O Google Ads é uma plataforma fundamental para as estratégias de marketing digital. Mas como você utiliza essa ferramenta? Sabe tudo que pode extrair dela? Neste texto vamos mostrar a importância de algumas métricas do Google Ads para que a sua empresa possa aproveitar o máximo possível dessa plataforma.
Análises fundamentais no Google Ads
O objetivo de realizar anúncios pagos por meio do Google Ads é trazer o maior número possível de leads, e, consequentemente, vendas, certo? Mas não é só conseguir leads. Tão importante quanto a aquisição de leads é a qualidade deles, ou seja, quanto esses leads estão propensos a fechar negócio. Quanto mais leads qualificados você conseguir, maior será a sua taxa de conversão. Vamos, então, a algumas análises que podem ser feitas com esse objetivo?
Primeiramente, é importante saber que o Google Ads trabalha com análises combinatórias com o objetivo de ampliar as possibilidades de melhoria para os seus anúncios. Existem, então, as métricas e as dimensões em que essas métricas podem ser segmentadas.
Por exemplo, você pode observar qual foi o CPL (Custo por Lead) durante um determinado período de tempo (uma semana, um dia etc.). Essa é uma das métricas mais fundamentais a ser observada, porque informa o quanto as mídias que você escolheu para divulgação estão realmente valendo a pena.
Também é possível observar o CTR (taxa de cliques) para saber qual dos anúncios está gerando mais interesse. Porém, como já dissemos, nem sempre uma campanha com uma boa taxa de cliques significa uma boa campanha: é preciso saber o retorno desses cliques, se estão convertendo em leads e, além disso, a qualidade desses leads.
Para isso, você pode fazer um estudo sobre o perfil dos leads que estão chegando por cada um dos anúncios. Com base nisso, dar lances maiores para termos de pesquisa que trazem leads qualificados para o seu negócio e negativar as palavras-chave que trazem tráfego desqualificado.
Além de mensurar os cliques, você também sabe o quanto é importante mensurar as ligações que chegam pelo Google Ads?
Ligações que chegam pelo Google Ads
Os anúncios pagos também geram ligações. Com a função de extensão de chamada, os usuários conseguem entrar em contato com as empresas por meio de um único click. É o chamado click to call.
Para muitos segmentos, as métricas do telefone devem ser analisadas de forma central no Google Ads. Segundo dados do próprio Google, 70% das buscas por serviços e produtos resultam em um click to call. Isso demonstra o quanto o telefone continua como uma ferramenta central para as empresas se comunicarem com os seus clientes, devido, principalmente, à facilidade de realizar ligações por meio de smartphones e à comunicação oral imediata.
Por isso, no Google Ads é importante se atentar às ligações que estão sendo realizadas pelos possíveis clientes. Na própria plataforma é possível visualizar as chamadas que vieram diretamente de um anúncio.
Porém, o Google Ads desempenha a criação de anúncios e possibilita a extração de métricas sobre esses anúncios. Para um gerenciamento mais efetivo dos leads que a sua empresa têm, faz sentido usar um software de CRM, que permite a organização e segregação dos leads de acordo com seus interesses e, com isso, um atendimento aperfeiçoado e maiores chances de venda.
Por outro lado, um software de CRM e as análises do Google Ads não extraem o máximo possível das ligações. Para isso existem tecnologias de Call Tracking que ajudam a mensurar e visualizar informações sobre essa grande fonte de leads qualificados que é o telefone. Vamos, então, saber um pouco mais sobre Call Tracking e como ele pode potencializar as suas análises dos anúncios feitos?
Como o Call Tracking amplifica suas análises e resultados
O Call Tracking é uma ferramenta que permite a mensuração das ligações que a sua empresa recebe. Essencialmente, a tecnologia funciona com números máscara (ou números dinâmicos) que são atribuídos a cada uma de suas campanhas, anúncios ou mídias de divulgação. Uma vez que cada uma possui um número, o sistema processa todas as ligações recebidas e as contabiliza e as direciona para um único número da sua empresa.
Com isso, o sistema fornece relatórios sobre as ligações recebidas com cada anúncio e informa qual anúncio gerou mais ligações. Muito útil, não?
Ao usar um sistema de Call Tracking, você tem informações muito relevantes para as estratégias de marketing porque consegue mensurar o impacto que elas têm ao observar as ligações recebidas. Dessa forma, pode, inclusive, mensurar as mídias offline. Alguns sistemas ainda permitem a integração com diversos softwares, inclusive o Google Ads e o Google Analytics.
Com os relatórios enviados sobre as ligações por campanha ao Google Ads, você consegue integrar essas informações às suas estratégias de criação de anúncios. Com o estudo sobre elas, sua empresa consegue definir para quais anúncios vale a pena direcionar mais investimento.
Ainda é possível fazer análises mais profundas, como a relação entre o horário de pico das ligações recebidas e o investimento por anúncio. Sabendo em que horários as pessoas costumam ligar para a sua empresa, você pode dar lances maior nos anúncios que geram essas ligações, ou diminuir os lances para os horários que não recebem ligações.
Com tudo isso, você consegue utilizar o telefone como deve ser utilizado: um grande potencial de adquirir e converter leads. É um uso inteligente do Google Ads que aperfeiçoa os seus investimentos em anúncios e fornece insights sobre estratégias de marketing que você adota.
E aí, gostou dessa reflexão sobre o papel do telefone nas suas estratégias? Com um uso inteligente das tecnologias você pode melhorar muito seus anúncios do Google Ads e gerar cada vez mais leads e também mais mais qualificados. Se quiser conferir mais sobre o uso do Call Tracking para Google Ads, confira aqui o nosso post sobre esse assunto.