Expandir os canais de venda por meio da internet e do telefone pode ser a saída do Aftermarket Automotivo para alcançar novos clientes.
No último ano, a venda online decolou em diversos segmentos. Isso não foi diferente para o setor de autopeças.
Em 2020, impulsionada pelo isolamento social, consolidou-se a importância dos canais de venda no touch. Essa participação, de acordo com pesquisa da Camara-e.net em parceria com o Movimento Compre & Confie, atingiu um recorde de participação em abril deste ano: cerca de 11,1% das vendas do varejo geral do país foram efetuadas por meio do comércio eletrônico.
Nesse contexto, como não poderia ser diferente, a jornada dos consumidores de veículos também está passando por transformações fundamentais para se enquadrar na cultura digital.
Sobretudo, no que diz respeito às tecnologias que geram proximidade entre o consumidor e as lojas, como geolocalização, redes sociais e canais de voz – tais features digitais tornaram possível uma conexão contínua.
Numa esfera de estímulos vindo de toda parte , não basta só estar presente em diferentes canais: A implementação de estratégias omnichannel, que compreendam todo o ciclo de vida do cliente automotivo, tornou-se fundamental, tanto para a venda de veículos e atendimento, quanto para os serviços de pós-venda, com manutenção e reparos.
Antes de tudo, esta estratégia deve contemplar não só a venda do carro e o atendimento, mas também as manutenções e reparos necessários.
E para compreender o potencial de uma estratégia focada na pluralidade dos canais, o artigo de hoje, redigido pelo MOB1.CLUB, tratará de dois dos canais de vendas mais importantes para o mercado automotivo: a venda online e por telefone.
A seguir você saberá mais sobre o potencial de aquisição de leads e terá exemplos de empresas que utilizam estes canais.
Continue lendo para descobrir como explorar melhor estas possibilidades!
A transformação digital do Aftermarket
A categoria de reposição ganhou muita importância nos últimos anos. Chamada de Aftermarket Automotivo, é formada por montadoras, concessionárias, indústrias, distribuidores e também varejistas.
Em comum, as empresas têm um mercado nacional que está sendo fortemente impactado pela alta na idade média da frota de veículos circulantes.
Conforme dados do DENATRAN, são mais de 44 milhões de veículos licenciados nas ruas e estradas brasileiras, e 60% da frota tem idade média de 10 anos, o que demanda reparos e manutenção.
Esses números representam uma grande oportunidade não só para indústrias de autoparts, como também para serviços mecânicos e concessionárias que trabalham com venda de autopeças e reparo de veículos.
Somado a esse cenário, o amadurecimento digital do consumidor brasileiro resultou no aumento da participação do setor automotivo no varejo online do país.
Por exemplo,a BMW inaugurou em maio seus canais de venda nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok. A montadora está respaldada pela última pesquisa do Google sobre o setor, que sugere que 91% dos consumidores iniciam a jornada de compra de um carro por meio digital, principalmente redes sociais.
Assim como a BMW, diversas marcas como Ford, Fiat, Caoa-Chery, Jeep, Citroën, Volvo e Nissan promoveram lives com concessionários em regiões de maior presença do seu público alvo. Nelas foram divulgadas principalmente promoções – tudo por meio das redes sociais.
Aftermarket: autopeças e serviços
As marcas também voltaram-se para o Aftermarket, e diversas delas passaram o que era ofertado no balcão para no touch (sem contato, na tradução ao pé da letra), disponibilizando opções delivery para reparos e test-drives. Recentemente, a Chevrolet, a Bosch e a BMW criaram lojas online no marketplace Mercado Livre. Lá são comercializados acessórios e autopeças, assim como veículos.
E esta é uma ótima opção para concessionárias, uma vez que, de acordo com a 42ª pesquisa Webshoppers do Ebit | Nielsen, o mercado de autoparts representa mais de 2,5% do faturamento do comércio eletrônico brasileiro.
Entre as principais vantagens de um modelo mais digital de venda de autopeças, tanto no e-commerce próprio, quanto nos principais marketplaces, estão:
- Expandir o alcance de produtos;
- Diversificar canais de venda;
- Aumentar o conhecimento de marca;
- Diminuir os gastos com captação de leads, por meio da publicidade digital (mais em conta que os canais convencionais);
- E principalmente, ter produtos à venda 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Televendas e público B2B
O telefone é um canal fundamental para concessionários já há muito tempo. Por meio dele, a equipe de Televendas comercializa autopeças tanto com o cliente final quanto com um público B2B, formado principalmente por oficinas mecânicas.
Esta prática, além de resultar em bons rendimentos, também economiza tempo e dinheiro para empresa, evitando os deslocamentos dos vendedores.
Mas, é importante que a loja conte também com boas soluções para analisar os atendimentos e mensurar campanhas. Dentre as principais necessidades das concessionárias estão o call tracking e o speech analytics para o mercado automotivo, especialidades da Phonetrack
As ligações são uma boa fonte para coleta de dados e insights sobre clientes. Análises destas informações contribuem para o setor de televendas apresentar melhoria nos scripts e técnicas.
Dados como as métricas da equipe de vendas e termos mais utilizados podem oferecer insights para treinamentos. Além disso, por meio do call tracking também é possível verificar problemas internos. Um dos principais é o número de chamadas não atendidas, que resulta na perda de leads e clientes.
Por proporcionar um contato mais direto e extremamente rápido, o televendas representa uma oportunidade maior de conversão com o público B2B.
A chamada telefônica possibilita também maior facilidade de negociação de prazos, frete e pagamentos de forma mais ágil e clara.
Estas estratégias de vendas para o Aftermarket mostram que o jeito de fazer negócios precisa mudar no mesmo ritmo que o comportamento do consumidor.
Por isso, junto com as soluções para canais de voz, vê-se também a necessidade de soluções digitais, como plataformas integradoras de anúncios
Invista em novos canais
O comércio de autoparts por canais no touch é um terreno fértil para o mercado brasileiro. As empresas devem utilizar esta oportunidade para criarem o próprio e-commerce, assim como vender em marketplaces, portais de classificados, redes sociais e até chamadas de vídeo.
Para executar a robusta operação e gestão de anúncios nos marketplaces, o segmento automotivo conta com o serviço especializado do HUB.MOB1.PARTS:
O HUB é uma plataforma integradora que conecta o estoque da loja física a um catálogo pronto de produtos que já conta com milhares de part numbers registrados,, automatizando a produção e publicação de anúncios nos maiores Marketplaces do Brasil, como Mercado Livre, Americanas.com e Shoptime.i Isso garante para o concessionário muito mais inteligência quanto aos dados, facilidade na gestão de vendas e agilidade para entregar melhores resultados,
Gostou das dicas sobre os canais do Aftermarket Automotivo? Então, visite o MOB1.CLUB para ficar por dentro de outros assuntos da transformação digital no mercado de veículos!