Aprenda a extrair dados telefônicos na sua empresa neste novo artigo da PhoneTrack!
Atualmente, existem dezenas de formas de extrair dados dos canais de contato entre sua empresa e seus clientes. O número de interação nas redes sociais, quantas conversões campanha X conseguiu obter, quantos cliques o e-mail marketing Y alcançou…
Esses são apenas alguns exemplos de insights que você pode obter através da mensuração dos diferentes pontos de contato do seu negócio.
Mas e o telefone? Você tem extraído os dados necessários para aprimorar os processos do seu negócio através das suas chamadas?
Sim! Isso é possível. Se a sua empresa utiliza o telefone como um dos principais canais de contato com o seu consumidor, saiba que existem ferramentas muito eficientes, como o Speech Analytics, para você conseguir informações sobre os processos internos da companhia quando o assunto são dados telefônicos.
Vamos a eles?
Qual a importância dos dados telefônicos?
Atualmente, o telefone é um dos principais meios de entrar em contato com as empresas. Mesmo aquelas que fazem uso da jornada omnichannel e atendem em diferentes canais, sabem que o usuário que busca atendimento telefônico possui um senso de urgência muito maior do que aquele que busca contato por meio de um formulário no site, por exemplo.
Para se ter uma ideia do potencial das chamadas, registramos um aumento de mais de 50% nas ligações para o mercado imobiliário em 2021. No mesmo período, identificamos mais de 55 mil ligações para o mercado de logística. E esses são apenas alguns recortes de nichos bem específicos.
Mesmo que o seu nicho de mercado não seja um desses mencionados acima, é impossível negar a importância que as chamadas voz têm para o seu consumidor. Afinal, é ao telefone que o usuário recorre quando ele precisa de um atendimento rápido.
No entanto, atender o telefone já não é mais o suficiente para se ter um atendimento de excelência. É preciso investigar as principais dores dos usuários que entram em contato com o seu negócio para aprimorar o seu processo.
E como se faz isso?
Através dos dados telefônicos!
Com um repertório maior em mãos, você pode identificar gargalos processuais do seu negócio, pontos fortes e fracos do seu atendimento, quais argumentos e outras metodologias vendem mais, como lidar com situações críticas, entre outros.
Plataformas como a PhoneTrack podem ser utilizadas como principal meio para extrair essas métricas. Não deixe de conhecer a nossa plataforma clicando no link abaixo:
Agora, vamos descobrir 4 formas de extrair dados das ligações da sua empresa.
1. Oportunidades perdidas
Uma excelente maneira de extrair dados das ligações do seu negócio é através da identificação de oportunidades perdidas!
Você já passou pela experiência de ligar para alguma empresa e ela não atender? Sua percepção sobre ela mudou após isso, certo?
Faça o teste agora mesmo: jogue no Google algo como “Reclame Aqui: Não atende o Telefone” e veja quantos usuários vão até a internet para reclamar quando as empresas não respondem às chamadas telefônicas.
Entre 25 a 30% das ligações das empresas são perdidas. Seu negócio faz parte desses dados? Quantos desses leads eram quentes e você deixou de atender?
Confira nosso texto: É possível recuperar ligações perdidas e transformá-las em oportunidades?
Para ir atrás desses dados, você pode contar com uma plataforma de call analytics. A PhoneTrack, por exemplo, possibilita que as empresas façam o retorno das ligações perdidas através do menu “Recuperação de leads”.
Entre outras informações extremamente pertinentes para o seu processo de vendas, a ferramenta te ajuda a analisar todo o histórico de ligações dos seus leads. Você também consegue entender quantas ligações o usuário fez e quantas foram perdidas, atendidas ou incompletas.
Além disso, é possível retornar a ligação por dentro do painel da própria PhoneTrack. Mas também é possível fazer o retorno de forma manual, com a opção de registrar as anotações mais importantes acerca de cada ligação.
Sem dúvidas, correr atrás dos leads perdidos é uma excelente forma de aumentar suas vendas. E quando estamos falando de leads telefônicos, seu alerta deve ficar ainda mais ligado!
