A busca por melhores resultados é constante no mercado automotivo. Não é a toa que, mesmo sendo um setor relativamente tradicional, as concessionárias e montadoras se mantém em posições de destaque e sucesso pois decidiram abraçar a transformação digital e você sabe disso, não é mesmo?
A inovação no mercado automotivo virou regra e uma das formas que isso tem sido aplicado é na gestão de marketing utilizando estratégias omnichannel.
O omnichannel é um conceito essencial para o momento que vivemos. O acesso a diversas plataformas e a presença digital contínua de consumidores, faz com que as marcas tenham a necessidade de estar presentes em diversas mídias e plataformas.
Só assim torna-se possível fazer com que a jornada do consumidor seja completa e satisfatória.
E para que essa estratégia seja bem construída, é necessário pensar nos canais principais que fazem parte do setor automotivo. O telefone é um desses canais, por isso as estratégias omnichannel precisam levar em conta os leads telefônicos.
Para esse mercado em específico, o telefone assume um papel de extrema importância. Principalmente quando falamos em um contexto de pandemia, pelo qual passamos em 2020.
As ligações, ainda, tornam possível que as concessionárias ou montadoras entendam qual é o objetivo do lead que está entrando em contato. Ele está procurando um carro novo, serviços específicos ou peças?
Em uma pesquisa recente, realizada pela PhoneTrack, destacamos a necessidade do telefone nas estratégias de marketing, visto que o aumento das ligações é constante.
O gráfico acima mostra o crescimento das ligações telefônicas com o passar dos anos, vindas de diversas origens (pesquisas, anúncios, redes sociais, websites).
A importância do telefone é inegável para o setor automotivo, afinal, aqui os clientes estão procurando visitar os locais para ver o carro, além de também agendar revisões. Dessa forma, o telefone tornou-se o canal mais fácil para fazer o contato com as concessionárias ou montadoras.
Agora alie essa importância ao fato de que, de acordo com a mesma pesquisa que comentamos anteriormente, “70% das pesquisas locais realizadas via mobile resultam em contato com as empresas através do botão “ligar” do Google” (Fonte: PhoneTrack).
Quando falamos especificamente sobre o mercado automotivo, podemos trazer alguns dados de extrema importância. No gráfico abaixo, você pode conferir os dados de uma pesquisa específica sobre esse mercado, sobre quantas vezes uma pessoa liga para uma concessionária.
Outro ponto importante do nosso relatório está relacionado à origem das ligações telefônicas que chegam ao mercado automotivo, este e outros dados você pode conferir baixando a pesquisa completa abaixo.
Mais de 70% das ligações recebidas são originadas de campanhas de Google Ads, ou seja é inegável que esse mercado precisa pensar em estratégias que aliem o telefone a todos os outros pontos de contato da marca, principalmente os digitais.
Venda carro na internet, mas não se esqueça do telefone: o omnichannel aplicado ao setor automotivo
É muito difícil que alguém faça a compra de um carro sem falar no telefone com a concessionário ou a montadora antes. Você sabe disso.
A decisão da compra de um veículo é algo que demanda tempo do consumidor.
Por isso, é essencial estar a disposição desse consumidor, em todos os canais, para sanar as suas dúvidas e fazer com que ele se sinta seguro em adquirir o veículo.
E é aqui que falamos sobre a jornada de compra omnichannel, especificamente para o setor automotivo.
A jornada de compra automotiva
É importante entender que a jornada de compra não é linear. Apesar de seguir uma lógica linear, o seu prospect está em constante contato com a marca.
Ao mesmo tempo em que ele está em um momento de decisão de compra com uma concessionária, ele pode estar em um momento de consciência com outra, através das redes sociais, por exemplo.
Mas basicamente, a jornada do consumidor do setor automotivo pode ser resumida de acordo com a imagem abaixo:
Pensar em estratégias omnichannel para essa jornada é refletir sobre os diversos pontos de contato que a sua empresa terá com o cliente.
Em quais locais o telefone pode entrar como um canal eficiente?
- No momento da consideração.
- Da compra.
- Do serviço.
- E da fidelização.
O telefone aqui, pode atuar como estratégia de convencimento, de pós-venda e até mesmo como um canal para tirar dúvidas. Cada contato desse será benéfico para as vendas finais da concessionária ou montadora.
Por isso é muito importante pensar com uma cabeça de 360º, onde você vai atingir o seu consumidor em diversos meios, a todo momento, para melhor atendê-lo em TODAS as etapas da jornada.
Utilize os canais de voz como parte da sua estratégia omnichannel, mas não se esqueça dos dados!
Bom, se você chegou até aqui, conseguiu entender como o telefone é importante para a estratégia de marketing do setor automotivo. Através do telefone é possível aumentar os resultados em vendas, isso é inegável.
Agora basta saber utilizá-lo da melhor forma na sua estratégia omnichannel.
Mas algo muito importante e que não deve passar despercebido é: as ligações telefônicas trazem dados e insights de extrema relevância para a elaboração de novas estratégias.
Não podemos tratar uma ligação apenas como “mais uma ligação”.
Por isso, é essencial coletar e trabalhar com os dados dos leads telefônicos. Assim você garante todas as vantagens que esse canal pode trazer para a sua jornada de compra.
Uma das formas de fazer isso é com a ajuda da PhoneTrack! Entenda como podemos te ajudar aqui!
Esperamos que com as dicas que trouxemos aqui, bem como os dados que apresentamos você consiga visualizar a importância do telefone para o setor automotivo.
Continue acompanhando o nosso blog para outros conteúdos sobre o mercado automotivo e sobre estratégias de marketing eficientes para todos os mercados.