clientes em dados. Ou seja, ela analisa a sua interação com o consumidor pelo telefone e te dá insights de como melhorar suas abordagens.
Alguns dos dados trazidos pela IA são:
- Se o script de atendimento está sendo seguido adequadamente;
- Humor dos clientes;
- Menção a concorrentes e produtos específicos;
- Desempenho dos agentes de atendimento;
- Comparativo de desempenho entre os atendentes;
- Palavras-chave mais mencionadas;
- Palavras de risco, como Procon ou Justiça;
- Entre outros.
Assim, você terá insumo o suficiente para aperfeiçoar as suas abordagens, ver quais argumentos vendem mais e quais têm impacto negativo no consumidor, entre outras vantagens que vão te auxiliar a se destacar da concorrência.
Afinal, como vimos, o segredo — que nem é segredo — do sucesso no mercado financeiro está no investimento na experiência do cliente. E a melhor forma para você fazer isso, é ouvindo a voz dele, atendendo às suas expectativas e prestando o melhor atendimento possível. Tudo isso, é claro, aliando-se a bons produtos e condições.