Antes de mais nada, o dia a dia das agências de comunicação é bastante atribulado, não é? Mil entregas, demandas que não acabam, prazos apertados e mudanças constantes, por exemplo, são parte da rotina. Como se organiza tudo isso? Nós sabemos que cada agência acaba tendo uma estrutura específica de organização, mas geralmente esse papel fica com a área ou a pessoa responsável pela gestão de projetos.
Em primeiro lugar, a gestão de projetos é primordial para realizar o trabalho com eficiência. Ainda mais em agências de comunicação, marketing ou performance.
Por exemplo, imagine se hoje tirassem a sua gestão de projetos?
- Quem organizaria os prazos?
- Como será a distribuição de tarefas para o time?
- Quem conseguiria organizar as demandas dos clientes?
Ou seja, estar sem uma gestão de projetos eficaz é ruim para qualquer negócio, ainda mais agências que atendem tantos clientes.
Veja como os dados de ligação ajudam agências a entender melhor o cliente. Conheça nosso diagnóstico das ligações e os benefícios dos dados de voz:
Nesse sentido, para que você não se perca com as demandas dos clientes, resolvemos trazer uma lista com as 5 principais ferramentas de gestão de projetos.
A ideia aqui não é ser inovador, até porque você, como comunicador, gestor de agência ou colaborador, já deve ter ouvido falar, trabalhado ou trabalha com alguma dessas ferramentas. O foco aqui será mostrar outras opções que podem trazer mais qualidade ao seu trabalho.
Softwares de gestão de projetos para agências:
1. Asana
Em primeiro lugar, citamos o Asana, uma ferramenta que tem crescido bastante no mercado de agências
O software, criado pelo co-fundador do Facebook, tem uma interface bastante intuitiva. Entre seus principais diferenciais nós temos:
- Coprodução de projetos sem o uso de e-mails ou apps de troca de mensagens;
- Integração com aplicativos que vão desde o Dropbox até o Slack;
- Possui um aplicativo para celular;
- Por fim, possui diferentes opções de visualização das atividades da equipe, que vão desde a visão de calendário até mesmo a visão em listas.
2. Trello
Assim como o Asana, o Trello se tornou uma das ferramentas queridinhas do mercado da comunicação, publicidade, marketing ou performance.
Entre as principais vantagens dessa plataforma, nós temos:
- A possibilidade de visualizar projetos divididos em tarefas e ações, por exemplo;
- Lógica do fluxo de tarefas inspirada no Kanban;
- Traz a possibilidade de agregar recursos visuais e links aos cartões/cards dispostos na tela;
- Também é possível compartilhar o painel de tarefas com outros membros do time.
O Call Tracking revoluciona as entregas de mídia da agência com dados de voz. Baixe o nosso guia gratuito:
3. Operand
Em crescimento exponencial, a Operand surgiu no mercado para descomplicar a gestão de projetos das agências de comunicação, marketing, publicidade ou performance.
Em resumo, a premissa do software é clara: simplificar a gestão de projetos. Interessante, não é?
Nesse sentido, as principais vantagens da Operand são:
- Visão muito mais simplificada das tarefas;
- Possibilidade de envolver toda a equipe em uma mesma atividade;
- Traz também a possibilidade de apontar as horas gastas nas atividades no timesheet;
- É possível fazer um teste grátis da ferramenta por 7 dias;
- Já possui mais de 1000 empresas que utilizam e aprovam a plataforma.
4. Runrun.it
O Runrun.it, apesar de ter um nome em inglês é um software brasileiro! A empresa que comanda o software foi fundada em 2013 e cresce desde então.
Algumas vantagens do software são:
- Possibilidade de automatizar algumas tarefas;
- Simplicidade na gestão de projetos;
- Possibilita ter uma visão geral dos projetos bastante eficiente.
5. iClips
Por fim, outra opção bastante comentada pelo mercado é o iClips. A empresa recentemente foi comprada pela Rock Content e tem como premissa fazer com a agência entregue experiências únicas para os clientes através da gestão de projetos.
Algumas vantagens são:
- Geração de relatórios para precificação correta de serviços;
- Maior controle sobre colaboradores externos.
Tecnologia é essencial para o mercado de agências de comunicação
Afinal, uma das máximas atuais é: trabalho de comunicação sem tecnologia não existe!
Ou seja, busque por softwares, plataformas e ferramentas que tornem o trabalho das agências mais fáceis e organizados. E, como resultado, melhorar as entregas.
Em suma, aproveite as possibilidades que existem.
Todavia, novos softwares para agências não se resumem apenas a gestão de projetos. São diversas tecnologias que podem auxiliar a tornar o trabalho interno, bem como o trabalho com os clientes.
A Phonetrack, por exemplo, é uma plataforma que pode transformar a forma com que os clientes e a agência enxergam as ligações telefônicas.
Com a PhoneTrack você pode mensurar melhor as campanhas e incluir dados de voz. Conheça o Analytics das ligações:
Seja como for, todas essas estratégias são facilmente implementadas nos processos das agências. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas, novidades e discussões estratégicas para agências de comunicação, marketing ou performance.