O podcast está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. Em resumo, ele é um programa de áudio compartilhado online através de diretórios.
Seus temas abordam assuntos de áreas de negócios, entretenimento, ciência e é possível até estudar através de podcasts. Não importa o que você goste ou queira conhecer um pouco mais, certamente existirá um podcast para qualquer tema.
De acordo com uma pesquisa recente do ibope, 40% dos internautas brasileiros já tiveram contato com podcasts. E a tendência é só aumentar, desde que famosos streaming de músicas, como Deezer e Spotify, passaram também a transmitir podcasts.
Nesse sentido, essa nova mídia mostra ainda que a tecnologia pode transformar formatos considerados tradicionais, já que o podcast se mostra praticamente como uma evolução do rádio.
Por que o podcast está ganhando fama?
Antes de mais nada, a principal vantagem dos podcasts é a praticidade para o ouvinte. Em resumo, há muitos canais em que o usuário pode ouvir um programa e ele pode fazer isso enquanto prática outra atividade, como pedalar, correr ou lavar a louça. Segundo pesquisas do Spotify, os seguidores gostam de ouvir podcasts enquanto trabalham ou no trânsito.
Fora a praticidade de consumir podcasts, com a globalização de streamings de música, smart speakers e carros conectados com smartphones, o consumo de conteúdos de voz ganhou mais visibilidade e é mais um ponto positivo na busca pela praticidade dos ouvintes. Por isso é importante otimizar todos os canais para buscas e resultados por voz, com uma linguagem natural.
Um mercado novo e aquecido
De acordo com o Spotify, o número de ouvintes de podcasts no Brasil cresceu 330% de 2018 para 2019. Além disso, os números podem aumentar ainda mais na medida em que os podcasters – os criadores de conteúdos – postam novos conteúdos e temas.
Nesse sentido, os podcasters estão encontrando um mercado em constante crescimento. Os formatos de publicidade de marcas é efetivo em podcasts, considerando que o ouvinte não pula ou avança partes do conteúdo. Além disso, ainda engaja com a comunidade de ouvintes através de outras redes sociais como Instagram e Twitter.
Como entrar no meio dos podcasts
Em resumo, empresas podem entrar no mundo dos podcastes de duas maneiras diferentes:
Fazer publicidade em um podcast famoso
Anúncios e publi posts sobre um produto ou serviço em um canal de podcast que atinja o seu público-alvo. Assim, a criatividade pode rolar solta para criar uma estratégia de divulgação em conjunto com o conteúdo abordado no podcast.
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Criar um podcast próprio
Se o seu negócio ajuda outros negócios ou seu produto é um universo que permite o consumo desse tipo de conteúdo, mergulhe nos podcasts criando um próprio. Dentro da estratégia do programa é fundamental entender o público e o assunto do podcast, diferenciar o conteúdo e principalmente criar chamadas de ação (os CTAs). Como resultado, e com a audiência engajada, o apresentador tem mais espaço para falar sobre o produto ou a empresa que financia o projeto.
Do mesmo modo, convidar influenciadores do nicho para programas é um exemplo de estratégia que traz awareness por influência. Os ouvintes de podcasts criam comunidades de peso que acompanham e seguem conteúdos que vão além do óbvio.
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