As parcerias são vínculos entre organizações com o intuito de agregar valores uma a outra e colaborar com o crescimento mútuo. O propósito se estabelece na complementação de serviços que uma das empresas não possui, tornando-se assim, diferenciadas nos negócios em que fazem parte.
As vantagens da parceria variam conforme cada negociação, mas de forma geral, algumas empresas oferecem benefícios exclusivos para as agências parceiras. Mentorias, cursos, certificações exclusivas e acesso a informações em primeira mão são algumas das vantagens mais recorrentes.
Mas, de fato, você sabe qual a importância de uma parceria e como ela se constitui?
Então deixa com a gente que vamos te explicar o que consideramos importante sobre o assunto e o que interessa à sua agência.
Fique na leitura!
O que é ser parceiro
Demonstrar interesse em criar uma parceria com outra agência ou empresa é muito mais que uma ideia de trocar serviços. As finalidades que levam o estabelecimento de uma parceria são muito promissoras: juntar forças estratégicas para otimizar suas vendas e contribuir com o aprimoramento das suas ações de marketing para que cresçam no mercado em que atuam.
Além de impulsionar o crescimento, as parcerias têm como intuito otimizar os gastos com investimento, visando um maior potencial de negociação com quem te fornece os serviços.
Parece ótimo, não é mesmo? E é!
As parcerias são impulsionadas por interesses particulares e específicos de cada parte envolvida, e por que não unirem esforços para conquistarem resultados?
As agências e empresas muitas vezes possuem diversos interesses em comum, porém, ao juntarem esforços para o surgimento de melhorias na agência os dois lados do acordo serão beneficiados, não apenas um. Em uma parceria o sucesso de um acarreta o desenvolvimento do outro também e, consequentemente, ocasionando agências e empresas com serviços de melhores qualidades no mercado.
Tipos de parcerias para agências
Como visto até aqui, as parcerias são uma forma escolhida pelas agências para se destacarem no mercado, por isso, criar parcerias já é uma realidade para muitas agências e outras possuem grande interesse de entrar nesse mundo de integração. Entendendo isso, queremos te explicar quais são os tipos existentes de parceria para você saber qual melhor se enquadraria na realidade da sua agência.
São os seguintes:
|Afiliado: nas parcerias de afiliação é realizado um acordo com duas partes, uma querendo promover seu produto ou serviço e outro que traga resultados e, ao mesmo tempo, ganhe com isso. Nos programas de afiliação, geralmente, uma das partes ganha comissão através da quantidade de vendas que consegue promover. Essa parceria entre agência incrementa valores para todas as partes envolvidas, de forma que, caso ocorra algo que prejudique a parceria e não dê certo, os riscos de perda são baixos. Por exemplo, o serviço prestado por uma agência pode ser de promover o serviço da outra em alguma mídia social. Em função disso, toda vez que uma pessoa acessar essa mídia e se interessar pelo serviço promovido, não apenas a agência prestadora irá se beneficiar, mas também a outra organização afiliada à ela e que ajudou na promoção,seja por quantidade de cliques, de vendas realizadas ou de acessos aos sites.
|Revendedor: as agências estão inseridas em um mercado competitivo e prezam o máximo para trazer qualidade aos seus serviços. Por isso, alguns trabalhos oferecidos por outras agências podem deixar de serem visto como oposição ou ameaça ao seu serviço e passar a ser incluídos juntamente a sua agência. Se tornar um revendedor é criar uma parceria não apenas benéfica à empresa de quem está repassando os produtos, mas também tornam seus serviços mais completos (com mais funções e utilidades que ajudem nos desafios do dia-a-dia da empresa) . Vender a marca de outra empresa juntamente à da sua agência faz com que os clientes busquem por sua agência quando já conhecem a marca, possibilitando maior visibilidade.
|VAR: sigla para value-added reseller é um termo em inglês que diz respeito à uma companhia que utiliza algum produto ou serviço de outra companhia e implementa nos seus negócios, revendendo em forma de um pacote completo e por um maior valor agregado. O formato de parceria VAR é uma realidade para agências que prestam soluções de vendas e marketing. Geralmente relacionado à parcerias com empresas de softwares, a proposta de tecnologia ao lado dos profissionais das agências ajuda na otimização dos recursos e traz maiores resultados para estes setores.
Que existem vários tipos de parceria e como elas funcionam já ficou claro até aqui, certo? Mas a pergunta que fica é: quais o motivos que te fariam criar uma relação de parceria com outra companhia?
Por que fazer parcerias
Hoje os clientes buscam um serviço não apenas pelo preço de venda, mas também pelo valor agregado à ele e repassado ao cliente no momento que a venda for realizada. E é por esse motivo que as parcerias são oportunidades para as agências.
Muitas agências encontram dificuldade em se destacar no mercado, e as parcerias se mostram como resultado nessas situações. Se aliar à uma empresa pode trazer diversos benefícios para a agência, contanto com aprimoramento do sistema, novas estratégias para os setores da agência por intermédio do contato com novas visões de mercado, auxílio na resolução de problemas, entre outros.
Cada empresa possui um conhecimento diversificado do mercado e atuam de forma singular nele. Por isso que juntar esforços com elas pode ser um procedimento simples mas muito eficaz para o desenvolvimento da agência no seu campo de trabalho. As parcerias estão presentes em todo canto do mercado, e trazer para dentro de casa softwares ou serviços que colaborem no desempenho de todo o time pode ser a resposta que você estava precisando para otimizar os resultados da sua agência.
Gostou das dicas? Então não deixe de ver as parcerias como uma solução para sua agência.