As tecnologias disruptivas já estão sendo adotadas pelos seus concorrentes e precisam estar em sua empresa. Pelo menos é o que sugere um estudo realizado pelo CPQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações.
Ele avaliou diversas tecnologias emergentes, como o 5G – 5ª geração das redes móveis e a Inteligência Artificial Embarcada, por exemplo. O resultado sugere que as organizações que ainda não começaram a investir em tecnologias disruptivas pretendem fazê-lo em breve.
Já conhece a tecnologia que analisa os dados das ligações? Saiba mais sobre o Call Tracking aqui.
Entre as tecnologias avaliadas, o destaque foi para a 5G que, de acordo com as previsões, deve estar integrada nos setores produtivos em até três anos. Ela é considerada como de alto poder disruptivo em todos os setores. Além disso, acredita-se que o seu uso vá proporcionar novas maneiras de fazer negócios em toda economia brasileira.
Mas afinal, o que são e quais são as tecnologias disruptivas? Descubra e veja como elas podem impactar o seu negócio!
O que são tecnologias disruptivas?
A palavra “disrupção” vem de quebra de algo que era padrão e é descontinuado. Assim, quando se fala em tecnologias disruptivas em relação aos negócios, se refere a algo tão inovador que é capaz de mudar a forma como a empresa trabalha ou como as instituições negociam, por exemplo.
Em suma, as tecnologias disruptivas provocam mudanças e fazem padrões serem alterados, só por meio de sua implantação. Um exemplo interessante e que certamente você conhece de empresa que adotou uma tecnologia disruptiva é o da Netflix.
Depois que ela promoveu uma maneira diferente das pessoas consumirem a produções audiovisuais, esse universo nunca mais foi o mesmo. Prova disso é que você, provavelmente, já visitou locadoras para alugar filmes, não é? Há quanto tempo nem pensa nisso?
Graças a uma tecnologia disruptiva, o consumo mudou e obras que antes eram vistas por poucos, agora são facilmente acessadas de qualquer dispositivo com internet. Assim, além de mudar a forma como as pessoas consomem esse tipo de serviço, a empresa ainda ampliou o acesso de lançamentos e proporcionou que pessoas, que antes não tinham tal facilidade, pudessem consumir o que há de mais novo nesse mercado.
Claro que a Netflix é apenas um exemplo e que nem todas as empresas vão adotar esse mesmo sistema. No entanto,ela é uma prova de que a adoção de tecnologia pode provocar mudanças. E essas mudanças não são apenas na instituição. Quando bem posicionadas e usadas, podem revolucionar todo o mercado. Você já tinha pensado nisso?
Qual o impacto de tecnologias disruptivas nos negócios?
Com a adoção e implantação das tecnologias disruptivas a empresa pode mudar a forma como faz o seu trabalho. Além de incluir novas ferramentas em sua rotina, poderá alterar processos, buscando sempre o aperfeiçoamento. Consequentemente, a produtividade da equipe tende a aumentar, bem como o faturamento.
Além disso, a adoção de novas tecnologias também podem mudar a sua relação com o seu cliente. Ao aprimorar os processos e oferecer um produto ou serviço diferenciado, ficará mais fácil tanto atrair novos compradores, quanto fidelizar os já existentes.
Dessa forma, é possível dizer que a adoção das tecnologias disruptivas pode transformar as ações internas e ainda revolucionar a forma como a empresa é vista no mercado.
7 principais tecnologias disruptivas para você ir além
Ficou animado para adotar as tecnologias disruptivas em sua empresa? Então conheça algumas que já estão disponíveis e que podem transformar a forma como a sua instituição trabalha!
1- IA e machine learning
A inteligência artificial já está presente em muitos setores e ajudam na tomada de decisões. É ela quem permite compilar os dados, identificar possíveis falhas com agilidade e melhorar a tomada de decisão.
Mas é também nesse meio que entra o machine learning, que pode ser traduzido como “aprendizado de máquina”. Os conjuntos de dados sintéticos que foram criados pela IA se baseiam na forma original para sugerir tomadas de decisões ou ações dentro da empresa.
É uma máquina agindo como tal. Dessa forma, por vezes, falta o fator humano incluído nas possíveis soluções. Acredita-se que isso venha a ser mais debatido e até a ser mais considerado, perante ao uso dessa, que é uma das principais tecnologias disruptivas, nos próximos meses.
Um exemplo de tecnologia disruptiva que têm inovado o mercado com a IA é a da própria Phonetrack. Uma ferramenta de mensuração, análise e qualificação de dados de voz, desenvolvida para times de marketing, vendas e gestão. Com a inteligência artificial, é possível analisar ligações, criar automações, classificar as ligações mais estratégicas e acelerar todo o processo de vendas.
