A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) veio para mudar a forma como a gente trata as informações atualmente. E não é apenas um setor que está sendo impactado. Pelo contrário, todos os setores da economia estão precisando se adaptar a essa nova realidade. Afinal, todo mundo (ou pelo menos grande parte das empresas) trabalha com base em dados hoje em dia. O setor automotivo não ficaria fora dessa…
Portanto, buscar informações sobre o funcionamento da lei é essencial!
A título de informação, a lei entra em vigor (com fiscalização, pensalizações, etc) a partir de agosto de 2021. Mas apesar desta data futura, a LGPD foi aprovada em 2018! Após uma batalha que durou anos.
E ela surge em um momento essencial de controle sobre informações e proteção ao consumidor. Com ela, o Brasil está ao lado de mais de 100 países onde há normas específicas para definir limites e condições para coleta, guarda e tratamento de informações.
A era dos dados chegou e precisa de controle!
Se você ainda não se aprofundou seu conhecimento sobre a LGPD, saiba mais aqui >
Para o setor automotivo, algumas coisas vão mudar…
Neste caso, os profissionais que trabalham com a venda de veículos vão precisar fazer uma espécie de revisão na maneira como os dados dos prospects ou clientes estão girando dentro da empresa.
E vale lembrar que a lei vale para toda forma de coleta de dados. Ou seja, desde um simples formulário no site da concessionária, até os outros documentos (impressos) que circulam no dia a dia de trabalho.
Mas calma, sabemos que toda novidade gera dúvidas. Por isso, separamos aqui algumas dicas para que você que trabalha com concessionárias saiba como se adaptar a LGPD.
A importância da LGPD para o setor automotivo
É importante tirar essa impressão de que a Lei Geral de Proteção de Dados é apenas uma burocracia. Pelo contrário, a ideia é que as informações possam ser protegidas, tanto em benefício à pessoa física, como em benefício a empresa.
Como?
Quem trabalha com o setor automotivo sabe que o problema de gestão de dados, vazamentos, etc, é algo que acontece com frequência.
- Em 2018, diversas empresas como Tesla, Chrysler, Ford, Toyota, GM e Volkswagen, tiveram um pacote de dados de 157 gigabytes vazado, contendo 47 mil arquivos com informações de clientes e contratos firmados com as montadoras.
- Em 2019, isso se repetiu, a Toyota e a Lexus tiveram um vazamento gigantesco de dados, deixando tanto empresas quanto consumidores em risco.
Portanto, a adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados é primordial para quem trabalha no setor.
Dicas de adaptação à LGPD para o setor automotivo
Se adaptar não é apenas uma escolha, afinal, estamos falando de uma lei. Mas esse controle vai trazer diversos benefícios para a empresa.
Portanto, separamos algumas dicas para que as concessionárias possam se adaptar a essa nova realidade e para que consigam ter um controle eficaz sobre esses dados.
1. Comece a documentar TUDO
Para que você tenha uma noção sobre os dados que possui, é necessário começar a documentar tudo. Só assim você vai conseguir organizar as informações que tem em mãos.
Portanto, documente tudo!
Comece com os arquivos internos de dados, descubra quais são os seus sistemas internos e encontre o local onde os dados pessoais estão armazenados. É importante lembrar que essa organização deve ser feita tanto com arquivos físicos, ou seja, documentos impressos, como com arquivos digitais.
Organização e documentação são as chaves para estar de acordo com a LGPD.
2. Dados somente com consentimento
Agora, você só poderá coletar dados dos leads, prospects, etc, se for consentimento da pessoa envolvida.
Esse é um dos pontos mais importantes da Lei Geral de Proteção de Dados. Com essa questão, é primordial que você entenda que o consentimento nunca deve ser assumido pela empresa como algo certo. Ou seja, presumir que somente porque a pessoa está se cadastrando em um formulário, ela está demonstrando consentimento. NÃO, isso deve estar claro no momento da inscrição e deve sempre ficar claro as razões pela qual você está solicitando dados e o que vai fazer com essas informações.
E o que a concessionária precisa fazer aqui?
- É importante rever como estão sendo gerenciadas e registradas as informações de clientes e leads tanto para marketing, como para o CRM.
- Rever formulários de site e documentos impressos.
- Rever os dados já armazenados, pois eles precisarão passar pelo consentimento.
3. Nomeie uma pessoa responsável
O trabalho para a adaptação à LGPD pode acabar tomando muito tempo. Por isso, uma das dicas é definir uma pessoa responsável por toda essa organização.
Neste caso, chamamos essa pessoa de Data Protection Officer (DPO). De certa forma, esse colaborador se tornará um guardião dos dados dentro da concessionária.
O trabalho dessa pessoa consistirá em fazer a organização e a ponte entre o titular dos dados e a empresa que detém essas informações.
Portanto, é muito importante que a concessionária disponibilize um canal de comunicação direta dos clientes, leads e prospects com este encarregado, seja por e-mail, telefone ou endereço físico.
A PhoneTrack já se adaptou e você?
Essas são apenas algumas das ações necessárias para se adaptar à LGPD. Tudo vai mudar, da forma como coletamos informações para vendas, até mesmo os dados coletados para marketing.
Portanto, é primordial que as concessionárias busquem mais informações para estarem de acordo com a lei.
Nós já estamos adaptados às leis e nos preocupamos expressamente com a LGPD, afinal, os dados fazem parte do nosso trabalho. Portanto, estamos ajudando as concessionárias com todo esse processo de organização, através de dicas e conteúdos aqui no nosso blog.
Continue acompanhando os nossos canais para mais informações! E comece o quanto antes a organizar a casa e se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados.
Assista o vídeo do webinar que tivemos com o Gabriel Hayduk, Superintendente de Privacidade e Proteção de dados da Tecnobank