E a conversa desta semana da Jornada do Call Tracking foi para todos os profissionais de agências de marketing e performance, com o tema “Capacitando todo o time de agências”.
Nossos especialistas Charles França (head de customer success) e Caio Vaz (head de sales) foram os protagonistas da vez. A conversa foi para profissionais das áreas de mídia, vendas e atendimento de agências de performance, com insights e dicas bem legais para quem está começando a entender o papel do Call Tracking no desempenho e mensuração de ações.
Acesse abaixo o conteúdo na íntegra.
Call Tracking para profissionais de mídia
Começamos o bate-papo falando dos objetivos dos profissionais de mídia nas agências, especialmente quanto à entrega do ROI completo das campanhas, comprovação de resultados das ações e o papel de trazer novidades para os clientes. Uma das grandes dificuldades do profissional de mídia está relacionada à falta de controle do investimento. Em geral, isso acontece por conta de decisões que chegam de supervisores, diretoria ou até mesmo do próprio cliente.
Quando falamos de performance o profissional de mídia precisa ter o olhar atento para o desempenho geral das campanhas pagas, incluindo os leads que chegam pelo telefone. Ou seja, não basta contabilizar os leads de formulário ou chat entregues, afinal, esse não é o ROI completo das campanhas.
Uma das dicas é integrar Call Tracking ao sistema de URA do cliente. Dessa forma o profissional de mídia consegue alinhar a quantidade de leads que chegaram para o cliente com o objetivo exato da campanha. Por exemplo, garantir que leads que chegam através de campanhas pagas com objetivo de vendas, realmente estão buscando produtos ou serviços.
Call Tracking para vendas
Para falar com o profissional de vendas da agência, é preciso ter em mente entender qual o formato do modelo comercial de cada cliente. Quando falamos de Call Tracking, a pergunta mais importante é quanto ao papel do telefone no processo de vendas do cliente e de qual forma os leads chegam por este canal. Além disso, Caio reforça que hoje a voz aparece como tendência no mercado e que as agências precisam ter em mente que o telefone é ainda um canal de alto volume de contato.
A dica de ouro é trabalhar a venda dos serviços da agência com a entrega de valor de cada pacote. Por exemplo, uma agência que trabalha com inbound marketing ao invés de oferecer os produtos como CRM ou Call Tracking, pode trabalhar com argumentos de melhoria de performance e gerenciamento dos leads entregues.
Call Tracking para atendimento
O primeiro questionamento feito para o profissional de atendimento é: o que você entrega para seu cliente são dados ou informações? Essa é a pergunta chave que vai diferenciar a entrega das agências para seus clientes.
Charles levanta um exemplo da diferença brutal entre clientes PhoneTrack que instruem seus clientes a utilizarem os dados e informações gerados pelo Call Tracking de forma estratégica daqueles que apenas entregam relatórios. De forma simples, o foco é não apenas entregar números mas sim as orientações do que fazer com os dados gerados.
O bate-papo esbarrou também no uso do Speech Analytics como forma de analisar a fundo quais as principais palavras-chaves faladas pelos leads telefônicos e como melhorar a experiência dos clientes apenas entendendo suas necessidades.