Entenda o que é a segmentação de leads e saiba como aplicar nas suas estratégias de marketing. Descubra o caminho para transformar as ligações que o seu negócio recebe em vendas.
Sabemos que um objetivo em comum entre as empresas é transformar suas ações de marketing em vendas. A segmentação de leads é fundamental nesse processo e, apesar disso, somente 39% das empresas possuem e utilizam critérios para classificar os leads
Quando o assunto é gerar mais vendas, o telefone é ainda hoje uma escolha inteligente. Principalmente quando observamos que o Brasil é um dos cinco países com maior número de smartphones.
Entendemos que fazer a classificação dos potenciais clientes é um grande desafio. Então, se você quer saber mais sobre como isso pode transformar suas ações de marketing on e offline, continue a leitura.
Processo de segmentação de leads
Mas, afinal, o que é a segmentação de leads? Segmentar é criar critérios e aplicar filtros para qualificar a lista de leads. Tudo isso é feito de acordo com a necessidade de cada grupo e com a sua maturidade na jornada de compra.
Essa segmentação é essencial em qualquer estratégia para converter leads em clientes. Afinal, as ações posteriores são pensadas de forma estratégica para nutrir e educar os clientes em potencial antes de iniciar a etapa de negociação.
A comunicação com os leads, quando personalizada, aumenta muito as chances de sucesso. Pois, você se comunica da maneira correta, com a pessoa certa e no melhor momento possível. Seja através de e-mail marketing ou fluxos de nutrição. Direcionando, assim, os potenciais clientes para avançarem no funil de vendas.
A principal intenção da segmentação é definir o perfil do público para desenvolver ações de marketing mais adequadas e orientadas para cada lead.
Principais benefícios da segmentação de leads
Muitos ainda se perguntam sobre a importância da segmentação. Será que ela é realmente importante para o seu negócio? Pense que, quanto mais você conhece o cliente, mais fácil fica criar e direcionar suas estratégias. Dessa forma, é possível concentrar esforços para as necessidades de cada grupo. Isso te dá vantagens, como por exemplo:
Criação de um fluxo de nutrição
Classificando os potenciais clientes você pode produzir e-mails marketing customizados para cada perfil. Ao criar fluxos para nutrir os leads com a mensagem ideal, você pode educar e conduzir melhor cada um deles na jornada de compra.
Maior eficiência e assertividade
A segmentação permite agrupar potenciais clientes que têm características em comum. Dessa forma, você consegue ser mais assertivo nas suas campanhas e mais eficiente na hora de direcionar aqueles conteúdos que são relevantes para cada um desses grupos.
Menores taxas de rejeição
Com os grupos já definidos por características e interesses em comum, é mais fácil enviar e-mails que sejam interessantes se baseando na jornada dos leads. Isso diminui a chance de cair no spam ou que as pessoas encerrem os cadastros.
Como classificar os contatos da minha empresa?
Você sabia que existem ferramentas e automações que facilitam esse trabalho? Com alguns cliques, é possível monitorar todos os processos de prospecção, ativação, nutrição e follow-ups.
Além disso, diversas estratégias podem ser usadas no planejamento para contribuir no processo de classificação de leads.
Conheça 3 estratégias importantes para melhorar seus processos:
- Funil de vendas: segmentar leads através do funil permite adaptar o conteúdo e a oferta de acordo com o estágio do funil.
- Lead Scoring: importante sistema de pontuação que permite a classificação de leads e a qualificação pelo perfil e interesse.
- Call tracking: identifica a origem das chamadas telefônicas, seja de anúncios, campanhas online ou offline.
Transforme os leads telefônicos em clientes
O processo de qualificação vai além de ter um bom volume de leads, também é necessário ter uma estratégia para utilizar como solução nas ações de marketing.
As chamadas telefônicas potencializam a compreensão das características do potencial cliente. Então, quando falamos em leads telefônicos, existem diversas métricas que podem ser avaliadas para otimizar as entregas. E fazer uma análise das ligações é essencial.
Call Tracking e a origem dos leads telefônicos
Com o Call Tracking, é possível identificar a origem das chamadas telefônicas e dar um passo à frente para otimizar campanhas e anúncios.
Para identificar a origem de cada lead telefônico, o Call Tracking cria o que chamamos de números-máscara. Esses números são distribuídos entre as mídias utilizadas na campanha ou nos canais da empresa.
Todas as ligações são direcionadas para um telefone principal, e assim o Call Tracking consegue fazer um mapeamento dos canais que geram mais chamadas.
Dessa forma, é possível alinhar estratégias para os canais que mais convertem.
Quer saber mais sobre o assunto? No nosso Guia definitivo da segmentação de leads telefônicos você vai conferir:
- Os tipos de leads;
- O que é a segmentação e sua importância;
- Estratégias para fazer a classificação dos perfis;
- Dicas de como e quando usar cada automação e ferramenta;
- Passo a passo de como segmentar leads telefônicos;
- E muito mais!
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