Seja no celular ou em aparelhos inteligentes (como a smart TV ou smart speakers), a pesquisa por voz está crescendo e é uma das grandes mudanças do mercado digital que vieram para ficar.
As tecnologias de reconhecimento por voz são apostas para o futuro e vêm sendo desenvolvidas em todo o mundo. Cerca de 27% dos usuários de smartphone já utilizam pesquisas por voz para alcançar resultados mais rápidos e práticos.
Antes de mais nada, já falamos por aqui sobre as diversas facilidades que smart speakers ou home speakers trazem no dia a dia do usuário. O aumento em seu uso também se justifica pelo crescimento e impulsionamento das pesquisas por voz. Mas, ainda que os smart speakers sejam exclusivos para responder entradas de voz, os dispositivos mobile ainda saem na frente quando o assunto é pesquisar através da voz. A inteligência de pesquisa por voz de aparelhos android, por exemplo, já está disponível em mais de 100 línguas diferentes.
Em síntese, a adoção de pesquisa por voz está mudando a forma como profissionais de marketing otimizam seus sites e serviços digitais. Para ter destaque nas pesquisas de voz com foco em marketing, é necessário atentar-se a alguns pontos.
Otimize todos os canais de voz
Primeiramente, é fundamental pensar na voz como uma forma de entrada de leads qualificados. Por isso, otimizar canais de atendimento telefônico com soluções como o call tracking evidenciam o potencial da fala dentro do funil de vendas. Nesse sentido, com a Phonetrack você analisa motivos e origem de contato, abordagem, principais oportunidades e até palavras utilizadas com frequência na fala do cliente. São diversos insights que permitem potencializar os canais de telefone.
SEO focado em pesquisa por voz
A estratégia de SEO precisará ser repensada para ranquear melhor nas pesquisas por voz. Portanto, um simples exercício é pensar nas diferenças entre uma pesquisa digitada e uma pesquisa falada. É extremamente importante numa estratégia de inbound marketing completa utilizar SEO com foco na linguagem falada e considerar um conteúdo mais humanizado. Em outras palavras, com uma linguagem natural.
Informações atualizadas no Google Meu Negócio
Considere oferecer contatos e informações de forma rápida e prática nos resultados de pesquisa. Junto com o aumento das pesquisas por voz, está o crescimento nas formas de contato rápido oferecidos através do Google Meu Negócio, como o click to call. De acordo com o Google, o recurso já foi utilizado por mais de 60% dos usuários. Aqui na Phonetrack é possível acompanhar o volume e diversos outros dados das ligações vindas do Google e otimizar o canal para proporcionar uma melhor experiência.
A crescente das buscas por voz é uma oportunidade de crescimento e destaque no marketing digital. Implemente agora ferramentas que usam a voz para trazer resultados no marketing e aposte no mercado da voz!