Com os avanços no comportamento do consumidor, é indispensável considerar o uso de uma plataforma omnichannel para fazer a gestão de leads. Mas como eu posso fazer isso? A gente te explica neste artigo!
Sabemos que o mundo é omnichannel. Hoje em dia, enquanto consumidores, queremos ter uma experiência completa, migrando de canal em canal e alternando entre o digital e o físico.
Agora, como profissionais de marketing e vendas, é preciso estar atento a essas tendências. Afinal, é preciso se adaptar à jornada do público para ser mais assertivo nas estratégias. Portanto, contar com uma plataforma omnichannel é tão importante.
Gestão de leads no omnichannel
A gestão de leads numa estratégia de múltiplos canais pode ser facilitada com o uso de uma plataforma omnichannel. Essas ferramentas são muito úteis para rastrear a origem dos leads e guiar melhor cada um deles dentro do seu funil de aquisição.
Porém, você pode estar pensando: mas as ferramentas do Google Ads, Facebook Ads, entre outras já não me entregam essa informação?
Bom, sim e não. Afinal, mesmo que cada uma dessas plataformas mostre seu desempenho com as campanhas, elas agem de forma separada. Ou seja, é preciso olhar para cada uma delas, individualmente, para ter noções maiores sobre seu desempenho.
Uma plataforma omnichannel, no entanto, une as informações de diferentes canais e mostra para você todos os dados em um único painel. Isso facilita muito na hora de visualizar como suas campanhas estão performando em cada canal, quais estão trazendo mais resultados, quais precisam de otimização, entre outros.
Além disso, as plataformas omnichannel também permitem integração com o telefone, WhatsApp, WebForm, Google Lead Form e o Facebook Lead Form. Isso faz com que a sua visualização fique ainda mais completa.
Como fazer a gestão de leads com uma plataforma omnichannel?
Está na hora de colocar a mão na massa. Abaixo, separamos alguns passos importantes para que você faça a uma gestão de leads com o apoio de uma plataforma omnichannel. Vamos lá?
1º Passo: identifique a origem dos seus leads com uma plataforma omnichannel
Para começar, você precisa identificar com precisão a origem de cada lead que chega até você. A essa altura, imaginamos que a sua estratégia de captação de leads esteja bem estruturada.
Por fim, para identificar a origem dos seus leads com exatidão, utilize uma plataforma de Lead Tracking. Essa ferramenta consegue rastrear de quais canais os seus clientes estão chegando. Além disso, esses dados são centralizados em um único painel. O que facilita — e muito — na gestão dos seus leads.
Mas por que saber a origem dos leads é tão importante?
Saber com exatidão de onde cada cliente em potencial veio não é só benéfico para a gestão de leads. Afinal, essa informação é útil para que você atraia mais clientes através da otimização das suas campanhas.
Se um anúncio está com baixo desempenho, é possível identificá-lo e melhorar a sua performance. Agora, se um anúncio está entregando bons resultados, é possível investir ainda mais esforços nele.
No entanto, para a gestão de leads, este dado é muito mais relevante do que você imagina. Primeiro, porque é possível ter mais clareza na hora de segmentar seus leads. Segundo, porque você consegue orientar melhor os clientes dentro da jornada de compra. E terceiro, porque você terá mais facilidade para demonstrar seus resultados para a gestão ou outras equipes.
2º Passo: Comece a fazer a segmentação de leads
Após identificar a origem dos seus leads, está na hora de saber as intenções de compra de cada um deles. Esse passo é muito importante para você ser assertivo na comunicação com seus clientes em potencial. Afinal, cada estágio de interesse requer uma comunicação específica, não é verdade?
A segmentação de leads é fundamental para saber quais usuários estão mais próximos e mais longes do fechamento da compra. Você pode distribuí-los em categorias como quente, morno ou frio. Dessa forma, você consegue saber a comunicação exata para utilizar com cada um deles.
A escolha da plataforma omnichannel fará toda a diferença nesse momento também. Pois os dados trazidos por ela podem te ajudar a segmentar os leads da melhor forma possível.
Para tanto, utilize critérios como:
- O cargo que o lead ocupa na empresa;
- O tamanho da empresa de onde ele vem;
- O comportamento dele no seu site;
- Os produtos pesquisados;
- Nível de engajamento com os seus e-mails;
- Conteúdos no blog que ele leu ou clicou;
Cada vez que o usuário faz uma ação, como a abertura de um e-mail ou uma visita nova em seu site, sua pontuação deve aumentar. Assim, fica mais fácil identificar seu interesse na compra e sua proximidade para o fim da jornada.
3º Passo: nutrição de leads
Agora que os leads estão segmentados, é hora de começar a nutrí-los. O processo de nutrição de leads serve para que você guie o seu cliente até o final do funil de aquisição. Isso é feito, principalmente, através de comunicação e educação desses usuários.
Portanto, comece a enviar campanhas de incentivo para as etapas mais atrás na jornada de compras. Isso é possível através do envio de conteúdos relevantes, como materiais ricos, e de ofertas promocionais, por exemplo.
Por fim, mesmo que demore, ou até mesmo que o lead não feche uma venda, você pode ganhar um grande defensor de sua marca. Afinal, utilizando da forma correta, a nutrição de leads é fundamental para que sua empresa fique na cabeça do usuário por um bom tempo.
4º Passo: hora de partir para a venda
Por fim, está na hora de partir para a venda final. Com todas as informações geradas durante esse processo, os vendedores devem analisar quais leads estão mais qualificados. Assim, já é possível partir para um contato mais direto com o cliente.
Se você optar por uma venda por telefone ou até mesmo uma visita, não esqueça de deixar claro ao lead que você fez contato porque percebeu uma forte ligação do usuário com as comunicações da empresa. Isso ajuda a deixar o contato menos invasivo.
Continue acompanhando o Blog da PhoneTrack para aprender mais sobre aquisição, segmentação e gestão de leads!