Em tempos de mídias digitais, que geram muitos dados e métricas automáticas para acompanhar, como o Google Ads, será que ainda vale a pena investir em campanhas off, como os outdoors?
Essa é uma pergunta que muitos gestores de marketing e profissionais de agências de propaganda se fazem nos dias atuais. Afinal, em um primeiro momento, mensurar o ROI desse tipo de campanha pode parecer complicado.
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A boa notícia é que, com a ajuda de ferramentas tecnológicas ou alguns recursos simples, calcular o retorno de mídias off fica bem mais simples.
4 maneiras para rastrear o retorno de campanhas off com outdoor
O outdoor é uma peça de comunicação que chama muito a atenção do público, tendo em vista que tem um tamanho grande e fica posicionada em locais estratégicos.
Investir nesse tipo de mídia pode ser bastante vantajoso, principalmente para estabelecimentos que atendem a praticamente todo tipo de público, como restaurantes, hotéis, postos de gasolina e lojas de departamento.
Veja, a seguir, algumas das principais estratégias que podem ser usadas para mensurar os resultados do retorno de campanhas off com outdoor.
1. Pesquisas com clientes
Uma forma de mensurar o retorno de campanhas de outdoor é fazendo pesquisas com os clientes. Nesse caso, sempre que um cliente novo for até o estabelecimento ou entrar em contato com a empresa, os vendedores devem questioná-lo sobre como ele ficou sabendo do negócio.
Essa metodologia, embora funcione, é bastante trabalhosa. Afinal, os vendedores precisarão questionar todos os clientes. Para quem responde, isso também pode se tornar cansativo.
Também há a possibilidade de enviar os questionários online, mas não se tem a certeza de que o cliente vai responder. É por isso que, entre as medidas para mensurar estratégias offline, essa é uma das com menor eficácia.
O ideal é pesar os prós e os contras e analisar se vale a pena ou não realizar essa atividade. Em alguns momentos, o esforço acaba não compensando e vale a pena partir para outros caminhos.
2. Aparelhos móveis próximos ao outdoor
Uma alternativa interessante, porém custosa para mensurar o ROI dos outdoors é instalando aparelhos móveis que, por meio do wi-fi emitido pelos smartphones das pessoas que passam pela rua, calculam o fluxo de movimentação naquele raio de espaço.
Os aparelhos são bem discretos e ninguém percebe que há um sistema de monitoramento de wi-fi no local. Também não há nenhum problema legal ou de ordem jurídica que impeça de usar esse artifício. Afinal, você não estará invadindo a privacidade, tampouco coletando dados de alguém.
O problema é que você terá apenas a métrica com a quantidade aproximada de pessoas que passaram pelo local. É impossível saber quantos desses indivíduos foram impactados pelo anúncio, tampouco se o outdoor fez com que eles despertassem o interesse em comprar os seus produtos ou utilizar os seus serviços.
3. Uso de QR Codes
Os QR Codes são uma excelente maneira de mensurar os resultados obtidos em campanhas off, como os anúncios em outdoor.
Nesse caso, podem ser criados códigos que direcionam o usuário para o site da empresa, por exemplo.
A ideia é que os usuários possam usar os seus smartphones para ler os QR Codes e serem direcionados para uma página específica.
Após isso, usando recursos como o Google Analytics, o estrategista de marketing consegue analisar quantas visitas do site foram geradas pelo QR Code estampado no outdoor.
Esse tipo de estratégia é útil, principalmente, para as placas que estão mais baixas, numa altura próxima ao usuário. Afinal, fica difícil apontar o celular e fazer a leitura de um QR Code que está há muitos metros do chão.
4. Rastreamento de chamadas
Sem dúvida, uma das melhores maneiras de monitorar os resultados e o ROI, não apenas de campanhas com outdoor, mas de qualquer outra mídia off, é o rastreamento de chamadas.
Para isso, é necessário que você contrate um serviço especializado, que criará uma máscara, ou seja, um número diferente para a sua linha telefônica.
Dessa forma, você saberá exatamente quantas das pessoas que ligaram para a sua empresa pegaram o número no outdoor.
Isso é interessante, inclusive, para você mensurar em que tipo de mídia tradicional mais vale a pena investir. Isso porque não há um limite de máscaras que podem ser criadas para a sua linha telefônica.
Imagine, por exemplo, que além do outdoor, você também invista em anúncios em uma emissora de rádio e em um jornal impresso da sua cidade. Nesse caso, é possível criar máscaras diferentes para cada uma dessas peças publicitárias.
Assim, você saberá exatamente quantas pessoas ligaram porque viram o seu outdoor, leram o anúncio no jornal ou ouviram o spot no rádio.
A essa tecnologia é dado o nome de call tracking. A técnica é um grande diferencial, que pode ser usado para as agências de propaganda e departamentos de marketing das empresas terem mais eficiência em suas estratégias.
Por meio dela, você saberá se está valendo a pena ou não fazer os investimentos que estão sendo realizados em cada uma das mídias tradicionais.
Essas são algumas das melhores estratégias para mensurar o retorno de outdoors e outras campanhas off. É interessante que você pense e escolha as que forem mais interessantes para o seu negócio ou para os seus clientes.
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