2. Sobre o que os seus clientes estão falando?
Quando se lida diariamente com o atendimento ao público via telefone, é impossível não reconhecer, após um tempo, que alguns padrões se repetem durante as chamadas. Um produto que está em maior evidência, um concorrente que não para de ser mencionado, o humor da maioria das pessoas que entram em contato está mais negativo do que positivo…
Porém, na correria do dia a dia, não dá para tomar nota sobre esses padrões que vivem se repetindo. Da mesma forma, perder tempo e dinheiro analisando as ligações manualmente, é extremamente contraintuitivo.
Sendo assim, como posso saber sobre o que os meus clientes mais estão falando de forma automatizada?
É simples: com uma plataforma de Speech Analytics!
Essa ferramenta monitora suas chamadas e entrega dados em tempo real sobre tudo o que está sendo conversado. Como palavras-chave específicas, menções aos concorrentes, mais procura por determinados produtos ou serviços, além de identificar o humor do cliente que está sendo atendido.
Conheça todos os benefícios do Speech Analytics lendo este nosso artigo.
Com este tipo de plataforma, você consegue:
- Identificar as melhores oportunidades de venda;
- Ficar de olho no que a sua concorrência tem feito;
- Melhorar o atendimento ao seu cliente;
- Otimizar o SEO do seu negócio com a identificação de palavras-chave;
- Categorizar de forma automática as suas chamadas telefônicas;
- Obter a transcrição dos diálogos sempre na palma da mão;
- Isso e muito mais em tempo real e feito 100% com Inteligência Artificial;
Comece a utilizar o Speech Analytics da PhoneTrack agora mesmo na estratégia da sua empresa!
3. Performance das campanhas de marketing
Um outro dado telefônico extremamente importante de ser mensurado são os resultados das suas campanhas de marketing. Você sabia que é possível identificar quantas ligações suas estratégias on e offline estão gerando para a sua empresa?
Pois é, através de uma ferramenta de Call Tracking, você pode realizar essa mensuração de forma automatizada. Vamos saber como isso funciona na prática:
O Call Tracking da PhoneTrack aplica números-máscara — que chamamos por aqui de Números PhoneTrack — em cada uma das suas campanhas. Em outras palavras, nossa plataforma cria números de telefone diferentes, redirecionando todas as chamadas para o seu telefone principal.
Por exemplo: na sua campanha de Google Ads, o final do telefone será 1234. Enquanto isso, no Facebook Ads, o final será 4321. Já na sua campanha offline, como um outdoor, o final será 2143.
Por meio desses números, nossa plataforma consegue identificar quantas chamadas telefônicas cada um desses canais recebeu. Com um dashboard completo e intuitivo, você consegue concentrar esforços nos canais que estão te trazendo mais resultados.
Incrível, não é verdade?
4. Indicadores de URA
Sua empresa usa uma URA – Unidade de Resposta Audível nos atendimentos? Você sabe extrair dados dela? E, ainda mais importante, o que fazer com eles?
Todos sabem que o principal benefício de aplicar uma URA é a agilidade no atendimento e o impacto na sua satisfação do cliente ao final de sua jornada. No entanto, essas unidades podem trazer insights preciosos para a sua empresa. Por isso, fique atenta(o) ao que vamos te mostrar na sequência:
A sua unidade de resposta audível pode te trazer dados como:
- Tempo médio de atendimento (TMA);
- Taxa de resolução no primeiro contato (FCR);
- Tempo de espera;
- Taxa de abandono;
- Demanda por operadores humanos;
- Taxa de ocupação dos agentes;
- Entre outras;
Muito mais do que números e gráficos sobre a tela, esses dados podem te ajudar a estreitar as relações com quem mais importa: seus clientes.
Afinal, com isso em mãos, você consegue identificar erros no processo de atendimento, melhorias, acertos, gargalos, e muito mais.
Para ter uma URA digital completa e na medida certa para o seu negócio. Fale com um dos nossos atendentes. A PhoneTrack é a plataforma mais completa quando o assunto são dados telefônicos.
Sua empresa ainda não tem dados sobre as chamadas que recebe? Conheça o analytics das ligações!
Nossa plataforma vai revolucionar a forma como sua empresa lida com dados telefônicos. Conheça a PhoneTrack, uma ferramenta sólida, confiável e completa para atender às necessidades do seu negócio.
Fale agora mesmo com um PhoneTracker e comece a aplicar a mudança mais significativa para sua empresa hoje mesmo!