Em primeiro lugar, o churn é uma preocupação comum em muitas empresas. Ainda mais, há também a preocupação em perder clientes para concorrentes. Evitar este tipo de situação é possível, basta fazer sua agência indispensável para os clientes que atende.
Contudo, sabemos que não é fácil. Existem diversas outras agências de marketing, branding, comunicação visual, performance, entre outras, no mercado. Nesse sentido, até parece comum que se percam alguns clientes de forma recorrente.
Seja como for, outros virão, não é mesmo?
Errado! Precisamos pensar em estratégias que mantenha os clientes com uma única agência. Para isso, a agências precisam começar a entender que devem se portar como parceiras dos clientes. Ou seja, uma agência indispensável.
Tornar o trabalho da agência indispensável para os clientes é essencial. Não só para manter os clientes, como também para conquistar novos.
29% de todas as oportunidades no telefone são perdidas. Veja os dados e como incluir dados de voz pode ser um diferencial para sua agência:
Separamos aqui 4 passos essenciais para tornar sua agência indispensável (ou qualquer outro negócio de comunicação) para os clientes que atende.
Agência indispensável = fazer um bom trabalho (mas não só isso)
Antes de manda nada, é claro que para tornar sua agência indispensável aos clientes não basta apenas realizar um bom trabalho. A agência precisa investir em diferenciais que a tornem única. Nesse sentido, é importante também que é o cliente veja que o trabalho realizado não é facilmente encontrado.
Através de 4 ações que a agência pode realizar, é possível fazer com que isso aconteça.
1. Mostrar o valor do trabalho da agência
A agência deve mostrar para o cliente que a comunicação desenvolvida, bem como as estratégias, são essenciais para o negócio.
Ou seja, o cliente precisa ver na teoria e na prática que o trabalho desenvolvido é primordial para o resultado final. Seja o resultado direto, como aumento do lucro, ou o engajamento do público. Independentemente se a agência for de comunicação, marketing, branding ou performance.
2. Provar a performance através de dados
Acima de tudo, o cliente precisa ver dados práticos sobre a performance das ações da agência.
Como comentamos anteriormente, lembrar o cliente do valor do trabalho da comunicação e das estratégias é importante. Mas além disso, é importante provar para ele, por A + B, o quanto a performance desenvolvida pela agência é eficiente. Em outras palavras: dados.
Isso é possível através de investimento em ferramentas que entregam dados relevantes para o negócio do cliente.
Vale lembrar que você pode provar a performance através de dados sobre:
- Vendas/lucro final do cliente.
- Engajamento nas redes sociais.
- Acesso aos sites.
- Ligações telefônicas.
Entre diversos outros dados que podem provar as estratégias, além de gerar novos insights para tornar o trabalho ainda mais eficaz.
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3. Apresente resultados (sejam eles positivos ou negativos)
Apresentar os resultados é essencial para que o cliente considere que o investimento dele na agência está surtindo efeito. E onde é possível melhorar o trabalho.
E não basta apenas apresentar resultados quando eles são positivos! Pelo contrário, é muito importante levar os resultados que não alcançaram os objetivos propostos, para o cliente.
Assim, você constrói uma relação de parceria real entre agência e cliente e torna o trabalho muito mais sincero e eficaz.
4. Buscar inovações tecnológicas para o cliente
Inovação é tudo o que os clientes precisam.
Portanto, é necessário que as agências e escritórios de marketing e comunicação sempre estejam atentas às tecnologias aplicadas à cada cliente.
Por exemplo, essas tecnologias podem envolver a geração de dados, a geração de insights e até mesmo melhorar o processo de trabalho da agência com o cliente.
Retenha e conquiste mais clientes para uma agência indispensável
Seja como for, todas essas estratégias são facilmente implementadas nos processos das agências. Por fim, é através de um trabalho bem feito e que sempre busque por inovações e pela criação de uma relação sincera, que os clientes vão enxergar as agências como verdadeiras parceiras de trabalho.
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Quer saber mais sobre como tornar o trabalho das agências indispensáveis? Continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog e descubra como adquirir diferenciais para o trabalho desenvolvido pelas agências.