De acordo com o relatório Content Trends – 2018, sobre as tendências de marketing em diversos segmentos, 49.1% dessas empresas não fazem o cálculo do ROI e isso é bastante preocupante, porque o ROI (Return On Investiment ou, em português, Retorno de Investimento) é uma métrica-chave para analisar o desempenho das vendas e definir estratégias para garantir bons resultados. Ou seja, é uma maneira para descobrir qual o retorno de uma ação de marketing, quanto ganhou ou perdeu com o investimento aplicado e definir ações melhores para converter um lead.
Você está precisando melhorar o controle de suas campanhas e, consequentemente, suas vendas? Ficou preocupado porque você ainda não sabe como calcular o ROI das suas ações de marketing?
Pois, pode separar as sobrancelhas da preocupação aí, porque você chegou no artigo certo para aprender, definitivamente, como fazer o cálculo do ROI.
E, além de aprender como calcular essa métrica indispensável para qualquer estratégia de vendas, vamos te dar uma dica valiosíssima para aumentar o seu ROI e colocar sua empresa na frente de concorrentes que desconhecem a ferramenta que vamos apresentar.
Então, vamos garantir o pódio nessa disputa, com esta leitura aqui e aprender a alavancar os resultados do seu negócio?
Como calcular o ROI
O cálculo do ROI permite identificar se o investimento feito em qualquer tipo de ação está trazendo lucro ou prejuízo para a empresa, por isso o ROI é uma métrica bastante flexível.
Com ele é possível mensurar o retorno de investimento como um todo, seja em mídias pagas, em campanhas de marketing, em estratégias de aquisição de clientes, aquisição de equipamentos, treinamentos etc.
Ainda que o cálculo do ROI seja aplicável para mensurar praticamente tudo no mundo dos negócios, ao calculá-lo sempre será possível:
❯ Descobrir em quais investimentos valem mais a pena aplicar sua verba de marketing;
❯ Otimizar as ações que trazem retornos melhores;
❯ Planejar suas metas comerciais tomando por base resultados tangíveis;
❯ Direcionar ações futuras, visando aumentar ganhos e diminuir perdas.
Agora, sem mais delongas, vamos aprender a fórmula para fazer o cálculo do ROI:
Desse modo, temos que o “Lucro do Investimento” é a margem de lucro sobre as vendas realizadas, enquanto o “Custo do Investimento” representa a soma de todas as despesas referentes à área que na qual o cálculo se destina.
Vamos a um exemplo?
Vamos considerar que, durante o primeiro semestre deste ano, o lucro de uma empresa foi de 500 mil reais e os gastos, com a campanha realizada exatamente no mesmo período do ano, tenham sido de 75 mil reais.
Aplicando os valores do exemplo na nossa fórmula, temos:
Para facilitar, arredondamos o resultado do ROI, que nesse exemplo foi de 5.7 vezes o valor do investimento aplicado inicialmente. E se você prefere utilizar os valores em porcentagem, só precisa multiplicar o resultado obtido por 100. Desse modo, o retorno do investimento é de 570%.
Um resultado incrível, não é mesmo? Isso indica um excelente retorno de investimento ou, dito de maneira mais direta, podemos dizer que a campanha do exemplo foi uma máquina de converter leads. Concorda?
Ao aplicar essa simples fórmula, parece que muitas empresas estão perdendo a oportunidade de mensurar o resultado de suas campanhas para as vendas. E tudo que elas precisam para obter essas métricas é ter os valores relativos aos gastos e aos ganhos, em um determinado período de tempo. Simples? Nem tanto.
Para obter um cálculo de ROI mais preciso, e atingir bons resultados com suas ações, é preciso incluir toda e qualquer despesa nos custos, por menor que seja a despesa e avaliar os resultados com bastante atenção.
eis os dados certos para você prestar atenção
1 ❙ Nem todo ROI positivo significa lucro. Por exemplo, um ROI mensal de 10% pode ser encarado como uma métrica excelente. Contudo, esse mesmo valor no decorrer de um ano inteiro é um ROI bastante baixo. Ou seja, muito provavelmente, a empresa perdeu dinheiro.
2 ❙ Resultados negativos significam prejuízo. Mas esse resultado pode indicar onde está o problema e, assim, fazer as mudanças necessárias.
3 ❙ O ROI é simples, mas não é perfeito. Sozinho, esse cálculo não considera flutuações de valor, devido a inflação e sazonalidade, tendo em vista o período de tempo do investimento.
4 ❙ A origem dos dados devem. Para padronizar o cálculo, os custos e lucros devem ser do departamento a ser avaliado, e nunca da empresa toda.
5 ❙ Período do cálculo. É preciso calcular o ROI no início da operação e durante a vigência da campanha, para fazer correções e ajustes necessários.
Essas limitações não freiam os resultados do seu negócio, mas não contemplam os dados necessários para aumentar o ROI da sua empresa, porque não mensura uma ferramenta que é essencial para converter leads: o telefone.
E tudo que você precisa para fazer o cálculo exato do ROI e controlar melhor suas campanhas de marketing e vendas é um software de call tracking!
Como aumentar o ROI com um software de call tracking
Os sistemas de call tracking fazem o rastreamento e a mensuração de ligações telefônicas, sendo possível identificar qual mídia originou a ligação para a empresa. E cada uma dessas ligações se transformam em diversos dados que podem ser analisados diretamente no software.
Sendo assim, um sistema de call tracking fornece informações essenciais para mensurar o ROI com mais precisão e eficiência, justamente porque um software de call tracking define um número de telefone diferente para cada mídia anunciada.
Sem o rastreamento das chamadas, não é possível visualizar por completo os esforços e resultados das ações de marketing. Ou seja, para aumentar o ROI das suas campanhas, é preciso monitorar a receita de leads gerados pelos canais onde a campanha foi anunciada.
Então, na prática você pode aumentar o ROI assim contratando os serviços de um sistema de call tracking que atribuirá um número de telefone para cada anúncio de sua campanha; e você irá:
❯ Incluir as receitas geradas a partir das ligações ao lucro do investimento;
❯ Fazer o cálculo do ROI;
❯ Analisar as mídias que trazem melhor retorno de investimento;
❯ Ajustar a verba da campanha para aumentar o ROI.
Os dados do ROI ficam distorcidos sem incluir as receitas geradas por meio das ligações telefônicas e por isso o rastreamento e mensuração de softwares de call tracking, como a plataforma PhoneTrack, são tão importantes.
Solicite aqui o mais completo sistema de call tracking do Brasil, o PhoneTrack, e descubra como pode ser fácil aumentar o ROI de suas campanhas e outras ferramentas que melhoram consideravelmente a performance de departamentos de marketing e equipe de vendas.