Primeiramente, a comunicação, publicidade e o marketing estão evoluindo constantemente. Ou seja, a cada dia que passa surgem novas tecnologias, inovações nas formas de conversar com as pessoas, novas possibilidades de vender. Como resultado, o mercado de agências precisa se aproveitar dessas oportunidades. Por isso, hoje falamos um pouco mais sobre uma tendência: o audio marketing!
O audio marketing está revolucionando a forma como tratamos a voz na comunicação.
O audio marketing é uma forma de comunicação que utiliza o som como sua principal ferramenta. Contudo, você deve estar pensando: “não tem nada de inovador aí, o rádio já faz isso há décadas.”
Sim, essa nova estratégia é apenas uma adaptação do que o rádio fazia, mas agora aliada ao cenário digital e ao seu poder de expansão.
Veja o potencial da voz no telefone e todos os dados que podemos entregar. Conheça nosso diagnóstico das ligações e os benefícios dos dados de voz:
Audio marketing no contexto digital
A questão aqui é que o áudio tem se tornado cada vez mais importante para o ambiente digital. É o que alguns dados revelam:
- O voice search (pesquisa por voz) tem se tornado uma das principais formas de buscas na internet, principalmente as buscas feitas por celular.
- Os celulares estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e o principal acesso à internet vem dos smartphones (Fonte: Rock Content).
- O mercado mundial de dispositivos de busca por voz cresceu 187% no segundo trimestre de 2018. (Fonte: Canalys)
- Apesar de duas empresas dominarem o cenário de assistentes inteligentes (Amazon e Google), existe uma previsão de que novos competidores façam parte desse mercado.
Ou seja, tudo nos leva a crer que o audio marketing vai se consolidar como uma estratégia extremamente relevante para qualquer tipo de mercado.
Mas como utilizar o audio marketing para as suas estratégias de comunicação?
Além dos podcasts? Utilize o audio marketing do conteúdo ao pós-venda!
Nós não queremos invalidar os podcasts. Pelo contrário, a utilização desse tipo de conteúdo nas estratégias de comunicação podem ser muito eficazes. Mas o que queremos apontar aqui é: essa é a única forma de utilizar o audio marketing?
Não.
Ao mesmo tempo, existem diversas maneiras de aplicar a estratégia, de forma eficaz e com controle. Vamos apresentar aqui algumas formas de tornar isso possível.
Utilizando o audio marketing:
- No conteúdo.
- Trabalho com SEO.
- No pós-venda.
Conheça nosso guia prático para gerar mais leads telefônicos e todo o potencial das ligações para o marketing e vendas:
1. Audio marketing no conteúdo
Antes de mais nada, existem inúmeras possibilidades de utilização de áudio nos conteúdos.
Algumas dessas estratégias são, por exemplo:
- Podcasts.
- Posts de blog em áudio.
- Utilização de audiogramas.
- Elaboração de estratégias utilizando assistentes de voz inteligentes.
Seja como for, cada uma das formas de trabalhar com áudio no conteúdo é válida.
Os podcasts, por exemplo, oferecem um conteúdo rico para a sua marca, aumentando as chances de conquistar um público fiel.
Os posts de blog em áudio aumentam as chances de os leitores consumirem os conteúdos, já que atua de forma prática, facilitando o acesso a pessoas que não tem tempo, por exemplo, de ler um texto do início ao fim.
Os audiogramas, em resumo, nada mais são do que imagens estáticas com áudios aplicados, como vídeos que apresentam apenas a voz. Ou seja, essa estratégia pode ser levada para as redes sociais!
E com o crescimento da utilização de assistentes de voz inteligentes, é possível elaborar estratégias que utilizem essas assistentes ao favor das marcas. Um bom exemplo recente disso foi o lançamento de uma nova música da cantora Anitta, que em parceria com a Alexa (assistente da Amazon), fez uma divulgação da sua música no momento em que as pessoas davam “bom dia” para a assistente virtual.
2. No trabalho com SEO
Pensar em SEO é essencial para trazer um bom rankeamento para a marca nos buscadores, como o Google. Mas como fazer isso quando as buscas estão sendo feitas por voz?
É necessário começar a pensar já em estratégias que trabalham as palavras-chave de acordo com a pronúncia das pessoas.
Nesse sentido, se houve um crescimento no voice search, podemos considerar que é extremamente importante que as empresas comecem a pensar em como trabalhar os conteúdos utilizando essa tendência como uma oportunidade.
Entenda o que é Speech Analytics com o nosso material gratuito. Ele pode ajudar em estratégias de SEO com o que é falado no telefone:
3. No pós-venda
Não podemos esquecer que o telefone também é uma estratégia de audio marketing, além de ser uma estratégia muito importante para o pós-venda.
Em outras palavras, utilizar as novas tecnologias de controle dos dados das ligações telefônicas faz com que você aproveite de forma muito mais eficaz esse canal.
Por fim, ao apostar em estratégias de uso do telefone, aliadas aos dados que essas ligações possuem, você garante:
- Maior controle sobre as ligações.
- Mais precisão nas ações de marketing da empresa.
- Maior conhecimento sobre o seu público.
Conheça mais a fundo as vantagens de trazer o telefone para as suas estratégias utilizando o PhoneTrack para ter acesso aos dados das suas ligações >
Audio marketing é o futuro. Você está preparado?
Em síntese, o audio marketing é uma estratégia do futuro. Assim, as agências precisam estar preparadas para trabalhar, cada vez mais, com a voz no dia a dia. Seja na pesquisa (prestando atenção no aumento do voice search), no contato direto com os clientes (através do telefone) ou na produção de conteúdo online (seja para blog ou redes sociais).
Ou seja, é momento de escutar o mercado e dar voz à sua marca!
Com a PhoneTrack você pode mensurar melhor as campanhas e incluir dados de voz. Conheça o Analytics das ligações:
E aí, você já começou a pensar em estratégias que utilizam a voz? Já conhecia o audio marketing? Deixe o seu comentário! Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog para mais tendências sobre o mercado de marketing, publicidade e performance.