A princípio, no dicionário de marketing o lead é um termo bastante conhecido. Mas e o lead telefônico? Dessa forma, vamos apresentar a importância deles nas empresas e agências de comunicação.
Acima de tudo, os leads são pessoas que já conhecem seu produto ou serviço e estão dentro de uma jornada de interesse de compra. Em outras palavras, ele passa por um funil, que é composto na estratégia de marketing, com a função de atrair e engajar a pessoa até a compra.
Um lead pode ter contato com a empresa de várias maneiras, sendo as principais:
- Preenchimento de formulários: quando um lead demonstra interesse em receber ofertas e comunicações de determinado negócio;
- Ligações telefônicas: liga para o telefone da empresa após pesquisar sobre algum produto ou serviço da empresa;
- Landing page: call to action que direciona o lead a uma página no site com o intuito de iniciar sua jornada de compra.
Seja como for, o Google pode ser um ótimo canal de entrada, seja pelos mecanismos de busca, adwords ou Google Meu Negócio.
Os leads são categorizados de acordo com seu interesse pela empresa ou produto e divididos em frio, morno e quente. Assim, o lead frio é aquele que teve um primeiro contato com a marca e ainda não possui intenção de compra. Já o lead morno considera seu serviço ou produto oferecido para solucionar um problema. Por fim, o lead quente conhece, confia na marca e considera uma boa opção de compra.
Por que o lead telefônico é tão importante?
Em primeiro lugar, quando um cliente entra em contato por telefone, ele é considerado um lead quentíssimo. Isso porque a ligação é um método de contato com a empresa que transmite confiança, praticidade e agilidade no atendimento. Bem como, esse lead é extremamente qualificado e sua propensão à compra é maior. Nesse sentido, o click to call do Google Meu Negócio tem sido um ótimo aliado das empresas, visto que cerca de 70% dos clientes que pesquisam sobre uma empresa usam o botão.
Dentro da estratégia de marketing, o lead telefônico deve ser não somente capturado, mas também analisado e otimizado para garantir mais conversões. Abaixo listamos as principais vantagens de analisar dados de voz.
Vantagens do lead telefônico
Otimizar investimento em campanhas
Em síntese, poucas empresas acompanham dados telefônicos e não incluem essas informações no cálculo do ROI. Contudo, usar os dados de voz trazidos pelo telefone é um diferencial competitivo importante. Afinal, ele permite um acompanhamento e desenvolvimento de estratégia vendas mais eficaz e econômica.
Todavia, acompanhar os KPIs de campanhas que envolvem ligações telefônicas é essencial também para entender a efetividade de cada canal de anúncio. Sejam eles Google e Facebook ads, outdoors, cartões de visita e outros canais on ou off. Além disso, os dados ajudam na gestão de esforço do time de consultores e a entender melhor a necessidade do cliente.
Como resultado, é possível criar novas estratégias focadas em perfis de leads quentes e realocar recursos de mídia para otimizar o processo.
Criação de conteúdo com base em dados
É possível analisar os termos mais falados durante todas as ligações com o Speech Analytics. Com esses dados, a criação de conteúdo para blog, site e landing pages fica mais prática e tem como base dados atualizados.
Outro ganho em conhecer os termos mais falados é trabalhar o SEO. Usar os termos e palavras-chaves certos fazem com que o Google coloque o site ou LP na primeira página. Ainda mais se considerarmos que 90% das pesquisas não chegam até a segunda página.
Aumento da produtividade do time de atendimento ao cliente
Por fim, se a empresa tem um time de atendimento telefônico, o monitoramento das ligações permite acompanhar a produtividade do time. Dessa forma, é possível entender quais abordagens funcionam melhor para finalizar uma venda e quais são os pontos de melhoria no atendimento.
Origem dos dados
Todos os dados citados são trazidos com as funcionalidades do PhoneTrack. Eles são insumos para a criação de conteúdo, treinamentos de vendas e pós vendas.
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