Mesmo que você resista em acreditar, o telefone ainda tem um grande potencial para melhorar as vendas e o atendimento da sua empresa. Quer saber como? A gente te explica!
O telefone nunca sai de moda. E o melhor: nunca sai das mãos do seu consumidor!
Ignorar a força que esse canal tem para vender e para se relacionar com o seu público, é o mesmo que jogar dinheiro no lixo. Afinal, apesar das inúmeras tecnologias de comunicação que surgem a cada ano, é ao contato humano que as pessoas recorrem quando precisam de algo urgente.
Hoje, você vai entender porquê o telefone da sua empresa ainda é tão importante para as suas estratégias!
Como o telefone “sobrevive” num mundo multicanal?
As chamadas telefônicas sobrevivem no mundo moderno, dividindo espaço com centenas de formas de comunicação, por um único e simples motivo: o telefone passa segurança, proximidade e agilidade.
Sim, dividindo espaço. O telefone jamais perdeu seu lugar na preferência do público. E sim se adaptou à rotina contemporânea com uma comunicação omnichannel. E tirar a prova disso é mais fácil do que você imagina. Vamos lá:
Quando se fala em marcar uma consulta médica, por exemplo, temos certeza que você já utilizou as agendas online para garantir um horário, certo? Mas e se você estiver com pressa, vai optar pela agenda online ou vai pegar o telefone do hospital no Google e ligar para tirar suas dúvidas?
Outro exemplo prático: digamos que você queira comprar um imóvel, qual meio de comunicação mais efetivo para você negociar um bom valor, uma chamada de 5 minutos ou uma longa conversa pelo WhatsApp por várias horas?
Esses exemplos nos ajudam a entender melhor o valor de uma boa conversa por chamada de voz, mas é possível ir além!
Aqui na PhoneTrack, nós gostamos de fazer o seguinte teste: Jogue no Google “Não atende o telefone – Reclame Aqui” e veja com seus próprios olhos a imensidão de resultados que irá aparecer na sua tela.
Isso só pode significar que o telefone tem valor. E mais do que isso, o público está atento a empresas que ignoram esse canal. Quem liga para uma empresa, tem um maior senso de urgência, uma maior chance de fechar negócio e uma maior necessidade de ter seu problema resolvido de forma rápida.
60% dos consumidores preferem utilizar o telefone para contatar empresas!
Márcio Pacheco, CEO da PhoneTrack, pontuou em entrevista à CBN que:
“Hoje, cada consumidor escolhe o jeito que quer se comunicar com as empresas. O telefone tem uma participação muito relevante no dia a dia dos clientes. Seja no momento da venda, de um pós-venda, para fazer uma reclamação ou para buscar uma informação.”
Isso só nos ajuda a entender que, mais do que um canal de comunicação ou outro, a sua empresa precisa de uma jornada omnichannel efetiva e que não exclui o telefone, mas pelo contrário, o coloca como um dos seus principais pilares.
Saiba a Importância do Telefone na Jornada Omnichannel
Ter o telefone sobre a mesa não é o suficiente
Muito mais do que ter o telefone como um ponto de contato, é preciso dar a devida atenção a eles.
Se falamos que a maioria do público opta por chamadas de voz para contatar empresas, é preciso dar o foco necessário para garantir que, além de conectar um atendente com um consumidor, o telefone seja responsável por aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.
Entre 20% e 50% das ligações das empresas são perdidas
Esse número te assusta? Esperamos que sua empresa não faça parte dessa estatística. Afinal, esses números representam milhões de reais perdidos pelo mercado todos os anos por ignorar esse canal de contato.
70% das buscas mobile terminam em ligações telefônicas
E o público se frustra se não conseguir falar com um atendente humano!
E então, está convencido do valor e da importância do telefone para as estratégias da sua empresa?
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