A Inteligência artificial é uma das nossas principais aliadas nos dias de hoje. Para as empresas, ela pode ser útil em diversas áreas, como no suporte, no atendimento ao cliente e, é claro, para as equipes de vendas.
Com tanta tecnologia à nossa volta, pode ser difícil filtrar aquelas que são realmente úteis para as nossas tarefas diárias. E no meio de tantas soluções, a que mais vem ganhando espaço no mercado é a inteligência artificial.
Afinal, unindo soluções tecnológicas com tarefas que, comumente, são/eram feitas por humanos, esses robôs são quase fundamentais para boa parte das estratégias nas empresas.
Hoje, você vai entender melhor como a tecnologia artificial pode ajudar a sua equipe de vendas a melhorar os resultados. Continue lendo para saber mais!
Inteligência artificial para vendas: um mundo a ser explorado
Existem muitos fatores que definem um bom vendedor. O discurso, o tom de voz, a abordagem… Mas, nessa jornada, ele não precisa — e nem deve — estar sozinho. A inteligência artificial pode ser uma grande aliada na sua estratégia de aquisição.
Afinal, pensar que todos os processos podem ser feitos de forma manual é praticamente impossível. Portanto, investir em ferramentas que possam automatizar algumas tarefas faz toda a diferença.
No entanto, mesmo que a inteligência artificial faça parte da realidade da maioria das empresas, são poucas as que utilizam essa tecnologia com a equipe de vendas.
Um motivo para que isso ocorra, pode ser porque as empresas encaram o comercial como um time que só precisa de um telefone e um e-mail na palma da mão para fazer mágica.
Além de ser um engano, essa ideia é altamente prejudicial para os negócios. Olha só alguns dados:
Segundo um estudo sobre a aplicação da inteligência artificial nas empresas, que foi realizado pelo Boston Consulting Group e pelo MIT, após a implementação da Inteligência Artificial:
- 71% das empresas sentiram uma melhora nas tomadas de decisão;
- 69% dos executivos(as) sentem-se mais preparados para enfrentar a concorrência;
- E 64% podem até mesmo buscar oportunidades de negócios em outros setores;
Quais são os maiores desafios no uso da Inteligência Artificial nas vendas?
No mesmo estudo, o BCG conclui que as empresas têm dores em comum na hora de implementar a inteligência artificial. Para 49% dos entrevistados, por exemplo, o maior problema era o pouco entendimento sobre como a IA funciona. Para 46%, a maior barreira está na ausência de treinamentos por parte das empresas.
No entanto, precisamos observar que a solução para esses problemas já está clara. É fundamental que as empresas invistam na qualificação das equipes para o melhor uso possível da inteligência artificial.
Em cenários como esse, desconhecidos pelos agentes, é preciso levá-los para dentro da mudança, de forma que se sintam integrados com a aplicação da IA. Treinamentos e feedbacks constantes são mais do que necessários para que o caminho de integração seja simples e agradável.
Como usar a inteligência artificial na minha estratégia de vendas?
Por fim, vamos descobrir algumas formas de aplicar a inteligência artificial na estratégia de vendas. Assim, fica mais fácil observar a efetividade dessa tecnologia no seu dia a dia.
Inteligência artificial aplicada à voz
Se as chamadas de voz são o principal canal de vendas na sua empresa, você precisa começar a olhar os dados de voz. Com essas informações, você pode aperfeiçoar suas abordagens e até mesmo identificar pontos de melhoria na equipe.
Para deixar tudo mais claro, vamos te mostrar um caso de uso da nossa inteligência artificial, o Speech Analytics, na monitoria de atendimento de uma empresa.
Com o apoio da inteligência artificial que transforma voz em dados, você pode orientar melhor as suas equipes de vendas. Além disso, é possível mapear os argumentos que vendem mais, aqueles que podem afugentar o cliente, além de monitorar o humor do usuário que está conversando com você.
Assim, você passa a fazer uma gestão de ligações mais detalhada, encontrando insights para vender mais e pontos de melhoria.
Chatbot
Se bem implementados, os chatbots podem ter um papel importante na aquisição de novos clientes. Eles podem automatizar alguns procedimentos básicos no atendimento, como a coleta do nome, telefone e e-mail, por exemplo.
Além disso, essa inteligência artificial pode ser integrada a todos os outros sistemas da empresa. Assim, é possível ofertar ao cliente orientações e informações antes mesmo de um humano entrar na jogada.
Mas sempre tome muito cuidado com as automatizações. Apesar da tecnologia ser fundamental para a jornada do cliente, nunca deixe de lado o atendimento humanizado.
Qualificação de chamadas
Existem tecnologias, como o Call Tracking, que atuam na qualificação de chamadas. Com essa funcionalidade, você pode saber o quão produtiva uma chamada foi assim que você finaliza a ligação.
Conhecida como Call Score, essa inteligência artificial facilita na hora que você for ouvir as ligações com bom desempenho ou para mapear problemas no atendimento. Afinal, ela atribui notas de forma automática após cada chamada.
Para chegar a essa nota, o Call Score analisa alguns critérios na chamada, como:
- Tempo de fala do consumidor;
- Tempo de fala do agente;
- Quanto tempo de conversa cruzada entre os dois;
- O tempo de silêncio na ligação;
- Quanto tempo levou para que o usuário fosse atendido;
- Entre outros elementos que a inteligência artificial aprende com o tempo;
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender o papel e a importância da IA para equipes de vendas.
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