O alcance das campanhas digitais pode ser gigante, desde que as campanhas sejam bem pensadas e executadas. Diante disso, como o Call Tracking pode nos ajudar?
Para aumentar efetivamente a exposição da sua empresa, você pode e deve investir dinheiro em campanhas direcionadas para promoção da sua marca às pessoas certas.
Porém, com tantas opções e tanto conteúdo por aí, como escolher as ferramentas certas para a otimização de campanhas? Uma das melhores opções para incluir na sua estratégia de marketing digital é o call tracking.
Hoje, você vai conhecer melhor essa tecnologia e como ela pode te ajudar a otimizar campanhas com base nas suas ligações! Vamos lá?
O que é o call tracking?
O Call Tracking é uma tecnologia que consegue identificar a origem exata de cada lead telefônico, seja de campanhas online ou offline.
Para isso, você utiliza números diferentes, que aqui chamamos de Números-Phonetrack, nas suas campanhas, anúncios, mídias ou canais. Quando o cliente liga para sua empresa, nós conseguimos identificar de maneira automática a origem desse lead.
Além disso, sua empresa consegue coletar informações relevantes sobre esses clientes em potencial, transformando as ligações em insights preciosos para aplicar na sua estratégia de marketing.
Com o call tracking, você pode medir claramente os seus resultados e otimizar suas campanhas para aumentar ainda mais a sua receita.
Como otimizar as minhas campanhas online?
Utilize o Call Tracking
Primeiramente, além das métricas de call tracking — que incluem as gravações das ligações, por exemplo — seus anúncios veiculados pelo Google Ads podem fornecer informações valiosas sobre seu público.
O caminho que o usuário fez, palavras-chave que ele buscou antes de entrar em contato com a sua empresa e até mesmo as páginas acessadas são só alguns exemplos.
Com essas informações em mãos, você pode estudar as palavras mais faladas ou buscadas, ajustar as campanhas e investimentos e verificar quais campanhas têm maior sucesso. Afinal, elas provavelmente terão mais ligações que as outras.
O call tracking também te ajuda a calcular o ROI de uma forma mais assertiva. Para isso, ele faz com que todas as mídias estejam trackeadas, possibilitando um cálculo limpo e real.
Por fim, com base nesses números, você consegue identificar quais das suas ações estão com um bom desempenho. Assim, você otimiza seu orçamento e tem resultados mais concretos no seu dia a dia.
Planejamento e objetivo de campanhas
Analisar o resultado das suas campanhas é essencial para que elas fiquem dentro do desempenho esperado. Mas o que é esse tal desempenho esperado? Bem, isso depende do seu objetivo de campanha.
Um planejamento bem feito é a base do sucesso de uma campanha de mídia paga, independentemente dos canais utilizados. O planejamento começa a partir do momento que seu time de marketing tem um problema bem definido, como gerar leads, vendas, visitas, visualizações e etc.
Tendo em mente qual problema você tem, é a hora de definir um objetivo de sua campanha, que pode ser alcance, conversões, curtidas, compartilhamentos, tráfego, etc.
Portanto, defina quem você deseja impactar, quem é o seu público-alvo, quanto vai investir, durante quanto tempo sua campanha será veiculada e como entregará valor com seu copy. Não esqueça também de colocar o número telefônico nas suas peças para que sejam trackeadas pelo call tracking, viu?
Estabeleça o que é o sucesso para a sua campanha
No planejamento de campanha, é essencial que você defina critérios de sucesso.
Antes de pensar em olhar para números, defina as métricas que você quer alcançar, avalie e defina o que realmente é sucesso para sua empresa.
Você pode acompanhar métricas como custo por lead (CPL), custo por clique (CPC) e definir critérios, como manter essas métricas abaixo de um valor pré-estabelecido. Uma estratégia interessante é impor limites para as métricas. Dessa forma, dá para avaliar o desempenho delas. Por exemplo:
- Limite 1: Valor limite da métrica principal que define se uma campanha está com desempenho bom ou regular;
- Limite 2: Valor limite da métrica principal que define se uma campanha está com desempenho regular ou ruim.
Assim, você consegue interpretar suas métricas e classificar suas campanhas de acordo com o desempenho.
Defina ações a serem realizadas
A classificação de desempenho da campanha definirá a ação a ser tomada.
As métricas acima do Limite 2 indicam que você deve parar a campanha imediatamente. Quando o valor da sua métrica está entre os dois limites (limite 1 e 2), significa que você possui uma margem para melhorias.
Portanto, para ter um controle certeiro das suas campanhas, o acompanhamento deve ser uma tarefa diária. Caso os limites sejam estourados, parar a campanha rapidamente é essencial para não prejudicar seus resultados.
Assim que você parar/pausar as campanhas, você pode tomar duas ações.
A primeira é transferir o investimento para uma campanha em que o desempenho está melhor. Lembre de fazer essa transferência de modo gradual, pois o aumento de orçamentos muito bruscos tendem a aumentar o custo das ações.
A segunda é voltar ao planejamento da campanha e repensar todos os detalhes. Uma melhoria incremental pode não ser suficiente, pois seria necessário rever todo o processo de criação da campanha (se o pixel está configurado corretamente, se o copy gera interesse bem como se a imagem desperta atenção, se a URL de destino é a correta e se a segmentação faz sentido para a oferta).
Somente a partir dessas e de outras considerações, você deve criar uma campanha do zero, totalmente revisada.
Otimizar as campanhas é uma tarefa que deve ser realizada de maneira constante para que o investimento seja bem aproveitado. E aí, já sabia dessas dicas? Aproveite e conte pra gente: você já usa o call tracking para otimizar as suas campanhas?