Você sabia que o telefone ainda é um canal eficaz para gerar leads e aumentar as vendas? Continue lendo e entenda como ele pode ajudar suas campanhas de marketing.
Otimizar os resultados das campanhas de marketing é um objetivo constante dentro das empresas. Afinal, quanto melhor a performance, maiores são as chances de fechar uma negociação.
A chegada das divulgações on-line e dos novos canais que a internet trouxe, gerou uma perspectiva sobre a eficiência das ligações para esse fim. É comum que alguns profissionais acreditem que elas não são mais necessárias. Porém, a situação não é exatamente essa.
O telefone, atualmente, divide espaço com outras mídias, mas ele ainda é uma escolha inteligente quando falamos em aumentar vendas, principalmente nas vendas que exigem agilidade. Não é à toa que uma pesquisa do Google mostrou que 70% das buscas mobile realizadas na plataforma terminam em uma chamada.
Para que você tenha mais confiança e argumentos na hora de apostar nessa estratégia, criamos este conteúdo. Apresentaremos 6 motivos para adotar as ligações no seu planejamento, para assim captar mais leads e alcançar as metas traçadas. Confira!
Conheça os motivos para incluir o telefone nas campanhas de marketing
Adotar o marketing telefônico faz sentido para todas as empresas que não querem perder vendas. Isso porque não é qualquer público que prefere a comunicação digital e, em alguns momentos, a agilidade desse canal se faz necessária.
É claro que é preciso incluir o telefone de uma forma inteligente. Um bom exemplo é adicionar o contato da companhia em anúncios fundo de funil. Ou até mesmo em outras ações em que a chamada é um call to action positivo.
De acordo com um estudo realizado pela Keller Center Research Report, incluir call to action de chamadas telefônicas em fundo de funil são importantes porque as ligações frias (cold calling) não são tão eficientes para a conversão em vendas, pois no experimento foram necessárias 209 ligações frias (cold calling) para fechar um único negócio.
Abaixo, entenda os principais benefícios de incluir essa mídia na estratégia dos clientes e conheça exemplos de cada um deles para utilizá-la da melhor maneira. Acompanhe!
1. Mensuração de resultados
Call tracking é o nome dado a mensuração de resultados das ligações. Quando se utiliza um software com essa funcionalidade, é possível adquirir uma série de informações e insights a respeito deste canal.
Há a possibilidade, por exemplo, de incluir diferentes números nos anúncios do Google e entender quais deles geraram mais leads por telefone. Além disso, dá para analisar a taxa de conversão e entender quais produtos, por exemplo, geram mais interesse.
Sem contar que uma ferramenta de Call Tracking, pode colaborar na otimização dos processos internos do time de vendas. Isso porque, com a quantidade de ligações recebidas, você poderá organizar a equipe de acordo com a demanda ou de acordo com o canal e ter ainda uma maior previsibilidade quanto ao investimento necessário.
Quer entender mais sobre esse tema? Conheça os 8 principais indicadores de vendas por telefone para a gestão comercial.
Esse é um excelente motivo para aderir ao marketing telefônico. Visto que dados precisos sobre as estratégias estarão disponíveis facilmente e toda ação poderá ser otimizada com assertividade.
2. Canal off-line disponível
Por mais que a internet traga uma série de benefícios, existem, também, muitos sites e informações duvidosas. Dessa forma, algumas pessoas ainda têm receio de realizar negociações, comprar ou passar dados importantes on-line.
Para atender a necessidade desse público, é importante que as agências de marketing incentivem o cliente a trabalhar com o telefone. Assim, existem mais chances de vendas por um canal ainda não utilizado e mais confiável para algumas personas.
3. Resposta ágil
Imagine uma situação em que você precisa resolver um problema ou fazer uma compra com urgência. Seria melhor discar um número e ter a resposta em poucos minutos ou passar horas aguardando uma mensagem no WhatsApp? Provavelmente, a primeira opção, certo?
Esse é o terceiro motivo para incluir as chamadas na sua estratégia. Assim, não se perdem aqueles leads que prezam pela agilidade e você une o melhor dos mundos on-line e off-line.
4. Mais proximidade com o cliente
Utilizamos tantas mídias on-line, que responder uma mensagem no WhatsApp ou em uma rede social tornou-se uma tarefa muito comum e, até mesmo, fria. Além disso, o texto enviado pode não ser lido da mesma maneira que a pessoa escreveu. Afinal, não tem entonação e a interpretação cabe a quem recebeu.
Quando falamos de vendas, essa situação pode ser um problema. Isso porque é importante se aproximar do cliente para fechar a negociação. Entender suas dores, desejos, desafios, humanizar a conversa e mostrar como o serviço é a solução para aquele cenário. E, pelos canais digitais, isso fica mais difícil.
Agora, pelo telefone, como é uma conversa simultânea, que você consegue ouvir atentamente, dar ênfase e se expressar livremente, essa tarefa se torna mais simples. Assim, aquelas empresas que buscam criar uma conexão com o consumidor devem adicionar as ligações nas suas campanhas de marketing.
5. Praticidade na negociação
Quem lida com clientes que possuem produtos ou serviços mais caros ou uma jornada do consumidor longa, sabe bem o quanto a negociação é importante. Principalmente, quando falamos de negócios B2B (Business to Business). Visto que envolve diferentes propostas, mais de uma pessoa para tomar a decisão e aquele vai e vem de contrato.
Nesse contexto, as chamadas são mais eficazes. Pois, por meio delas, a conversa flui mais facilmente e o contato se torna prático. Ao invés de passar horas trocando e-mails ou mensagens, uma proposta pode ser acordada em minutos.
6. Leads em estágio mais avançado
Você concorda com a gente que, para um cliente ligar para uma empresa, ele precisa estar muito interessado? Nesses casos, ele já está em um estágio avançado do funil e pronto para efetuar a compra, faltando apenas aquela conversa com o time comercial.
Por isso, é tão importante ter um número disponível. Afinal, existe a possibilidade de perder essa venda para o concorrente apenas porque o prospect não conseguiu entrar em contato pelo canal de sua preferência. Agora, você já conhece os principais motivos de apostar no marketing telefônico. Então, que tal entrar mais nesse mundo e entender a importância dele na jornada omnichannel? Acesse o conteúdo e veja mais!