No nosso segundo encontro da Jornada do Call Tracking o bate-papo foi pras agências de marketing e performance, com o tema “Call Tracking para entregar mais resultados para o cliente de agências”
Carlos Castilho (head de marketing) e Fernanda Tesche (partner account manager) falaram das principais utilizações do Call Tracking por agências e trouxeram exemplos práticos para mostrar como usar essa tecnologia e qual o valor entregue para os clientes de agências. Mais uma vez reforçamos a importância de olhar para os clientes e valorizar o atendimento telefônico como um ponto extremamente relevante de conversão. Aqui você confere os highlights do segundo webinar da Jornada do Call Tracking.
Acesse abaixo o conteúdo na íntegra.
Diferencial competitivo
Para começar, Carlos e Fernanda falaram do diferencial competitivo que a utilização do Call Tracking agrega ao cliente frente à concorrência. O exemplo mais prático disso é pensar em um lead que liga para sua empresa e, sem atendimento ou com atendimento de má qualidade, acaba por procurar outra opção para sanar sua necessidade.
Neste caso o Call Tracking atua como um aliado na recuperação de oportunidades perdidas, possibilitando o retorno das chamadas não atendidas. Em tempos de Customer Centric, demonstrar cuidado e interesse na necessidade do lead é um enorme diferencial competitivo.
Adequação de campanhas
Além de mensurar a origem e volume de ligações recebidas, o Call Tracking permite também o monitoramento dos principais picos de chamadas. Ou seja, você consegue analisar os horários que seu cliente mais recebe ligações e qual canal está originando essas chamadas. Um dos dados trazidos foi de que, em média, 19% das chamadas recebidas pelas empresas não são atendidas.
Com esses dados é possível, por exemplo, adequar o investimento em campanhas de Google Ads por horário, dia e até mesmo conforme as semanas com maior volume de chamadas recebidas, em segmentos que operam com maior impacto de sazonalidade.
Diminuição de CPL
Durante a conversa, Carlos reforçou que “as campanhas já geram ligações, o Call Tracking apenas mensura dados que já existem”. Isso é importante para entender que sem o suporte de tecnologias de mensuração como o Call Tracking, não é possível mensurar todos os dados já gerados pelas campanhas e anúncios, o que influencia diretamente na entrega dos relatórios de resultados para os clientes da agência.
Quando falamos da diminuição do CPL estamos falando sobre mensurar com real precisão quanto custa trazer um lead para o seu cliente, incluindo os que chegam pelo telefone. Esse dado é indispensável para agências que prezam pelo melhor desempenho das suas ações.
Atendimento telefônico
O cliente quem escolhe por onde vai entrar em contato com a empresa. E o telefone não está excluso da lista de possibilidades. É com isso em mente que as agências de performance precisam se envolver junto ao atendimento telefônico de seus clientes, para garantir que os leads telefônicos entregues estão sendo devidamente aproveitados.
Uma possibilidade é a agência analisar o volume de ligações recebidas e sugerir ao cliente otimizações e adequações do time de atendimento, incluindo até mesmo sugestões de escala para os horários de pico.
Google Meu Negócio
Por muito tempo o Google Meu Negócio foi entendido como um canal exclusivamente informativo. Entretanto, segundo dados do Google, 40% das buscas locais geram ligações para as empresas. Ou seja, mais do que apenas indicar o horário de funcionamento, o Google Meu Negócio é também um importante canal de conversão de leads telefônicos.
Essa é uma informação importante para analisar a origem dos leads que chegam até os clientes da agência, considerando que 60% dos leads preferem ligar para as empresas em busca de contato. A utilização do Google Meu Negócio é também um indicador de desempenho das ações orgânicas, que muitas vezes não são devidamente mensuradas.
URA
A utilização da URA já é bastante presente nos mais diversos segmentos como um filtro inicial do interesse dos leads que chegam pelo telefone mas quando utilizada em conjunto com sistema de Call Tracking, sua importância é potencializada.
Exemplo disso é o caso do Grupo Jorlan que, ao integrar a URA com Call Tracking, conseguiu analisar com maior precisão o interesse dos leads que chegavam. O Grupo entendeu que boa parte dos leads que chegavam através de anúncios de carros novos na realidade buscavam por peças e serviços. Com essa informação, foi possível adequar o atendimento telefônico do setor de serviços e potencializar o faturamento desta área.
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