Revolução tecnológica. Esse conceito não é tão recente assim. Ou seja, há um bom tempo se fala sobre isso e em como ela mudaria as formas como nós vivemos, conversamos e interagimos com o mundo. E seja como for, essa realidade já faz parte do nosso dia a dia. A Revolução Tecnológica já aconteceu, e trouxe diversas novidades para a nossa vida. Entre essas novidades, está a a Internet of Things (IoT, ou Internet das Coisas). Ela surge com o avanço da internet e da presença da mesma em nossas vidas, além do surgimento e evolução dos dispositivos móveis de conexão.
Em resumo, caso você não saiba ainda o que é a IoT, podemos defini-la como sendo a comunicação entre objetos físicos que permanecem conectados e a sua interação com os usuários, que é feita por meio de sensores inteligentes e softwares de transmissão de dados em redes.
Nesse ínterim, a Internet das Coisas vem oferecendo diversas oportunidades para o universo do marketing digital. Sobretudo, é necessário conhecer essas oportunidades para aproveitá-las e melhorar os resultados do seu negócio.
As oportunidades da Internet das Coisas: dados, conectividade e busca por voz
Antes de mais nada, a Internet of things vem abrindo, aos poucos, um leque de oportunidades para estratégias de marketing digital. Ou seja, a ideia da utilização da IoT no marketing é uma evolução que precisa ser levada em consideração.
Conectividade ou hiperconectividade?
A IoT aumentou a conectividade entre as pessoas e os aparelhos tecnológicos. Celulares, assistentes virtuais, televisões e até mesmo eletrodomésticos estão conectados com a internet.
Esse aumento de conexão entre tecnologia e seres humanos demonstra o quanto as marcas precisam estar presentes em diversos canais. Ou seja, essa é a oportunidade de investir em estratégias 360º, omnichannel, que conversem com diversos canais e levem as marcas a estarem presentes em diversos locais, para marcar presença no cotidiano das pessoas.
O aumento da conexão gera diversos insights para a divulgação da marca e a elaboração de novas estratégias. Mas, além disso, essa hiperconectividade gera algo precioso para as estratégias de comunicação: um aumento na geração de dados.
Dados: o ouro do século
Em primeiro lugar, essa talvez seja a maior das oportunidades oferecidas pela IoT: a geração de dados.
Com o aumento da conexão, surgem mais informações, o que pode gerar mais dados no momento da criação da estratégia para a comunicação.
Hoje em dia, existem diversas formas de coletar dados dos usuários em rede. Mas com a IoT, conseguimos coletar muitos dados referentes ao comportamento diário de cada consumidor.
A Internet das Coisas traz essa grande massa de informações sobre os usuários. Esses dados transformam as estratégias de negócio das empresas e até mesmo provocar uma revolução no mercado.
O poder da voz
Não é de hoje que a voz vem ganhando destaque quando o assunto é tecnologia. Assistentes virtuais por voz, audio marketing, entre outras tendências estão se consolidando no mercado. A busca por voz é uma delas!
E essa tendência se liga direto com o IoT.
Os comandos por voz, hoje, são essenciais para quase todos os aparatos eletrônicos. Assistentes pessoais como a Alexa, a Siri ou a do Google, até mesmo outros objetos que já fazem uso da tecnologia de busca por voz, como as televisões, já fazem parte dessa realidade.
As marcas, portanto, devem estar atentas a como isso muda a forma como se divulgam produtos e serviços.
Planos de SEO, o comportamento do consumidor na internet, a forma como ele interage com o conteúdo das marca. Tudo isso muda com a maior utilização da voz.
Essa é uma oportunidade de rever os planos de negócio e utilizar a IoT a seu favor.
Como aproveitar as oportunidades da Internet das Coisas?
A chave para tornar as estratégias ainda mais ricas e as oportunidades geradas pelo IoT são os dados. Ou seja, o que torna a resposta para essa pergunta meio óbvia: invista em tecnologia para conseguir aproveitar os dados dos usuários.
Uma das maneiras de tornar isso possível é apostar em softwares que utilizam a inteligência artificial para coletar e analisar dados dos mais variados canais. No caso do telefone, por exemplo, o Phonetrack tem a solução ideal para tornar as suas estratégias ainda mais eficientes.
Com a PhoneTrack você pode mensurar melhor as campanhas e incluir dados de voz. Conheça o Analytics das ligações: Mensure campanhas e melhore as vendas com informações em tempo real sobre todas as ligações
Estamos em uma fase muito importante da revolução tecnológica, em que as marcas precisam considerar novas estratégias para aumentar os resultados. E aí, a sua estratégia já está pronta para isso?
Continue lendo nosso blog para mais análises sobre como você pode aproveitar melhor os dados gerados pelos usuários nas suas ações de marketing.