Sabemos que o dia a dia do profissional de marketing é uma correria. Criação de anúncios, planejamento de redes sociais e atendimento ao cliente são apenas algumas das responsabilidades. E, com tantas mídias ativas, nem sempre é fácil criar um relatório de marketing completo e relevante.
Quando falamos dos leads telefônicos, a situação não é diferente. Existem diversas métricas a serem avaliadas para otimizar as entregas e análise de ligações é essencial. Para isso, é possível usar o Call Tracking para extrair os dados dessas ligações. Mas, sem saber quais realmente interessam, o trabalho pode se tornar confuso.
Por isso, neste conteúdo, explicaremos como desenvolver uma análise eficiente e clara para apresentar aos seus clientes. Você descobrirá como criá-la do início ao fim, além de conhecer dicas de métricas que devem estar presentes. Spoiler: também deixaremos um presente muito útil para as agências de marketing. Confira!
Entenda como desenvolver um relatório de marketing assertivo
No fim das contas, todos os especialistas na área sabem que o foco do cliente é enxergar os números crescendo. Sejam eles de vendas, leads ou engajamento, por exemplo. Para deixar todas essas informações tangíveis e simples para quem você atende, é essencial a criação de um relatório de marketing. Além de reunir os resultados, ele também agrega credibilidade ao trabalho realizado. Mas o que é necessário considerar para criá-lo? Explicaremos a seguir!
O primeiro passo é entender quais perguntas você quer responder a partir dos dados. Os anúncios do Google estão trazendo quantas ligações? As pessoas que chegam por meio dessa plataforma são qualificadas? Existe alguma peça que se destaca em performance? Essas são algumas ideias que podem direcionar a criação do relatório de marketing.
A etapa seguinte deve ser a de análise. Aqui, o objetivo é avaliar minuciosamente cada dado para resolver as questões anteriores. Então, as informações deixam de ser números soltos e viram insights, que compõem a terceira fase de desenvolvimento. É nessa etapa que você adquire base suficiente para otimizar ou gerar novas estratégias.
Isso acontece, pois será possível chegar a conclusões significativas, como a quantidade de pessoas que convertem pelo telefone. Ou, até mesmo, um canal que não faz mais sentido utilizar porque não traz desempenho satisfatório. Por fim, é fundamental acompanhar todos os materiais que estiverem no ar para entender e coletar dados.
Outra dica importante é iniciar pelo estudo macro, trazendo informações de desempenho gerais do mês. Depois, seja mais específico, com métricas relacionadas a cada mídia. Também é interessante destacar os melhores e piores resultados para, assim, valorizar o que foi feito e mostrar os pontos que necessitam de melhoria.
Saiba quais dados devem conter em um relatório de marketing com leads telefônicos
Você sabia que as empresas que não rastreiam as ligações perdem até 85% das conversões? Por isso, utilizar a tecnologia de mensuração de leads, o Call Tracking, vai fazer a diferença no seu desempenho.
Mas, depois de adquirir um software que ajuda nessa tarefa, é necessário saber explicar ao cliente os resultados vindos dos leads telefônicos. E é aqui que o relatório de marketing entra em ação.
Como existem diferentes métricas possíveis para esse documento, abaixo, separamos quais não podem faltar. Confira!
Fonte da chamada e volume de ligações
Os primeiros dados a serem avaliados são a fonte da chamada e o volume de ligações. Afinal, não adianta colocar vários canais no ar e não saber quais têm a melhor performance, não é mesmo?
Por isso, aqui você entende quais mídias geram maior interesse. Essa parte também auxilia na hora de decidir investimento. Isso porque, sabendo o que funciona, fica fácil direcionar o budget do cliente.
Para ajudar nessa tarefa, a PhoneTrack disponibiliza números dinâmicos. Assim, é possível rodar diferentes telefones e entender qual recebe um número maior de ligações de acordo com o local em que foi inserido.
Horário com mais contatos
Outra informação relevante é o horário em que mais pessoas procuram a empresa. Aqui, a agência de marketing deve analisar os picos de ligações para, por exemplo, aumentar o investimento em anúncios nesse mesmo período. Também é útil para direcionar um time maior para a atividade e agilizar o atendimento.
Número de telefonemas por lead
Dependendo do tipo de negócio do seu cliente, pode ser que a jornada de compra seja curta ou longa. Então, alguns interessados talvez precisem ligar várias vezes até converter. Esse é um dado bem importante para acrescentar no relatório de marketing de call tracking. Afinal, será possível responder quantas conversas são necessárias até a venda, por exemplo.
Sem contar que será simples verificar quando um lead nunca fez uma ligação e entender qual canal é mais eficiente para atraí-lo pela primeira vez. Por isso, é importante para as estratégias descobrir o local que ele visitou antes da chamada.
Oportunidades perdidas
Provavelmente você já ligou para uma empresa e não foi atendido. Essa é uma situação comum, mas complicada para a equipe de atendimento que não conseguiu responder aquele lead telefônico. Por isso, apresentar ao seu cliente as oportunidades perdidas é uma forma de incentivá-lo a melhorar algum processo interno. Dentro da nossa plataforma, é possível retornar a essas pessoas que ficaram sem contato, o que ajuda a minimizar o problema.
Assunto mais relevante
Sabemos que existem as dúvidas frequentes ou assuntos que estão em alta entre os consumidores. Dessa forma, entender o tema mais mencionado nas ligações se faz muito importante para resolver alguma complicação e criar um conteúdo respondendo às perguntas, por exemplo. Além disso, pode-se identificar um concorrente ou produto muito procurado.
Com a ajuda do Speech Analytics, é possível monitorar as palavras-chave e encontrar esses tópicos. Sem contar que a ferramenta também é capaz de perceber o humor do cliente. Informação interessante para acrescentar no relatório de marketing, viu?
Número de conversões
Essa é uma das principais métricas, afinal ela diz se o lead estava preparado para a compra naquele momento. E ainda mostra a capacidade que os atendentes possuem para vender os produtos e serviços por telefone. Ou seja, aqui você sabe exatamente quantas pessoas foram convertidas em clientes por meio das chamadas.
Tempo de Espera e Taxa de Abandono
O tempo de espera reflete muito na performance do atendimento por telefone. Isso porque, se existe demora na resposta, o consumidor pode não aguardar e desligar. Como ele se prontificou a entrar em contato com a empresa, provavelmente, o time perdeu uma pessoa que estava interessada em comprar.
A taxa de abandono é semelhante, já que é consequência do atraso na hora de conversar com o cliente. Essa métrica deve estar no relatório de marketing porque, identificando o tempo médio de retorno, é possível encontrar medidas para diminuí-lo, se necessário.
Ficou claro a importância dos relatórios para provar os leads telefônicos, não é mesmo? A partir deles, sua agência terá insights que aumentarão as conversões dos clientes.
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Para ajudar você nesse job, separamos um template de relatório que irá agilizar o trabalho na agência. Faça o download e acerte na apresentação de resultados!