Se você está antenada ou antenado nas atualizações do universo do marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre o lead tracking. Mas você sabe o que é essa tecnologia? Como ela funciona? A gente te mostra!
Um dos maiores desafios enfrentados pelos times de marketing é provar que suas ações estão trazendo resultados. Pensando nisso, é possível encontrar alguns métodos mais efetivos de mostrar o valor do trabalho desenvolvido, como relatórios do Google Ads, Facebook e com o uso do Call Tracking.
No entanto, com a evolução das tecnologias voltadas às equipes de marketing, surge uma nova solução: o Lead Tracking. Uma funcionalidade omnichannel para mensurar resultados de ações em múltiplos canais.
Hoje, você vai entender melhor o que é essa tecnologia, como ela funciona e qual a importância dela para a sua estratégia. Vamos lá?
O que é Lead Tracking
O Lead Tracking é uma funcionalidade capaz de identificar a origem exata de cada lead que chega até a sua empresa. É uma forma das equipes de marketing mapearem quais campanhas estão trazendo bons resultados — tudo isso em uma tela única.
Dessa forma, o Lead Tracking mostra qual campanha, grupo de anúncios, formulário ou chat cada cliente em potencial clicou e realizou uma ação, como preencher um formulário ou realizar uma ligação.
Assim, em uma única tela, você consegue ter a visão geral dos seus resultados, além de poder filtrar por canal e analisar os leads que chegam por cada um deles.
O Lead Tracking traz as seguintes informações:
- De qual campanha (orgânica ou paga) o lead veio;
- O canal de contato (WhatsApp, Facebook, Telefone, Formulário, etc…);
- A keyword utilizada para atrair o lead;
- Nome do usuário;
- Contato do lead (Número de telefone ou e-mail, por exemplo);
- Para quem o contato foi direcionado (time comercial, suporte, financeiro, etc…)
Por fim, podemos resumir que o Lead Tracking é uma solução para que equipes de marketing possam provar seus resultados e equipes de venda possam fazer a gestão de leads dentro de uma jornada omnichannel.
No próximo tópico, você vai entender por que utilizar o Lead Tracking pode ser transformador para a sua estratégia.
Por que utilizar um Lead Tracking?
O Lead Tracking representa uma evolução importante para times de marketing, e é por isso que o seu uso agrega tanto valor para as empresas. Afinal, otimizar orçamento de campanhas e aumentar a clareza dos resultados é só a ponta do iceberg. Quer ver?
1. Comprovação de resultados das campanhas
Como deu para perceber, o maior benefício do Lead Tracking é aumentar a clareza sobre a efetividade das ações que o time de marketing está atuando. Assim, é possível mostrar para os clientes da sua agência ou para a gestão da sua empresa quais campanhas estão trazendo mais leads.
Além disso, esses dados são fundamentais para que a equipe crie novos planos de ação, a fim de aperfeiçoar as estratégias já existentes. Por exemplo: se o WhatsApp está trazendo mais leads do que o Telefone, é possível criar campanhas específicas para que os novos clientes em potencial sejam levados até o app de mensagens.
2. Chega de medir o sucesso das campanhas se baseando no número de cliques
Sua equipe ou agência de marketing ainda prova a efetividade das suas ações se baseando no número de cliques?
Nem todo usuário que clica na sua campanha gera uma conversão. Portanto, o uso desse dado para provar o valor das suas estratégias pode ser um número falso.
O Lead Tracking exibe para a equipe somente os leads que demonstraram um interesse real no seu produto ou serviço. Afinal, antes do cliente em potencial aparecer no seu dashboard, ele já deixou suas informações de contato.
3. Leads mais qualificados
O Lead Tracking apresenta para a equipe somente os leads que geraram uma ação dentro da sua campanha. Ou seja, se o cliente deixou seus dados, como o número de telefone ou e-mail, é porque ele está pronto para ser abordado.
Com isso, é possível afastar os leads não qualificados e dispensar as tags de conversão. Para o time comercial, esse processo representa um grande passo na segmentação dos leads que estão chegando.
4. O Lead Tracking aumenta a produtividade da equipe
Com resultados mais claros em mãos, a equipe de marketing pode focar na otimização das suas ações. O Lead Tracking concentra todos os leads em uma única plataforma, ocupando menos horas da sua equipe.
Afinal, com centralização dos dados, os profissionais não precisam entrar em diversas plataformas para extrair relatórios. O Lead Tracking entrega todas as informações necessárias em um relatório único.
Além disso, é possível integrar a plataforma com o CRM que sua empresa utiliza, transferindo todos os dados de forma automática para outra ferramenta. O que facilita — e muito — a organização e junção dos dados necessários para o time.
5. Se destaque da concorrência com um painel white label
Outro ponto crucial na utilização do Lead Tracking, é estar sempre um passo à frente da sua concorrência. As agências de marketing, por exemplo, podem contratar uma ferramenta com o painel white label.
Isso significa que o cliente da agência poderá ter acesso à plataforma e visualizar os dados de suas campanhas. Tudo isso com a sua marca estampada na plataforma. Por fim, é possível reduzir sua taxa de churn, já que o cliente pensará duas vezes antes de deixar a sua empresa e perder acesso a esses dados tão valiosos.
E então, deu pra perceber o valor que o Lead Tracking tem para a sua empresa? Compartilhe este post e não deixe acompanhar as atualizações no nosso blog.