Um dos maiores objetivos de qualquer empresa é conseguir estabilidade e crescer na sua área, e quando falamos de concessionárias, alcançar esse objetivo está altamente relacionado com a qualidade do atendimento oferecido, não é mesmo?
Hoje, o atendimento que uma empresa proporciona é um dos principais indicadores para avaliar o trabalho de uma organização. Segundo a empresa Shopper Experience, 40% dos consumidores valorizam mais a qualidade do atendimento que a qualidade do produto. Ou seja, com o grande número de empresas que competem o mesmo mercado hoje, satisfazer os seus clientes se tornou uma das prioridades das concessionárias modernas.
É importante reconhecer o papel do atendimento para as concessionárias pois uma boa comunicação com seu público é essencial para a ampliação das vendas e retenção de clientes.
Importância do atendimento para concessionárias
Muitas concessionárias cometem o erro de apostarem todos os seus créditos no produto ou serviço que estão vendendo, sem considerar que o atendimento é um aspecto muito avaliado na hora de escolher qual concessionária comprar.
Dados da empresa American Express apontam que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram devido ao mau atendimento. Isso evidencia a importância de proporcionar uma experiência de atendimento satisfatória para seus consumidores, caso contrário, as chances de você perder o cliente para um concorrente é muito grande.
Criar e seguir estratégias de atendimento para concessionárias é uma maneira de se diferenciar da concorrência. Quando tratamos de concessionárias, a dificuldade de se relacionar com o público consumidor pode ser ainda maior. O atendimento para concessionárias não apenas tem como objetivo atrair o público, mas também fidelizá-lo, garantindo que quem comprou uma vez, compre novamente.
Dicas de atendimento para concessionárias
Fazer com que você entenda a importância do atendimento para concessionárias é um dos propósitos deste texto. Agora, se a pergunta que está pairando na sua cabeça é:
“De que maneira eu melhoro o atendimento da minha concessionária para me trazer maiores resultados?”
Então essas dicas de para atendimento pode ser o que você está precisando:
1❙ Seja rápido e não deixe os clientes esperando: uma das grandes reclamações dos consumidores é a demora para ser atendido, para resolver o problema ou finalizar uma venda. Esteja pronto para atender o cliente logo quando ele entrar na concessionária, dê as informações do veículo que ele pedir, sem prolongar com explicações muito longas que não seja do interesse do cliente. Também, na hora de fechar o negócio e finalizar a compra a agilidade é um ponto a ser considerado pelo consumidor. Tomar muito do tempo do cliente pode demonstrar anti-profissionalismo e deixar o consumidor estressado, por isso, os esforços para agilizar o atendimento se mostram necessários.
2❙Criar estratégias de abordagens por telefone: os funcionários responsáveis pelo atendimento telefônico na concessionária devem estar preparados para lidar com determinadas situações. As ligações telefônicas devem ser eficientes, por isso, o atendente deve poder responder todas as informações que pedem pelo telefone, como detalhes sobre peças, veículos e serviços.
3❙Invista no pós-venda: quando tratamos de concessionária, a experiência do atendimento não acaba no momento que a compra é finalizada, mas o atendimento é dividido em várias etapas, e uma delas é o pós-venda. Para a fidelização de um cliente, devem ser criadas estratégias de atendimento para concessionárias exclusivas para depois da compra. Por isso, mantenha o relacionamento com o cliente através de e-mail ou ligações, mostrando se preocupar se o veículo apresentou algum problema após a compra, se possui alguma dúvida ou se gostaria de fazer alguma visita à loja. Todos esses aspectos não necessários para concluir o processo de atendimento ao cliente.
4❙ Capacite sua equipe: ao contratar novos colaboradores em sua concessionária, o devido treinamento deve ser feito para que eles estejam capacitados a trabalhar. O profissional passará por diversas situações com consumidores e ele deve está preparado para isso. Não esquecer de alertar sobre situações desconfortáveis, como clientes insatisfeitos, reclamações, cancelamentos e devoluções, e ensinar a lidar com cada cenário. Além de conhecer a empresa, os profissionais devem ter uma boa noção dos carros que estão vendendo, preço, modelo, ano, para oferecer informações completas aos consumidores interessados. Caso contrário, deixar de informar ou passar a informação errada pode demonstrar falta de profissionalismo da concessionária.
5❙ Trate todos os clientes igualmente: depois das dicas dadas acima, queremos dizer que, independente do valor do veículo a ser comprado, o atendimento de qualidade deve ser o mesmo para todos os clientes. Em todos os lugares, é um desconforto para os consumidores serem tratados de forma diferente devido à aquisição financeira e quando isso acontece, as concessionárias perdem clientes e, consequentemente, novas vendas. Por isso, utilize de todas essas dicas para proporcionar um bom atendimento para sua concessionária e para todos os clientes.
Proporcionar um bom atendimento aos clientes é uma maneira de satisfazer seu público consumidor e engajar sua marca no mercado. Agora é só colocar em prática todas essas informações para te ajudar a ter um bom atendimento e observar os resultados.