O Google é a maior ferramenta de busca do mundo. As funcionalidades oferecidas pela empresa são inúmeras e algumas delas são essenciais para as empresas que buscam atingir seus possíveis clientes, seja em resultados orgânicos ou em anúncios. Entre todas essas funcionalidades há uma que cada vez mais tem sido um requisito, principalmente para comércios e empresas de serviços locais: o Google Meu Negócio. A ferramenta permite criar uma ficha para que a sua empresa apareça nas buscas locais, com perfil no Google + e localização no Google Maps.
Ter um perfil para a sua empresa do Google Meu Negócio ajuda na divulgação do seu empreendimento para os clientes que buscam as palavras-chave relacionadas ao seu segmento. Porém, é possível extrair muito mais da ferramenta. Neste texto, então, vamos apresentar formas inteligentes de aproveitar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio. Vamos lá?
Como ter um bom perfil no Google Meu Negócio
A criação de um perfil no Google Meu Negócio é gratuita. A ferramenta tem uma configuração relativamente simples; mas existem alguns pontos que merecem atenção especial. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a ter uma boa ficha e ranquear bem nas buscas. Veja só:
1 ❙ Forneça o máximo possível de informações
Primeiramente, é importante preencher o máximo de informações possível sobre a sua empresa. Um perfil bem completo é necessário para que os possíveis clientes localizem a empresa e já tenham a informação que buscavam.
Neste sentido, uma das principais utilidades do Google Meu Negócio é a disponibilização de meios de contato com a empresa. Por isso, não deixe de informar as redes sociais e um telefone para contato.
Além de facilitar a comunicação com seus clientes, quanto mais informações sobre a sua empresa estiverem disponíveis no site e também no perfil do Google Meu Negócio, mais chances ela tem de aparecer nos resultados da pesquisa.
2 ❙ Mostre a cara do seu negócio
Assim como as informações de contato, a descrição do seu negócio tem uma grande relevância para usufruir do Google Meu Negócio.
Na descrição em si, mostre a cara da sua empresa. Informe um diferencial interessante, chame o público-alvo de forma atrativa e mostre que está pronto para atendê-lo.
Outro ponto importante são as fotos que, para alguns tipos de negócio, são um grande atrativo para clientes. Aliando à localização fornecida, o cliente saberá como é a fachada do seu negócio e pode também se interessar pelas fotos do ambiente, se for o caso.
3 ❙ Interaja e se mostre presente
Bom, é só fazer um perfil bem completo no Google Meu Negócio e não preciso mais dar atenção à ferramenta, né? Na verdade não é bem assim!
As suas interações com os clientes também são muito importantes para o SEO local. Ou seja, além de ter um perfil completo, é essencial dar atenção ao que os clientes têm para dizer. Por meio das respostas às avaliações, a sua empresa pode mostrar que coloca o cliente em primeiro lugar e que está disposta a oferecer a melhor experiência possível.
4 ❙ Está dando resultado?
Ter um perfil no Google Meu Negócio é uma ação de marketing essencial para empresas de diversos segmentos. E, assim como qualquer estratégia de marketing digital, parte do uso dessa ferramenta é a mensuração do seu desempenho, para compreender como isso está impactando os possíveis clientes.
Na própria ferramenta você consegue acompanhar as impressões que o perfil da empresa obteve, ou seja, quantas pessoas o visualizaram.
Além disso, ao visualizar os cliques você pode ter uma noção do engajamento dos usuários com a sua empresa. Esses cliques podem ser nas redes sociais, no site e até mesmo na função click to call, que permite ao usuário ligar para a empresa com apenas um clique.
Falando em telefone, você sabe a importância dessas ligações para os seus resultados? Venha com a gente que vamos mostrar a você o próximo tópico.
A importância das ligações no Google Meu Negócio
Estamos chegando na era voice first. Cada vez mais podemos observar a importância da voz na comunicação entre empresas, pessoas e até mesmo no dia a dia, como no uso dos assistentes de voz.
Nesse sentido, as ligações são um passo fundamental para as vendas. Quem encontra a sua empresa por meio de uma pesquisa e realiza uma ligação já tem determinado interesse em realizar a compra.
Por isso, no Google Meu Negócio, assim como nos anúncios pagos pelo Google Ads, o telefone é uma grande fonte de leads qualificados. O click to call facilita ainda mais essa comunicação.
Extrair dados de voz das chamadas telefônicas é fundamental para aproveitar os leads que chegam pelo telefone, frequentemente mais qualificados que os convencionais. Há, então, uma forma de mensurar as ligações, extrair dados do canal telefônico e, além disso, poder mensurá-las?
Google Meu Negócio com Call Tracking
O Call Tracking é uma tecnologia que permite, essencialmente, a mensuração das chamadas que uma empresa recebe. Por meio da atribuição de números máscara às diferentes mídias de divulgação, online ou offline, o sistema identifica a origem de todas as chamadas e informa as métricas por meio de relatórios.
Com um sistema de Call Tracking é possível inserir um desses números na linha principal do Google Meu Negócio. Com isso, você saberá com precisão quantas ligações o perfil gerou, podendo comparar os resultados com outras mídias de divulgação.
Algumas das principais vantagens de usar o Google Meu Negócio com Call Tracking é associar as ligações recebidas com informações como o horário de pico das ligações, os dias em que elas mais acontecem e, claro, o controle total sobre as ligações perdidas.
Além disso, algumas ferramentas vão além do rastreamento das chamadas. É possível extrair dados de voz das chamadas e aperfeiçoar o atendimento ao cliente, obtendo insights sobre a produtividade dos seus atendentes.
O Google Meu Negócio se tornou um recurso imprescindível para a divulgação das empresas. Como um dos principais recursos das buscas orgânicas no Google, ter um perfil nesta ferramenta gera muitas oportunidades, principalmente por meio das ligações. Com boas estratégias de mensuração, o Google Meu Negócio vai impulsionar seus resultados e trazer mais clientes.
E aí, você está pronto para dar esse passo?