Em primeiro lugar, o churn é uma preocupação comum em muitas empresas. Ainda mais, há também a preocupação em perder clientes para concorrentes. Evitar este tipo de situação é possível, basta fazer sua agência indispensável para os clientes que atende.
Contudo, sabemos que não é fácil. Existem diversas outras agências de marketing, branding, comunicação visual, performance, entre outras, no mercado. Nesse sentido, até parece comum que se percam alguns clientes de forma recorrente.
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Seja como for, outros virão, não é mesmo?
Errado! Precisamos pensar em estratégias que mantenha os clientes com uma única agência. Para isso, a agências precisam começar a entender que devem se portar como parceiras dos clientes. Ou seja, uma agência indispensável.
Tornar o trabalho da agência indispensável para os clientes é essencial. Não só para manter os clientes, como também para conquistar novos.
29% de todas as oportunidades no telefone são perdidas. Veja os dados e como incluir dados de voz pode ser um diferencial para sua agência:
Separamos aqui 4 passos essenciais para tornar sua agência indispensável (ou qualquer outro negócio de comunicação) para os clientes que atende.
Agência indispensável = fazer um bom trabalho (mas não só isso)
Antes de manda nada, é claro que para tornar sua agência indispensável aos clientes não basta apenas realizar um bom trabalho. A agência precisa investir em diferenciais que a tornem única. Nesse sentido, é importante também que é o cliente veja que o trabalho realizado não é facilmente encontrado.
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Através de 4 ações que a agência pode realizar, é possível fazer com que isso aconteça.
1. Mostrar o valor do trabalho da agência
A agência deve mostrar para o cliente que a comunicação desenvolvida, bem como as estratégias, são essenciais para o negócio.
Ou seja, o cliente precisa ver na teoria e na prática que o trabalho desenvolvido é primordial para o resultado final. Seja o resultado direto, como aumento do lucro, ou o engajamento do público. Independentemente se a agência for de comunicação, marketing, branding ou performance.
2. Provar a performance através de dados
Acima de tudo, o cliente precisa ver dados práticos sobre a performance das ações da agência.
Como comentamos anteriormente, lembrar o cliente do valor do trabalho da comunicação e das estratégias é importante. Mas além disso, é importante provar para ele, por A + B, o quanto a performance desenvolvida pela agência é eficiente. Em outras palavras: dados.
Isso é possível através de investimento em ferramentas que entregam dados relevantes para o negócio do cliente.
Vale lembrar que você pode provar a performance através de dados sobre:
- Vendas/lucro final do cliente.
- Engajamento nas redes sociais.
- Acesso aos sites.
- Ligações telefônicas.
Entre diversos outros dados que podem provar as estratégias, além de gerar novos insights para tornar o trabalho ainda mais eficaz.
Veja como o Call Tracking é primordial para estratégias de marketing e vendas. Baixe o nosso guia gratuito:
3. Apresente resultados (sejam eles positivos ou negativos)
Apresentar os resultados é essencial para que o cliente considere que o investimento dele na agência está surtindo efeito. E onde é possível melhorar o trabalho.
E não basta apenas apresentar resultados quando eles são positivos! Pelo contrário, é muito importante levar os resultados que não alcançaram os objetivos propostos, para o cliente.
Assim, você constrói uma relação de parceria real entre agência e cliente e torna o trabalho muito mais sincero e eficaz.
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4. Buscar inovações tecnológicas para o cliente
Inovação é tudo o que os clientes precisam.
Portanto, é necessário que as agências e escritórios de marketing e comunicação sempre estejam atentas às tecnologias aplicadas à cada cliente.
Por exemplo, essas tecnologias podem envolver a geração de dados, a geração de insights e até mesmo melhorar o processo de trabalho da agência com o cliente.
Retenha e conquiste mais clientes para uma agência indispensável
Seja como for, todas essas estratégias são facilmente implementadas nos processos das agências. Por fim, é através de um trabalho bem feito e que sempre busque por inovações e pela criação de uma relação sincera, que os clientes vão enxergar as agências como verdadeiras parceiras de trabalho.
Ofereça mais tecnologia para seu cliente e mostre a importância dos dados de voz. Conheça o Analytics das ligações:
Quer saber mais sobre como tornar o trabalho das agências indispensáveis? Continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog e descubra como adquirir diferenciais para o trabalho desenvolvido pelas agências.