Comparamos os principais canais para geração de leads e apresentamos neste conteúdo completo e descomplicado. Continue a leitura e saiba qual o melhor para sua empresa!
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais encontramos novos canais para geração de leads ou para a própria venda. Se, antigamente, o foco eram os outdoors e anúncios de jornal, hoje, o WhatsApp, os formulários e as ligações telefônicas dominaram essa área.
Porém, entre essas 3 ferramentas, você sabe qual faz mais sentido para o seu negócio? Ou se é possível utilizá-las ao mesmo tempo? Para ajudar a responder a essas e outras perguntas, criamos este conteúdo.
Vamos apresentar as características, vantagens e desvantagens de cada alternativa para você escolher com assertividade aquela que combina mais com a estratégia dos seus clientes. Confira abaixo!
Geração de leads: conheça as vantagens e desvantagens do formulário, da ligação telefônica e do WhatsApp
Talvez você tenha chegado até aqui porque a geração de leads da sua agência de marketing não está apresentando os resultados esperados. Ou porque precisa de novas ações para sugerir aos clientes. Seja qual for o seu objetivo, entender os 3 canais que mostraremos abaixo ajudará a tornar seu planejamento mais certeiro.
Cada uma das opções tem seus próprios atributos. Porém, o que não muda entre elas é que a mensuração de resultados é fundamental. E contar com um software que facilite a análise desses números faz toda a diferença. Entenda melhor a seguir!
1. Formulário
O formulário é uma das maneiras mais populares de geração de leads. Você cria um conteúdo relevante, desenvolve uma landing page e a divulga com o objetivo de captar aqueles contatos. Mas, assim como todos os outros canais, possui vantagens e desvantagens.
Quando falamos dos benefícios, ele oferece rapidez e agilidade para conseguir as informações. Afinal, só é necessário preencher alguns campos e pronto! Além disso, o prospect repassa seus dados em troca de material rico, solicitação de contato e até de orçamentos. Assim, é possível entender melhor os seus desafios, desejos, os produtos que tem interesse e seu estágio de funil. Tudo isso, a partir da análise do conteúdo que ele fez o download.
Agora, a parte negativa é que o contato mantido com aquela pessoa acontecerá, na maioria das vezes, por e-mail. Canal esse que, devido à grande quantidade de propagandas e lixo eletrônico, acabou ficando um pouco banalizado.
Algumas pessoas não abrem mensagens de remetentes desconhecidos. Assim, é fundamental que o título do assunto seja certeiro e chame a atenção do público-alvo desde o início.
Ainda, possibilita um menor número de visualizações do que aplicativos de bate-papo, como o WhatsApp. Sem contar que se precisar de mais elementos, como cargo, salário e localização, o formulário fica longo e a pessoa pode desistir de responder.
2. WhatsApp
O aplicativo de mensagens mais utilizado do mundo já atingiu cerca de 2 bilhões de usuários. E mais do que um modo de se comunicar à distância, atualmente, ele se tornou indispensável na jornada do consumidor da maioria das empresas. Para você ter uma ideia, 83% dos brasileiros utilizam esse canal para compra de produtos e serviços.
Então, é impossível dizer que ele não é eficiente na hora da geração e conversão de leads. Mas como utilizá-lo de maneira assertiva para esse fim? Primeiramente, é necessário incluir uma forma de atalho para o WhatsApp da sua empresa em outros locais, como anúncios, sites e blog. Assim, você incentiva os possíveis clientes a entrarem em contato por essa mídia.
Como está na palma da mão da maioria dos brasileiros, a taxa de resposta costuma ser maior do que a do e-mail, por exemplo. Consequentemente, existem mais chances de captar o lead e gerar a venda.
Também, simplifica o entendimento da realidade do prospect e do que ele espera da empresa. Em uma conversa informal pode-se entender seus interesses, problemas e encontrar soluções mais adequadas ao perfil.
O lado negativo é que, com a quantidade de mensagens que recebemos todos os dias, responder uma empresa nem sempre é prioridade. Como no caso anterior, deve-se criar um conteúdo relevante e certeiro para obter contato.
Da mesma forma, vale a pena prestar atenção e deixar claro o horário de atendimento. Como estamos sempre com o aplicativo aberto, alguns consumidores podem ficar insatisfeitos se não forem respondidos fora do horário comercial. Por fim, sem a ajuda de um software que analisa dados, o entendimento da performance e das métricas desse canal tende a ser complicado.
3. Ligação telefônica
Geração de leads por telefone ainda funciona? Talvez essa seja uma das primeiras perguntas que passe na sua mente nesse momento. A resposta é sim, as chamadas continuam sendo relevantes. Um dado que comprova essa afirmação é que 43% dos leads gerados por anúncios do Google são de chamadas telefônicas.
Essa é uma alternativa ágil e ideal para captar leads de landing pages de produtos, por exemplo. Isso porque, para que um cliente ligue para a empresa, ele precisa estar muito interessado no produto. Ou seja, ele já está preparado para a compra.
Outro ponto fundamental é que quem dedica um tempo para fazer uma ligação quer uma resolução imediata. E se a empresa não tiver um telefone, pode perder esse prospect e a venda para o concorrente. Por fim, ele também abre espaço para conversas mais profundas em que pode-se entender a realidade da pessoa e identificar os melhores argumentos para convertê-la.
Quando falamos das desvantagens, se não for utilizado da forma correta, acaba disputando espaço com o digital. Isso porque, ao invés de usar um ou outro, é possível inserir diferentes telefones em anúncios e landing pages. Assim, pode-se aproveitar os dois mundos ao mesmo tempo e ainda mensurar quais comunicações estão trazendo mais leads telefônicos. Por fim, se não tiver a ajuda de uma plataforma de call tracking, fica complicado acompanhar os resultados.
Já que estamos falando das ligações, que tal ler um outro conteúdo sobre o assunto? Confira 6 motivos para adotar o telefone nas suas campanhas de marketing!
O mais importante nessa jornada é entender a necessidade de implementar uma estratégia omnichannel, unindo esses diferentes canais de comunicação para passar a mensagem da sua marca para o público.
Quer saber mais sobre a inserção dessas estratégias? Fale com a gente!