2- Big data e analytics
O uso de big data e analytics dá ao gestor uma visão mais clara sobre oportunidade e risco. Mas não é só isso. Essa tecnologia também vem mudando a maneira como as empresas atuam nos mais diferentes setores e não apenas nos negócios. Muitas estão alterando a forma como trabalham a sustentabilidade e as questões ambientais
Atualmente, o big data está sendo muito utilizado para identificar o comportamento dos clientes em relação à marca, ao integrar as informações do cliente às mídias sociais. Dessa forma, os times de marketing ficam munidos de informações e insights para utilizar ações ainda mais assertivas.
3- 5G
Citado no estudo do CPQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações como uma das tecnologias disruptivas que podem causar maior impacto, o 5G é considerado promissor por muitos. Já para outros, o consideram uma solução pronta, que está em busca de um problema para ser solucionado.
Vale lembrar que o 5G é esperado não apenas pelas empresas, mas também pelos consumidores em geral. Afinal, ele promete chegar não apenas com uma maior velocidade de internet, mas também fazendo parte da adoção de objetos inteligentes e até das sonhadas cidades inteligentes.
Como o 5g faz uso de frequência mais altas da telefonia para que possa funcionar, variando entre de 3,5 GHz (Gigahertz) a pelo menos 26 GHz, acaba tendo uma capacidade maior. Ao mesmo tempo, como possui ondas menores, acabam sendo bloqueados, com mais facilidade, por objetos.
Por isso, o seu uso ainda caminha em passos lentos. Afinal, a melhor maneira de fornecer essa facilidade ainda não foi totalmente elucidada. No entanto, acredita-se que não falta muito para que isso aconteça e para que o 5G revolucione a forma de trabalhar e de viver.
4- Blockchain
Essa tecnologia se apresentou como a revolução do momento, mas acaba que está caminhando a passos mais lentos do que eram esperados. Para quem não se lembra, o Blockchain é aquele sistema no qual a tecnologia arquiva e registra as transações de moedas virtuais como, por exemplo, é o caso do Bitcoin.
Em suma, é um grande e seguro livro e registro digital que se apresenta como imutável e totalmente confiável. Embora o burburinho inicial tenha sido grande, aparentemente, o medo da exposição de dados acabou inibindo um pouco o uso dessa, que é uma das tecnologias disruptivas.
Na prática, a tecnologia do blockchain pode ser utilizada de várias formas, como substituir os carimbos de cartórios por certificações digitais, permitindo assinar, validar e autenticar contratos com documentos digitais de maneira rápida e segura.
5- Data driven
Se você ainda não tem essa tecnologia em sua empresa, está realmente ficando para trás. Tudo está mudando e muito rapidamente. A forma como você fazia compra e pagava as suas contas em 2021, não são as mesmas que agora, não é?
Se na rotina simples, como a de ir ao supermercado, isso já fica tão evidente, imagine no mundo dos negócios! A história de tomar decisões de acordo com a intuição já não serve mais. Agora, a gestão deve ser baseada em dados.
Para que sejam corretas, precisam estar focadas em dados atualizados. É por isso que adotar sistemas e softwares que consigam integrar os setores da empresa e oferecer dados em tempo real tornou-se tão importante.
Os negócios acontecem rápido e vence essa guerra quem for tão rápido quanto assertivo. Para isso, é preciso ter as informações disponíveis e a fácil acesso, ou seja, o data driven é uma realidade é preciso ser adotado por quem quer sobreviver frente à concorrência.
6- Drones
Muitos setores não se lembram do drone, mas a verdade é que é também uma das tecnologias disruptivas. E a tendência é de que seu uso seja ainda mais expandido, em diversos setores.
Na construção civil, por exemplo, é comumente usado tanto para inspecionar a obra, quanto para atender aos clientes. Afinal, nada melhor do que um vídeo feito a poucos dias para mostrar como tudo está caminhando.
Isso sem contar que por meio do drone é possível até fotografar a vista que um apartamento terá e mostrar ao comprador do imóvel na planta. Dessa forma, acaba deixando o negócio ainda mais atrativo.
Mas não é só na construção civil que o drone vem fazendo sucesso. Por meio dessa tecnologia, é possível inspecionar, por exemplo, grandes plantações. Dessa forma, possíveis pragas podem ser identificadas antes mesmo de se alastrarem e gerarem prejuízo.
A expectativa é que esses aparelhos, cada dia mais modernos e eficientes, sejam usados ainda mais. Afinal, da mesma forma que estão revolucionando a construção civil, poderão beneficiar outras áreas.
7- Chatbots
Impossível terminar a lista de tecnologias disruptivas em falar sobre chatbots. Eles já estão presentes na rotina de quem vende e de quem compra. Afinal, quem nunca sanou uma dúvida qualquer em um e-commerce, às 4 horas, graças à ajuda do chatbot.
Essa transformação digital mudou a maneira como as empresas se relacionam com os clientes. Graças a essa, que é uma das tecnologias disruptivas, é possível atender ao consumidor, 24 horas por dia, sem ter que ter um atendente humano para isso.
Buscando formas de otimizar as técnicas tecnologias da sua empresa? Não perca a oportunidade de baixar o nosso material com um Guia sobre como Aumentar a Conversão por Rastreamento e descubra como converter leads telefônicos de forma mais efetiva.