Não é segredo para ninguém que com o grande avanço tecnológico, estratégias omnichannel se tornaram obrigatórias para o marketing das empresas. Se comunicar não é, hoje em dia, uma via de mão única. Muito pelo contrário: são diversas vias e as empresas precisam estar em todas elas.
Ok, tudo bem, talvez não em todas, mas é essencial estar onde o seu possível cliente está. Isso quer dizer que a sua marca precisa ser onipresente.
Ainda mais se levarmos em consideração os desafios dos últimos tempos, que elevaram a presença digital a outro patamar. O comportamento dos usuários em rede se tornou ainda mais marcante dividido entre diversos canais.
Por isso é importante que fique claro que ter uma estratégia omnichannel não é apenas trabalhar com chatbots e com WhatsApp. As possibilidades de presença digital são inúmeras e é necessário considerá-las.
- Ligações telefônicas;
- Instagram;
- Facebook;
- Linkedin;
- TV;
- Rádio;
- Revistas;
- Youtube;
- Tik Tok…
Do clássico ao mais recente, estabelecer em quais canais a sua marca vai estar é primordial para tornar as estratégias de comunicação eficazes e que sejam verdadeiramente uma estratégia omnichannel.
Em uma recente pesquisa, a Salesforce – State of the Connected Customer mostra que em média os clientes estão se conectando com as marcas por até nove canais para tomada de decisão de compra. SÃO NOVE CANAIS DIFERENTES.
Faça uma conta rápida e verifique quais são os canais que a sua marca está presente, apenas para entender se o seu negócio está ou não trabalhando com uma estratégia 360º.
Além dessas informações, o estudo ainda nos aponta que o engajamento por e-mail, telefone e o atendimento pessoal continuam sendo os favoritos dos consumidores.
A pesquisa desenvolvida pela Salesforce apenas reforça o quanto o omnichannel está se tornando ainda mais imperativo na sociedade atual. De acordo com os dados apresentados, os consumidores afirmaram que devido aos desafios da COVID-19, as expectativas em relação às habilidades digitais das marcas aumentaram.
O público está esperando mais das marcas. E agora?
O segredo é ir além do básico
Com os consumidores cada vez mais exigentes e presentes em todas as plataformas, é necessário sair do básico. Estar presente no Whatsapp e elaborar um chatbot para a sua marca são as bases da comunicação.
Pesquisas afirmam que mais de 120 milhões de pessoas usam o WhatsApp no país. O aplicativo está presente em 99% dos celulares do Brasil. 79% dos brasileiros usam o app como principal fonte de informação.
Entende como é básico?
Por isso, é essencial pensar fora do senso comum. Isso não quer dizer que você tem que reinventar a roda, mas sim encontrar os canais que o seu público está presente e começar a elaborar um plano de comunicação eficaz para eles.
O telefone no contexto omnichannel
Como já vimos, as exigências do público consumidor estão alcançando novos patamares. Isso quer dizer que os seus possíveis clientes precisam entender que a sua marca não os trata somente como “apenas mais um cliente”.
No estudo da Salesforce que comentamos anteriormente, algo importante é levantado: “em um cenário em que 66% dos clientes se sentem tratados como apenas um número, oferecer opções e continuidade no atendimento entre os diferentes canais é um diferencial. É um desafio.” (Fonte: Salesforce Research – State of the Connected Customer).
Neste contexto, é necessário reforçar não somente a ideia de trazer um canal de contato com o consumidor que faça parte da realidade do mesmo e que existam diferentes possibilidades para continuar o atendimento, mas também sobre como a sua empresa poderia se diferenciar através da estratégia omnichannel.
Leia mais sobre o poder do omnichannel no atendimento ao cliente >
A utilização do telefone pode ser a solução para trazer mais humanização para a sua comunicação.
Além de poder, hoje em dia, gerar dados relevantes para a sua empresa, o telefone é uma ferramenta de contato direto com as pessoas, o que torna o processo comunicacional mais pessoal.
A necessidade de ir além…
Pronto, agora você já entendeu o quanto é necessário que a estratégia omnichannel ultrapasse os limites do básico para realmente conseguir trazer resultados efetivos.
As pesquisas atuais afirmam que após a pandemia de COVID-19, muito do comportamento do usuário nas redes digitais da Internet se modificou, mas também se tornou ainda mais forte. Investir em estratégias 360º para a sua comunicação agora se tornou ainda mais essencial.
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