Conversão com qualidade: 6 passos para potencializar sua gestão de leads

Assim como um jardineiro, um diretor de marketing poderia dizer: “é preciso mais do que chuva para crescer”. Metaforicamente interpretando, isso quer dizer que transformar leads em conversões promissoras exige muito trabalho e dedicação. Apesar de não ser uma tarefa fácil, os resultados podem ser surpreendentes.

Separamos seis dicas que transformarão a forma como você cultiva seus clientes e gerencia seus leads, tornando-os mais efetivos e promissores.

 

1 | Crie times híbridos de marketing e vendas

1-gestao-de-leads-phonetrack

É comum vermos a equipe de marketing e o time de vendas trabalhando desconectadas — uma prática que muitas vezes resulta em leads de baixa qualidade. Para se esquivar disso, procure fazer com que pessoas-chave de marketing e vendas se comuniquem frequentemente, no mínimo, toda semana.

Sugira feedbacks para o time de vendas: Os leads recebidos são quentes ou frios? Eles apresentam dúvidas sobre o produto ou serviço que poderiam ser sanados com um bom trabalho de marketing?

Ao se comunicar com uma coequipe, o direcionamento do marketing terá mais foco, os leads serão mais qualificados e isso promoverá uma melhor conexão entre os departamentos.

 

2 | Colete informações
2-gestao-de-leads-phonetrackFaça estudos regulares sobre seus consumidores e analise o atendimento que seus clientes estão recebendo.

Utilize a equipe de vendas e marketing para determinar quais informações são importantes e crie formulários que deverão ser preenchidos por seus clientes. Isso auxiliará na catalogação e nutrição de seus leads.

Se sua equipe de vendas é dividida em subequipes que atendem a mercados ou públicos diferentes, atente-se em adequar a coleta de dados para as necessidades de cada persona.

Realize testes A/B em suas landing pages, a fim de analisar quais campos trazem leads de melhor qualidade.

 

3 | Faça anotações e pontue seus leads
3-gestao-de-leads-phonetrack

Após um contato telefônico, o preenchimento de um formulário ou um e-mail recebido, faça anotações a respeito do lead: anote suas qualidades, necessidades e a forma como deve ser tratado no futuro.

Pontue e aplique marcadores: frio ou quente, 0 a 5 estrelas ou qualquer outro sistema que seja interessante para você. O importante é aplicar novas informações àquelas que você já coletou anteriormente.

Isso ajudará sua equipe de vendas a saber quais leads estão próximos de uma conversão ou quais precisam de um auxílio especial, direcionando assim os esforços para conquistar mais um cliente.

 

4 | Nutra seus leads
4-gestao-de-leads-phonetrack

Nem todo lead está pronto para fechar negócio. Alguns ainda não estão dispostos a utilizar seus serviços ou produtos, enquanto outros podem estar aguardando para realizar uma transação.

Enviar ocasionalmente campanhas ou pequenos conteúdos a essas pessoas, ajudará com que você seja lembrado e fique gravado na cabeça dos seus futuros clientes, sem que você precise ser inconveniente.

5 | Utilize ferramentas
5-gestao-de-leads-phonetrack

Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar equipes de marketing e vendas a gerir seus leads.

De fato, é bem possível que sua ferramenta de CRM tenha algumas funcionalidades que ajudarão a gerar e gerenciar leads. Independentemente de qual você use, tenha certeza de que ela está capturando os dados que você precisa para analisar a jornada do seu cliente.

Estas informações potencializam sua equipe de vendas, bem como a de marketing, com tudo o que precisam para transformar leads em conversões.

6 | Rastreie e mensure suas ligações
6-gestao-de-leads-phonetrack

Muitos diretores de marketing acreditam que compreendem seu funil de vendas plenamente quando, na realidade, acabam não dando a verdadeira importância para um canal de vendas fundamental: o telefone.

O rastreamento de ligações é um adicional fundamental ao seu sistema de gestão de leads. Além de auxiliar no gerenciamento de ligações telefônicas, ferramentas de call tracking, como o PhoneTrack, possibilitam enxergar novos dados, descrevendo com precisão quem são seus leads — online ou offline.

Lembre-se de que suas equipes de marketing e vendas precisam de dados precisos e de sintonia. Tenha isso em mente e continue aperfeiçoando sua estratégia de gerenciamento de leads. Isso pode melhorar significativamente sua geração de negócios.

Quer saber mais sobre o PhoneTrack e como ele está auxiliando equipes de venda e marketing a gerenciar leads com mais eficiência? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração do produto.

Novo ebook

Vamos gerar mais leads telefônicos?

Baixe o material

Comentários

Atendimento e vendas PhoneTrack

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções.

0800 878 3246

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729, 5º andar
Itaim Bibi, 04538-133

11 3508-8004

Curitiba

Av. Candido de Abreu, 427, sala 1607
Centro Cívico, 80530-903

41 4042-6004

Rio de Janeiro

Rua Prof. Castilhos, 431, 7º andar
Campo Grande, 23045-060

21 3500-6962