Antes de mais nada, “Internet do comportamento” vem de internet of behavior, um conceito novo mas que está no nosso dia-a-dia há um bom tempo.
Acompanhar a evolução do mercado tecnológico, com as vantagens que ele traz para o universo de comunicação, marketing e performance, não é uma atividade muito simples. Afinal, são poucos os conteúdos com as tendências mais quentes que realmente são traduzidos ou discutidos no Brasil.
- Internet of things (IoT);
- Internet of behavior (IoB);
- Audio marketing;
- Human experience;
- Machine learning;
- Marketing hubs;
Enfim, esses são apenas algumas dessas tendências globais que estão gerando discussões mundo afora.
Mas nós estamos buscando entender melhor essas temáticas para mostrar para você que o futuro está acontecendo agora. Para começar, vamos trazer a temática sobre Internet of behavior, IoB ou ainda, “Internet do comportamento”.
O que é Internet do comportamento (internet of behavior)?
Em resumo, a IoB é uma forma de utilizar dispositivos digitais para trazer dados para o offline. Ou seja, do mundo digital ao mundo físico.
De acordo com a Gartner, está a internet do comportamento no top das tendências tecnológicas de 2021.
“The internet of behaviors (IoB) is emerging as many technologies capture and use the “digital dust” of peoples’ daily lives. The IoB combines existing technologies that focus on the individual directly – facial recognition, location tracking and big data for example – and connects the resulting data to associated behavioral events, such as cash purchases or device usage.” — Gartner, Gartner Identifies the Top Strategic Technology Trends for 2021.
Essa é uma forma de trazer a tona o comportamento das pessoas, através de dados, para que seja possível trabalhar da melhor forma possível com esses dados.
Portanto, a IoB faz uso de três campos:
- Tecnologia (para coleta de dados, dessa “poeira digital” deixada pelas pessoas).
- Data analytics (a análise dos dados coletados).
- Behavioral science (a ciência do comportamento humano).
Internet of Behavior (IoB) X Internet of Things (IoT)
Outro ponto muito interessante sobre a IoB é que ela é uma estratégia utilizada (cada vez mais) com a IoT. A internet das coisas, conceito que ficou muito famoso nos últimos anos, é em resumo a integração de diversos dispositivos que conectam-se com a internet e entre si.
Com o surgimento da IoT, que começou a coletar diversos dados das pessoas, tornando essa “poeira digital” que comentamos há pouco, muito mais espessa, permitiu que a Internet of Behavior emergisse. Afinal, se temos tanto acesso aos dados, por que não analisar como as pessoas se comportam através desse rastro de poeira que deixam por aí?
Legal, não é?
Mas não para por aí! Isso impacta, e muito, o mercado de comunicação e marketing.
Os impactos do IoB para a comunicação e o marketing
Em primeiro lugar, é fácil entender quais são os impactos aqui: os dados estão dominando o mercado e agora, precisamos entender o que exatamente esses dados significam.
Ou seja, dados são práticas. Nesse sentido, a análise desses comportamentos pode trazer muitas vantagens!
Confira como a IoB impacta os setores de comunicação e marketing:
- Novos dados e comportamentos podem trazer novas oportunidades;
- Os dados analisados através da óptica da IoB podem reforçar valores de marca e construir melhores experiências.
- A análise de comportamento através desses dados pode gerar diversos insights.
Entre diversas outras possibilidades!
Quer um exemplo?
PhoneTrack: Internet do comportamento na prática!
A PhoneTrack é um excelente exemplo de como trabalhar com essa ideia de “internet do comportamento”.
Por exemplo, ao trazer o telefone para o centro das ações de marketing, conseguimos analisar, através da Inteligência Artificial, quais são os leads telefônicos mais quentes. Ou ainda, quais são as atitudes deles em relação a diversos serviços ou produtos, entre outras informações que podem ser extremamente relevantes para o negócio.
Com a PhoneTrack você pode mensurar melhor as campanhas e incluir dados de voz. Conheça o Analytics das ligações:
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