Em primeiro lugar, estamos cada vez mais imersos em uma transformação que não tem mais volta. Em resumo, o mundo mudou! Para melhor ou pior? Estamos longe de saber. Mas a verdade é que agora estamos cada vez mais digitais. Mas cada vez mais não é completamente digitais. E é nesse sentido que surge o conceito de “fisital”.
Como resultado, muitas pessoas acreditavam que as lojas físicas, os ambientes físicos, perderiam espaço para a internet.
Todavia, isso não aconteceu.
Lá em 2006, Henry Jenkins já falava um pouco sobre a convergência. Contudo, convergência não quer dizer anulação de um meio ou de outro. Pelo contrário, quer dizer integração.
Bem como, com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais clara a importância de todas as estratégias. Em outras palavras, o virtual assumiu uma função essencial e preponderante para o mundo dos negócios e especificamente para as estratégias de marketing. Mas nunca sentimos tanto a necessidade de estarmos em espaços físicos e vivermos experiências. Nós, como seres humanos, precisamos disso.
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Bem como, surge a necessidade de integração. Nesse sentido, o fisital surge como uma nova forma de pensar.
O que é Fisital?
Antes de mais nada, se você se perdeu e nunca ouviu falar desse termo, está na hora de conhecer um pouco mais a fundo sobre ele.
Em resumo, fisital nada mais é do que um neologismo, criado a partir das palavras “físico” e “digital”. Ou seja, ele denomina essa nova realidade que mistura ambientes virtuais/digitais, com espaços físicos, onde nos encontramos presencialmente.
O conceito foi criado na Inglaterra em 2015. Mas hoje, fica ainda mais evidente que as experiências digitais estão intrinsecamente ligadas às experiências físicas.
O Fisital já vem sendo discutido há um bom tempo e precisamos, agora, pensar nele de forma estratégica, visualizando as oportunidades e as melhores práticas para que seja possível atender as demandas de um mundo integrado.
Omnichannel: a estratégia certa para um mundo integrado
O desafio de um mundo fisital está na entrega da mesma experiência em diferentes pontos de contato.
E isso não é fácil, é claro. Mas é necessário!
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Por isso, uma estratégia primordial para empresas que desejam se fazer presente no novo mundo, deve ser a do omnichannel.
Através de uma visão integrada de canais, uma visão 360º sobre o negócio, torna-se possível fazer com que a empresa esteja presente na vida do consumidor final de forma integrada, em todos os canais possíveis, do físico ao digital.
Após a pandemia da Covid-19, fica ainda mais claro que precisaremos de plataformas que consigam integrar os diferentes locais de contato com o consumidor final.
As pessoas precisarão dos espaços físicos e da vida fora das suas casas, mas valorizarão muito mais o atendimento online.
Por isso, devemos começar a elaborar estratégias, pensar em ferramentas e entender que o fisital chegou para ficar.
As cartas estão na mesa, o que você vai fazer com elas?
As possibilidades estão aí, basta pensar em como utilizar cada uma delas.
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A PhoneTrack acredita que o telefone faz parte dessa estratégia com visão 360º. O telefone ainda faz parte da realidade de milhares de pessoas. A grande maioria dos consumidores está com um celular na mão, neste momento, ligando para uma determinada empresa. Por isso, precisamos estar atentos a entregar uma boa experiência para essas pessoas, que esteja integrada com o mundo virtual.
Investir em tecnologias que proporcionem uma experiência omnichannel para os consumidores é investir no futuro.
Você está se preparando para esse futuro?